quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

FOTO DO DIA


Olá pessoal!


Um valente da Vipe Intermunicipal.


PÁRA-CHOQUE

"De graça, até ônibus errado serve só pra dar umas voltas!!!!!"

NOTICIA

A cidade vista de dentro do ônibus

O fotógrafo Klaus Mitteldorf capturou a rotina de São Paulo para ser exibida em telas de LCD instaladas nos coletivos
Já pensou em aproveitar o tempo que gasta no trajeto do ônibus para fotografar São Paulo e, depois, exibir seus cliques para os demais passageiros naquela tela de TV instalada em algumas linhas da cidade?
Essa é a idéia de um novo projeto idealizado pela TVO, umas das duas empresas que nos últimos meses têm colocado telas de LCD nos ônibus paulistanos para exibir dicas, notícias e, claro, propaganda.
Para dar o pontapé inicial, aTVO convidou o fotógrafo paulistano Klaus Mitteldorf, conhecido por seu trabalho em moda e publicidade e também por suas exposições individuais, a cruzar a capital durante dez dias sempre clicando de dentro de um ônibus.
"O ônibus é muito parecido com um aquário gigante, foi fácil fotografar com tantas janelas por todos os lados. A dificuldade era na hora de me equilibrar" disse Mitteldorf que cedeu algumas fotos, tiradas com um celular Nokia N95 e uma câmera digital Leica D-Lux, para publicação no Link.
As imagens começaram a ser exibidas anteontem nos ônibus que possuem equipamentos da TVO dentro do quadro Pela Janela do programa Click Legal. A programação é contínua e os programas vão se alternando. Se a viagem é curta, é preciso um pouco de sorte para ver a seqüência de fotos, mas, se durar mais de uma hora, é só ficar de olho.
O fotógrafo registrou trajetos que passam por diversas áreas da cidade, da periferia ao centro, em diferentes horários, inclusive à noite e durante a temida hora do rush. "Fotografei várias linhas e conheci um pouquinho de tudo. O resultado mostra que valeu a pena", disse o fotógrafo, que captou tanto usuários e trabalhadores do transporte coletivo quanto pontos turísticos e instantâneos da vida na capital.
Em uma segunda etapa, serão exibidas imagens tiradas pelos próprios passageiros, que podem ser enviadas para o e-mail foto@tvosp.com.br. "É uma maneira de estar mais perto de quem anda de ônibus e assiste à nossa TV", diz Fábio Ribeiro, diretor-executivo da TVO.
Setecentos ônibus
A empresa planeja convidar outros artistas — não apenas fotógrafos, mas também artistas plásticos e de outras áreas — para desenvolver trabalhos a partir do ponto de vista de quem está dentro do ônibus.
Atualmente existem cerca de 700 ônibus na cidade de São Paulo equipados com telas de TV instaladas por duas empresas concorrentes: a TVO e a BusTV. Já a TVMinuto busca chamar a atenção dos usuários de metrô.
A tendência de colocar TVs no transporte coletivo é algo que já existe há vários anos na Europa e nos países desenvolvidos. Em São Paulo, começou no ano passado.
E os passageiros, o que estão achando da novidade? Para ter uma idéia, o Link percorreu alguns trajetos de ônibus e de metrô. Veja a resposta no texto ao lado.

Repetição é a maior crítica do usuário

As TVs pouco a pouco invadem os ônibus, metrôs e até táxis de São Paulo. O Link deu umas voltas pelo transporte coletivo da cidade para saber o que os passageiros estão achando da novidade.
A crítica que mais se escuta é basicamente a mesma: "A programação é repetitiva", disse a vendedora Vanessa Martins, que também reclamou do som alto em um ônibus equipado pela BusTV. "Se queremos conversar, atrapalha".
A BusTV é a única que transmite programação com som; a TVO e a TV Minuto só passam imagens.
A primeira linha percorrida pela repórter foi a 175T, que vai do Tremembé ao Jabaquara. Assim que entramos no ônibus, uma decepção: o monitor da TVO não estava funcionando. "Você foi premiada porque isso não é comum de ocorrer. Todos os dias verificamos os equipamentos e a tecnologia", disse o diretor-executivo Fábio Ribeiro. Em outros ônibus, os televisores funcionavam normalmente.
Em seguida a repórter escolheu uma linha de ônibus com tela da BusTV. A empresa veicula programação com som e as imagens são mais coloridas. "Não ligo muito para o que está passando, olho apenas para descansar a cabeça", afirmou o dentista Henrique Alves dos Santos.
Após horas andando de ônibus pelo trânsito complicado da cidade, chegou o momento de mudar de meio de transporte e encarar o metrô. Na linha 2-Verde, que percorre toda a Avenida Paulista, as pessoas estavam mais tranqüilas no meio da tarde e, sem o empurra-empurra, algumas prestavam atenção a TVMinuto.
"Acho o conteúdo interessante, com ótimas dicas. Sugiro apenas mais conteúdo educativo", afirmou a advogada Bruna Ribeiro.
"Ajuda a distrair e esqueço um pouco que estou apertada", disse a recepcionista Maria Alice Santoro, que trafegava às 18h num trem da linha 3-Vermelha, no sentido Corinthians-Itaquera.
Alguns passageiros gostam, outros não, mas veja só o que diz o cobrador Luciano Aparecido Vieira, telespectador sem outra opção: "Os passageiros até gostam de assistir à TV, mas a repetição chega a irritar. O passageiro chega à sua parada e desce, mas nós continuamos aqui por umas dez horas". Ossos do ofício.


Conheça a tecnologia

Como você acha que as imagens numa TV instalada em um ônibus, no trem do metrô ou até em um táxi são transmitidas? Ou melhor o que a BusTV a TVO, a TVMinuto e a Intáxi (mídia em proliferação nos táxis da cidade) têm em comum, tecnologicamente falando? Nada. Cada uma resolve-se de um jeito. As mídias digitais que integram o transporte na cidade de São Paulo mostram que há muito por trás de apenas um 'rostinho bonito'.
Quando os veículos chegam à garagem é que o processo de atualização de dados começa para as duas empresas de ônibus. A BusTV utiliza um sistema que atualiza o conteúdo diariamente da mesma maneira feita com os pendrives, carregando um chip que volta ao ônibus depois de atualizado.
Já a TVO atualiza seus conteúdos por uma conexão wireless. As antenas estão localizadas nas respectivas garagens.
ATV Minuto, por utilizar um espaço físico diferenciado – o subsolo –, atualiza seus dados por cabos de fibra óptica em tempo real. A Intáxi é atualizada por rede wireless, conectada a modems 3G da operadora Claro instalados nos porta-malas dos carros. Para que comecem a funcionar, é necessário que sejam ligados pelos motoristas.
A Intáxi é a única que permite interação com os passageiros, pois permite que eles escolham a programação por meio de mensagens SMS. João Coragem, diretor da BusTV, anima-se: "Pretendo evoluir muito mais. No futuro vou atualizar dados em tempo real e ter o sistema instalado nos ônibus de todas as capitais brasileiras".

domingo, 24 de fevereiro de 2008

FOTO DO DIA

Olá pessoal!


Onibus encontrados no meio do caminho não podem passar em branco! Esse eu encontrei indo ver a entrega dos novos onibus da Vipe de São Caetano do Sul / SP.

NOTICIA

Concessão de ônibus em Ribeirão é julgada irregular

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) julgou irregulares a licitação e o contrato de concessão de transporte público em Ribeirão Pires, assinado entre a Prefeitura e a empresa Irmãos Corrêa, com sede no município.

A decisão – unânime – foi publicada quarta-feira no Diário Oficial do Estado. Votaram os desembargadores Edgard Camargo Rodrigues, Antônio Roque Citadini e Cláudio Ferraz de Alvarenga.

A concessão, de 15 anos, teve início em 31 de outubro de 2005 (termina em 2020). O valor é de R$ 1,2 milhão.

O prefeito Clóvis Volpi (PV) disse, quarta-feira à tarde, que não tinha conhecimento do processo. “Estou sabendo agora. Vou consultar o departamento jurídico da Prefeitura sobre isso.”

Depois, o chefe do Executivo afirmou que os problemas na licitação do sistema de transporte público em Ribeirão Pires tiveram início em 2004, na gestão de Maria Inês Soares (PT). “Ela que conduziu todo esse processo. Quando assumi, já estava tudo pronto.”

Ele contou que, no início de sua gestão, a concessão chegou a ser realizada de forma emergencial, já que a empresa não tinha toda a documentação. “Ela não pôde assumir o trecho que venceu na licitação (o outro lote ficou com a empresa Rigras). Deixamos correr em período emergencial. Demos prazo para a regularização e depois assinamos.”

Volpi disse que, se a Justiça determinar, anula o contrato com a Irmãos Corrêa. “Se precisar faço nova licitação. Não há problema.” Mas ele garantiu que, se isso ocorrer, não prejudicará o sistema de transportes na cidade.

O diretor administrativo da Irmãos Corrêa, Evandro Afonso Salero, admitiu que, quando venceu a licitação, a empresa tinha problemas. “Na época, não tínhamos documentos em ordem, já que estávamos pedindo parcelamento do INSS.” Mesmo assim, se mostrou tranqüilo. “Depois disso, ficou tudo certo.” A frota da empresa a serviço da Prefeitura de Ribeirão Pires é de 26 ônibus, além de um reserva.

Maria Inês disse que, em sua gestão, não ocorreram problemas na licitação. “Fizemos o processo de forma absolutamente correta. Mas não assinamos com a Irmãos Corrêa por conta dos problemas com documentação”, justificou. “Portanto, não tenho nenhuma responsabilidade sobre o contrato, assinado quase um ano após o início da atual gestão. Jogar isso para cima de mim é querer fugir da realidade”, argumentou.
Fonte: Diario do Grande ABC

FRASE DE PÁRA-CHOQUE


NOTICIA

Diadema realiza pesquisa sobre transporte público

A partir desta quinta-feira (21) e pelo período de 30 dias, a Secretaria de Transportes de Diadema realizará uma pesquisa com usuários do transporte coletivo para atualizar os dados e estabelecer um panorama do deslocamento da população que utiliza ônibus. O trabalho será desenvolvido entre 4h e 24h, todos os dias da semana.Será utilizada uma amostragem de 50% da frota da Empresa de Transporte Coletivo de Diadema e Viação Imigrantes, em viagens intercaladas. Os pesquisadores estarão identificados com colete e crachá e farão questionários aos usuários dentro dos ônibus.

Fonte: Diário Reporter

NOTICIA

Marca é líder no mercado brasileiro com quase 50% de participação


A Volare, principal fabricante brasileiro de miniônibus, inicia na Festa da Uva 2008 as comemorações de seus 10 anos de atividades. No estande da Marcopolo S.A., a marca lança o selo "Volare 10 Anos" e expõe, entre os dias 21 de fevereiro e 9 de março, em Caxias do Sul (RS), um veículo W9 na versão Executivo/Vip com pintura alusiva à data. Segundo Gelson Zardo, diretor da unidade de negócio Volare, esta será a primeira de uma série ações para celebrar a importante marca. "Escolhemos a Festa da Uva para iniciar a comemoração por ser realizada aqui em Caxias do Sul, onde tudo começou e local da nossa fábrica. O selo comemorativo é uma forma de registrar a conquista e será utilizado como assinatura em nossas peças promocionais ao longo de todo o ano." O W9 exposto na Festa da Uva é da versão Executivo/Vip e destina-se aos segmentos de fretamento e turismo. Equipado com motor eletrônico MWM 4.12 Euro III, com 150 cv de potência a 2.200 rpm e torque de 550 Nm, o modelo tem capacidade para transportar 27 passageiros, 8.085 mm de comprimento, 2.330 mm de largura externa e 1.905 mm de altura interna. A versão Executivo/Vip do Volare W9 apresenta características exclusivas. Externamente, o veículo possui bagageiro rebaixado e é equipado com porta pantográfica, com abertura e fechamento em paralelo à lateral do miniônibus, o que permite que o motorista pare mais próximo da calçada, garantindo maior conforto, segurança e rapidez no embarque e desembarque de passageiros, especialmente em trajetos urbanos.
No interior, tem como itens exclusivos parede de separação entre a cabine do motorista e o salão de passageiros, poltronas Intercity 940 Super-Soft (mais largas que as dos outros modelos da linha), monitor LCD e aparelho de DVD, porta-pacotes com iluminação individual, itinerário eletrônico e sistema de som com saídas independentes para os dois ambientes. Sistema de ar-condicionado e dutos internos para distribuição da ventilação em todo o salão de passageiros é outro diferencial.Pioneirismo e liderançaPara atender a demanda do transporte coletivo urbano por um veículo de dimensões menores que um ônibus convencional, mais rápido e com menor custo operacional, surgiu, em meados de 1998, o primeiro miniônibus brasileiro, o Volare, depois batizado de A6. Rapidamente, demonstrou a sua adequação para o transporte diferenciado de passageiros e passou a ser utilizado por viações com linhas convencionais e também nas linhas alternativas que começaram a surgir.Em 1999 foi apresentado o Volare Escolarbus, primeiro veículo brasileiro genuinamente desenvolvido para o transporte escolar, e, em 2000, nasceu o segundo modelo, o A8, maior, mais robusto e com capacidade para mais passageiros. Devido ao grande sucesso, em 2001, o Volare deixou de ser apenas o nome de um miniônibus e passou a ser a marca de uma família completa de veículos para as mais diversas aplicações do transporte coletivo.No ano seguinte, a Volare superou, pela primeira vez, a produção de 3.000 unidades/ano, recorde absoluto entre os fabricantes nacionais e também conquistou o mercado internacional, com exportações para a América Central e África. A família continuou a crescer e foram lançados dois novos veículos, o A5 e o W8, respectivamente o menor e o maior modelos.Com a adoção da norma Conama Fase V para emissão de poluentes, o Volare passa o contar com motorização mecânica e eletrônica (Euro III) e mudou a nomenclatura dos modelos para V5, V6, V8 e W8. Sempre atenta às necessidades e peculiaridades do transporte de passageiros em centros urbanos, a marca desenvolveu um veículo ainda maior, mais largo e com capacidade para 32 passageiros, o W9.A extrema robustez dos veículos, aliada ao baixo custo operacional e ao elevado valor de revenda fizeram com que a marca continuasse a crescer e consolidasse a sua posição de líder absoluto no mercado brasileiro, com mais de 47% de participação (2007). Ainda para atender à demanda por um veículo para o transporte escolar com grande capacidade, a Volare lançou, em novembro passado, o V8L, que permite transportar 31 passageiros mais condutor e tem preços mais acessíveis.
Volare, o veículo da Festa da Uva 2008Além da comemoração de seus 10 anos, o Volare é também o veículo oficial da Festa da Uva 2008. Durante os 18 dias do evento, uma unidade fará o transporte dos visitantes no trajeto entre a entrada do pavilhão e o local de exposição das empresas participantes. O modelo é um Volare W8 Executivo com capacidade para 22 passageiros, decoração comemorativa aos 10 anos, sistema de ar-condicionado e calefação e poltrona Executivo para proporcionar maior conforto aos usuários. Segundo Gelson Zardo, está foi uma outra forma que a marca escolheu para retribuir à comunidade um pouco de todo o apoio e dedicação dados desde 1998. "Para nós é uma satisfação e verdadeira honra poder oferecer aos visitantes e à comunidade esse serviço. Além disso, é uma oportunidade para que todos conheçam os atributos e características que nos fizeram líderes".
Fonte: ShopTrans

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

FOTO DO DIA

Olá pessoal!


Na foto de hoje, mais uma foto de São Caetano do Sul (VIPE) que entregou os novos onibus... e são show! andei nele hj...

NOTICIA

S.Caetano tem bilhete eletrônico em maio

Em três meses a população de São Caetano terá bilhetagem eletrônica no sistema de ônibus munipais. A promessa foi feita ontem pelo diretor de Gestão de Transporte da Prefeitura, Muce Kalil Neto, na inauguração da nova estação de ônibus, a Estação José Montilha, no bairro Nova Gerty.
Segundo ele, este é o prazo aproximado para que a instalação das catracas eletrônicas seja concluída. O usuário de ônibus pagará a passagem com um cartão, o Vip Card, e poderá fazer baldeação no período de uma hora pagando uma só passagem.
A mudança faz parte do Plano de Mobilidade Urbana da cidade, que prevê a modernização do sistema municipal de transporte público.
Kalil Neto diz que o novo modelo implicará em reestruturação das linhas. Hoje são sete e este número subirá para 11. Uma delas chamada estrutural – que ligará a nova estação à antiga, no Centro da cidade –, além das outras dez linhas circulares já existentes.
“Com o novo sistema, poderemos diminuir a frota da cidade, que hoje é de 51 ônibus, passando para 46 no total, pois os carros serão mais modernos”, disse Kalil Neto.
Segundo o prefeito José Auricchio, esse sistema de modernização vai valer até 2010, com a chegada da Linha 2 do Metrô, que será interligada à Estação Tamanduateí da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), uma antes de São Caetano.
Com a proximidade da cidade com o Metrô, ele disse que será necessário o lançamento de um novo modelo de reestruturação das linhas municipais e, conseqüentemente, o aumento da frota atual.
“Estaremos muito próximo do Metrô, a menos de dois quilômetros. Isso vai beneficiar muito o nosso munícipe”, salientou o prefeito.

CADASTRAMENTO
A partir do mês que vem, a empresa concessionária Vipe, prestadora do serviço de transporte público de São Caetano, dará início ao cadastramento. A seqüência do cadastro será a seguinte: estudantes, idosos, pessoas com quaisquer tipo de deficiência e, por fim, o restante da população. Com o cadastro concluído, a bilhetagem pode começar a funcionar.
Fonte: Diário do Grande ABC

PÁRA-CHOQUE

FRASE DE PÁRA-CHOQUE DE CAMINHÃO

"Conheci várias mulheres só não gostei de uma, minha sogra"

NOTICIA

São Caetano inaugura terminal de ônibus


A Prefeitura de São Caetano iniciará hoje alterações no transporte público, quando será inaugurada a estação José Montilha, na altura do número 200 da Rua Boa Vista, no bairro Nova Gerty. Nesse local se encontrarão as sete linhas de ônibus municipais que circulam pela cidade – antes, o ponto de encontro ocorria na estação Nicolau Delic, localizada na região central, ao lado do terminal ferroviário.
A idéia é aglutinar os itinerários no novo terminal, para mais tarde possibilitar a transferência gratuita por meio da bilhetagem eletrônica. Segundo a administração, para viabilizar essa mudança, o departamento de transportes gastou R$ 500 mil, de um total previsto para outras intervenções de R$ 2 milhões.
Essa seria a primeira fase de reestruturação no transporte coletivo, que deverá contar ainda com a substituição de 12 veículos antigos por ônibus modernos, além da implantação de um novo itinerário que atenderá os bairros Prosperidade e Fundação.
No entanto, essa fase do projeto não contempla reformas estruturais importantes, como a do telhado do terminal Nicolau Delic, que em dias chuvosos tem provocado uma cascata na parte interna do módulo B, onde se concentram a maior quantidade de usuários que utilizam as linhas municipais e intermunicipais da região.
O morador Sidnei Signorelli, 41 anos, lembra bem dos dias em que foi surpreendido pela cascata. “Quando chove forte, mesmo com guarda-chuvas, todos os usuários tomam banho”, afirma.
O responsável pela Diretoria de Gestão de Transportes, Muce Kalil Neto, admite a falha. “Sabemos que essa estação precisa de reformas. Mas não é possível fazê-la de forma isolada”, defende, referindo-se às intervenções em andamento.
O chamado Plano Municipal de Mobilidade Urbana deverá custar R$ 12 milhões, sendo que R$ 10 milhões serão desembolsados pela Viação Padre Eustáquio, concessionária dos serviços, e o restante pela Prefeitura. O executivo prevê manter o mesmo valor da tarifa paga pelo transporte municipal, atualmente de R$ 2.
Entretanto, com a implantação da bilhetagem eletrônica, a tendência é de a concessionária requerer um aumento no preço, já que haverá custos adicionais com a implementação dos leitores, entre outras tecnologias.
Fonte: Diário do Grande ABC

sábado, 16 de fevereiro de 2008

FOTO DO DIA

Olá pessoal!


Essa tem sabor especial: é da empresa que pego todos os dia para trabalhar: Vipe de São Caetano do Sul. Hoje de manhã teve a entrega de 12 onibus novos para a cidade...

Mais fotos vc pode ver no ApaixonaBUS:



SÓ ALEGRIA!

PraDESCONTRAIR

Regresso sem Glória
O sujeito chega de madrugada em casa e, para não levar uma bronca da mulher, apela ao velho truque de entrar sigilosamente no quarto, se enfiar por baixo dos lençóis e fazer uma sessão de sexo oral na esposa.Quando já começava a sentir cãibras na língua e no queixo, o esforçado marido sente, para sua tranqüilidade, um tremor no corpo da cônjuge, seguido de um gritinho de prazer.
- Salvo! - pensou e se dirigiu ao banheiro.
Para seu espanto, havia um bilhete no espelho:
"Querido, não faça barulho! A gente vai ter que dormir no quarto das crianças, porque a mamãe chegou de surpresa e está na nossa cama"!

NOTICIA

Acidente com ônibus deixa 18 feridos no centro

Reportagem de Maria Júlia Coutinho


Pelo menos 18 pessoas ficaram feridas numa batida que envolveu três ônibus hoje de manhã no centro da capital. Um dos motoristas diz que o outro avançou o sinal vermelho.
A batida aconteceu pouco antes das sete da manhã, na esquina da Avenida São João com a Duque de Caxias.
O motorista do ônibus da Viação Campo Belo, que seguia pela Duque, disse que ainda tentou desviar quando um ônibus da Viação Santa Brígida teria cruzado o sinal vermelho da São João. “O sinal estava verde para mim, daí o Santa Brígida entrou com o faro vermelho. Quando eu vi que ele ia bater de frente comigo, eu joguei o ônibus para a esquerda. Nisso que eu joguei para a esquerda, ele bateu na lateral, daí rodopiou e capotou”, diz Walci Chagas, motorista.
O outro motorista nega a infração. “Bateu, bateu, aconteceu”, diz Hélio José de Melo, motorista.
“Alguém forçou a barra aqui, agora eu não tenho como falar quem foi que forçou porque a gente não estava no local”, afirma Capitão Luiz Freitas, do Corpo de Bombeiros.
Outro ônibus da Viação Santa Brígida que passava pela São João também foi atingido.
Em um dos postes da avenida há uma câmera da Guarda Civil Metropolitana. As imagens registradas seriam importantes para esclarecer o acidente. Mas quando a CET, ligou para guarda civil para ter acesso à gravação, descobriu que o equipamento não está funcionando.
As duas avenidas foram bloqueadas e o trânsito ficou complicado na região.
A guarda civil ainda não se manifestou sobre a câmera que não está funcionando.
O ônibus que tombou foi desvirado no final da manhã e as pistas foram liberadas.

Fonte: SPTV

NOTICIA

FOTO DO DIA

Olá pessoal!

A foto de hoje já é meio antiga, deve ter uns 2 anos mais ou menos...

Foi tirada na Rod. do Tietê que é outro lugar horrivel de tirar foto por causa da (MERD%&$#@) da Socican.
















Mais fotos no APAIXONABUS
http://apaixonabus.nafoto.net/
http://fotolog.terra.com.br/apaixonabus

FRASE DE PÁRA-CHOQUE

PÁRA-CHOQUE DE CAMINHÃO


"minha sogra é 10 meu sogro é 20 a mulher é 100 e amante é 1000"

NOTICIA

São Caetano moderniza transporte e mantém a menor tarifa do ABC
Fernando Pentericheda Redação
A partir deste sábado (16/02), quem circula por São Caetano do Sul já começaa utilizar as novidades do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, elaboradopelo renomado urbanista Jaime Lerner. Verdadeira revolução no transportepúblico da cidade, o resultado do estudo moderniza o sistema, oferecendomais conforto e rapidez durante os trajetos. E a Prefeitura tem mais boasnotícias à população: a tarifa atual nas viagens municipais, de R$ 2, serámantida, pelo terceiro ano consecutivo. É o menor preço de passagemmunicipal do Grande ABC.
“Há pelo menos 40 anos não se investia no transporte público de São Caetanodo Sul”, afirma o prefeito José Auricchio Júnior. “O novo modelo trará umamudança significativa no cotidiano da cidade. Com o crescimentopopulacional, temos no trânsito um gargalo que será minimizado por meio dosinvestimentos no transporte coletivo”.
Implantado de maneira gradual, a primeira fase do projeto de modernizaçãocomeça às 10h30 de sábado, com a inauguração da estação José Montilha, noBairro Nova Gerty, e a entrega de 12 ônibus novos, de última geração. Até afase final do Plano, toda a frota será trocada. No dia seguinte, outranovidade: a criação da linha que fará o trajeto BairrosProsperidade/Fundação — anteriormente, o itinerário era feito por uma linhaintermunicipal.
O próximo passo do Plano Municipal de Mobilidade Urbana será a implantaçãoda bilhetagem eletrônica, que permitirá a reestruturação de todas as linhasda cidade, que de oito passarão a 11. Outra novidade é o sistema derastreamento por satélite (GPS) que será instalado em todos os coletivos.
A modernização no transporte público afetará todas as linhas municipais apartir da próxima fase do projeto, que irá alterar o itinerário dos ônibus.Uma nova linha estrutural, ligando a estação Nicolau Delic, no Centro de SãoCaetano, à nova estação José Montilha, no Nova Gerty, também entrará emoperação nesta fase.
Novos ônibus - Os 12 novos ônibus que rodarão pela cidade a partir dodomingo (17/02) são do modelo low center (piso baixo central) e priorizam aacessibilidade, pois têm a capacidade de atender aos cadeirantes por meio deuma rampa de acesso e local próprio para prender a cadeira.
Os veículos também contam ainda com locais exclusivos para obesos,portadores de deficiência visual acompanhados de cão-guia e portas do ladoesquerdo para atendimentos especiais.
Com capacidade para 77 pessoas, sendo 29 sentadas e 48 em pé, os ônibustambém estão preparados para não poluir o meio ambiente, já que seus motoresatendem às especificações Euro 3, norma de controle de emissão de poluentes.Os 12 novos carros se integrarão à frota, totalizando 45 coletivos em uso nacidade.
Estação José Montilha – A nova estação na Rua Boa Vista (altura do número200), no Bairro Nova Gerty, será inaugurada na manhã deste sábado. Com 60metros de plataforma, o terminal propiciará um ponto de encontro de todas aslinhas de ônibus municipais na região sul da cidade, assim como já há naregião norte, com o terminal rodoviário no Centro.(14/2/08)

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

FOTO DO DIA

Olá pessoal!


A foto de hoje nao saiu muito boa, mas nao poderia deixar de colocar aqui, porque essa é uma carroceria que me surpreendeu muito! Ela ficou simples, moderna e linda!

NOTICIA

Capital terá 3 corredores virtuais

Testes com linhas expressas começam amanhã
Diego Zanchetta e Eduardo Reina

O trânsito de São Paulo passará por novos testes a partir de amanhã. Será formado na Avenida Cruzeiro do Sul, na Zona Norte da Cidade, o “corredor virtual”, modelo adotado em janeiro pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) na Avenida Celso Garcia (Zona Leste) e na Rua Clélia (Zona Oeste). Com o objetivo de formar linhas exclusivas expressas para ônibus, será testado também, até o fim do mês, nas Avenidas Teotônio Vilela e Robert Kennedy, ambas na Zona Sul. Na Rua Clélia, “a medida será efetivada com a colocação de tachões amarelos, permitindo que os ônibus coletivos trafeguem no lado esquerdo, acompanhando o corredor da Francisco Matarazzo”, informou a Secretaria de Transportes.As faixas vão funcionar nos horários de pico, entre 6h e 8h e 17h e 20h. De baixo custo, o “corredor virtual” é formado com a utilização de cones em faixas usadas também por carros. Esse tipo de linha expressa foi criada pela gestão Gilberto Kassab (DEM) após três dos cinco novos corredores projetados para este ano serem descartados.Das faixas exclusivas e definitivas planejadas para as Avenidas Faria Lima, Brás Leme, Sumaré, Celso Garcia e Berrini, só as duas últimas vão sair do papel, ao custo de R$ 130 milhões - as licitações devem ser abertas em março. Com os projetos suspensos, porém, a Prefeitura economizará, em ano eleitoral, R$ 157 milhões.“Nos testes que fizemos na Celso Garcia, os ônibus que levavam 44 minutos para fazer um percurso de 19 quilômetros até o terminal Parque D. Pedro reduziram a viagem em até 20 minutos”, defende o secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes. “Agora, já amanhã, vamos começar os testes na Avenida Cruzeiro do Sul. O corredor com cones na Rua Clélia também será mantido. Os ônibus coletivos também reduziram as viagens em mais de 20 minutos nessa via”, diz Moraes.A linha expressa na Cruzeiro do Sul vai facilitar o trânsito de coletivos em direção aos terminais Barra Funda e Parque D. Pedro II. Os corredores previstos para a Zona Sul, em trechos da Teotônio Vilela e da Robert Kennedy, terão a mesma função: reduzir o tempo de viagem dos ônibus que passam por essas vias rumo aos terminais Bandeira, Capelinha, Santo Amaro, Guarapiranga, João Dias e Jardim Ângela.Nas avenidas com os novos corredores haverá uma reprogramação no tempo dos semáforos, para evitar lentidão nas faixas de carros.Pressão popularOs corredores definitivos nas Avenidas Brás Leme, Sumaré e Faria Lima foram descartados após pressão de comerciantes e moradores próximos dessas vias manifestarem posição contrária aos projetos. Em audiências públicas realizadas entre julho e outubro do no ano passado com representantes da Prefeitura, moradores de Santana, Perdizes e Itaim Bibi argumentaram que o comércio ao longo das vias com corredores seria prejudicado, pois os clientes não teriam mais espaço para estacionar. EM NÚMEROSR$ 130 milhões é o valor do investimento para as faixas exclusivas e definitivas planejadas para as Avenidas Celso Garcia e Engenheiro Luiz Carlos Berrini20 minutos foi o tempo economizado nas viagens até o Parque Dom Pedro, nos testes feitos na Celso Garcia3 projetos de corredores foram descartados pela Prefeitura: os das Avenidas Farias Lima, Brás Leme e Sumaré
Fonte: Jornal da Tarde

PÁRA-CHOQUE

PÁRA-CHOQUE DE CAMINHÃO


"Se mulher feia fosse estrada, eu só andava no mato"

NOTICIA

COMIL CRESCE 19% EM 2007 IMPULSIONADA PELO MERCADO INTERNO


O crescimento do PIB do País, a maior disponibilidade de crédito no mercado nacional, o aumento nos prazos de pagamento e a queda nas taxas de juros foram os principais fatores a influenciar positivamente a indústria de ônibus no Brasil e impulsionar o resultado da Comil em 2007.A empresa produziu mais de 2.600 unidades, crescimento de 19% sobre 2006. O percentual é maior do que os 15% de expansão do setor, conforme os dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus). “Superamos a meta prevista de expansão de 13% para 2007 e as expectativas para 2008 são muito positivas. A empresa deve se manter em crescimento”, afirma o diretor-presidente, Deoclécio Corradi.O faturamento da Comil atingiu R$ 295 milhões, superior aos R$ 265 milhões registrados em 2006. Os destaques de 2007 foram as vendas de ônibus intermunicipais Versatile, com aumento de 59%, e de ônibus urbanos, com expansão de 24% em relação ao ano anterior. “Um dos negócios de maior repercussão para a Comil em 2007 foi a entrega de mais de 300 ônibus Svelto para empresas de Brasília”, destaca Corradi.No mercado externo, a valorização do real frente ao dólar impactou no resultado das vendas. A Comil exportou 564 unidades, 6,4% abaixo do volume comercializado em 2006. As vendas internacionais tiveram uma participação de 21% no volume total produzido no ano. Apesar da conjuntura econômica, a empresa obteve bons negócios. Uma das vendas de destaque do ano foi a realizada para o Chile. Foram 38 ônibus intermunicipais Versátile. Os veículos serão entregues até março de 2008.Fonte: shoptrans

sábado, 9 de fevereiro de 2008

FOTO DO DIA

FOTO DO DIA

Hoje trago a foto do Apache Vip que faz a linha aqui do bairro onde moro (V. California) para o Itaim Paulista. Essa é considerada pela SPTrans a maior linha urbana da cidade de SP!


Gostaria de dedicar essa foto ao meu mais novo amigo ao Luiz do blog Viajante Doria pelo comentario. Muito obrigado pelas palavras.


Visitem o Viajante Doria:

PÁRA-CHOQUE

FRASE DE PÁRA-CHOUE DE CAMINHÃO


"Viajo porque preciso, voltei porque te amo !!!"

NOTICIA

Viação Cometa decide comprar chassi Volvo


A Viação Cometa, segunda maior empresa de transporte de passageiros por ônibus no ranking de Balanço Anual da Gazeta Mercantil, prepara a compra de 100 ônibus para renovar a frota, composta de 750 veículos. Parte do lote será formada por uma novidade, a marca de chassis Volvo. Por longos anos, a Cometa comprou apenas Scania - e mais recentemente passou a incluir chassis Mercedes-Benz nas aquisições.



A informação foi dada a este jornal pelo diretor-superintendente da Viação Cometa, Ivan Comodaro, que comemora a expansão de movimento. "Em 2007 fomos muito bem nas linhas interestaduais e, em janeiro, o volume de passageiros também foi bom".



A empresa, ano passado, em relação a 2006, teve uma expansão de 10% nas linhas interestaduais no quesito passageiros pagos vezes quilômetros rodados. Em janeiro, a expansão foi de 3,8%. Comodaro registra, no entanto, que nas linhas estaduais e a retração de movimento, verificada em 2007, persistiu no primeiro mês deste ano. "Apesar disso, no conjunto estamos crescendo, o que favorece a renovação da frota".



A Cometa, na frota, ainda tem 350 ônibus com carrocerias CMA, marca própria que equipou a empresa quando era controlada pela família Mascioli, que fundou a viação no final da década de 40. "Nossa intenção é tirar estas carrocerias de linha", diz Comodaro.



Desde janeiro de 2002 controlada pelo Grupo JCA - criado pelo empresário Jelson Antunes - a Viação Cometa fatura R$ 300 milhões por ano e seus ônibus rodam em torno de 25 milhões de quilômetros a cada exercício.



A Cometa, que nasceu em 1948, no início utilizava ônibus GMC importados. Com a chegada da indústria automobilística, aderiu ao chassi nacional encarroçado, primeiro pela marca Ciferal, do Rio, depois com a marca própria CMA. Os novos ônibus utilizam principalmente Marcopolo.


Fonte: Webtranspo

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

NOTICIA

São Caetano ganha novo terminal rodoviário e 12 novos ônibus
Fernando Pentericheda Redação

O transporte coletivo de São Caetano do Sul passará por uma reestruturação gradual que trará modernidade e mais agilidade ao sistema. Uma das primeiras ações que a Prefeitura fará nesse sentido é a inauguração, no sábado (16/2), às 10h30, da nova Estação José Montilha (Praça da Figueira), localizada na Rua Boa Vista (altura do número 200), Bairro Nova Gerty, na região sul da cidade. Além da nova estação, o sistema municipal de transporte público receberá 12 novos ônibus, que já entram em operação no domingo, dia 17 de fevereiro. As ações fazem parte do Plano de Mobilidade Urbana, criado pela Administração para oferecer mais conforto e rapidez para os usuários do transporte público da cidade. "Por conta da crescente demanda de automóveis e excesso de trânsito nas ruas e avenidas de São Caetano, é necessário que o sistema de transporte coletivo acompanhe esse aumento criando alternativas", explica Muce Kalil Neto, responsável pela gestão do transporte público em São Caetano.
A nova estação, com 60 metros de plataforma, um espaço equivalente a quatro ônibus, propiciará um ponto de encontro de todas as linhas de ônibus municipais na região sul da cidade, assim como já há na região norte, com o terminal rodoviário Nicolau Delic, no Centro. "Criamos também uma nova linha, fazendo o trajeto de ida e volta do Bairro Prosperidade até o Bairro Fundação, que entrará em funcionamento no domingo, 17 de fevereiro. Essa será a única linha da cidade que não passará pela nova estação", anuncia Muce Kalil Neto. Dentro da nova estação na Rua Boa Vista, diversos painéis trarão uma exposição fotográfica com temas que serão substituídos periodicamente. Já na inauguração, os passageiros poderão apreciar imagens do Movimento Autonomista de 1948, além de fotos de São Caetano na década de 50. Todas as imagens são parte do acervo da Fundação Pró-Memória.

Ônibus modernos - Os 12 novos ônibus que rodarão pela cidade a partir do dia 17 de fevereiro são do modelo low center (piso baixo central) e priorizam a acessibilidade, pois têm a capacidade de atender aos cadeirantes por meio de uma rampa de acesso e local próprio para prender a cadeira. Os veículos também contam com locais exclusivos para obesos, portadores de deficiência visu al acompanhados de cão-guia e portas do lado esquerdo para atendimentos especiais. Com capacidade para 77 pessoas, sendo 29 sentadas e 48 em pé, os ônibus também estão preparados para não poluir o meio ambiente, já que seus motores atendem às especificações Euro 3, norma de controle de emissão de poluentes. Os 12 novos carros se integrarão à frota, totalizando 45 coletivos em uso na cidade, em 8 linhas diferentes.

Linhas alteradas - Para viabilizar a passagem dos ônibus pela nova Estação José Montilha, algumas das linhas atuais tiveram pequenas alterações em seus itinerários. São elas: Circular Gerty, Nova Gerty, Boa Vista e Circular A - Santa Paula. Uma nova linha estrutural, ligando o terminal do Centro da cidade ao da Rua Boa Vista, entrará em operação na segunda fase do projeto, que prevê, além da reestruturação de todas as linhas, a implantação de sistema de rastreamento por satélite (GPS) e sistema de bilhetagem eletrônica. (6/02/08)

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

FOTO DO DIA


Olá!


Assim como a empresa da foto anterior (a Vipe), a foto de hoje é da São José, uma empresa com uma frota beeeem velinha!

NOTICIA

Serra faz manobra para congelar tarifa de ônibus

O governador José Serra (PSDB) criou um "empréstimo" para o sistema municipal de transporte público na capital que possibilitará o adiamento do aumento da tarifa de ônibus na cidade pelo menos até as eleições de outubro, que têm o prefeito Gilberto Kassab (DEM) como pré-candidato. Assim, Kassab não teria de arcar com o ônus de reajustar o preço das passagens pelo menos até o pleito.Estudo sobre a tarifa de integração do sistema municipal de transporte coletivo urbano com o sistema estadual sobre trilhos (trem e metrô) mostra que o reajuste da tarifa do metrô, bem como o conseqüente aumento da tarifa integrada entre metrô e ônibus representará aumento de 0,15% na receita tarifária da Prefeitura. As tarifas do bilhete unitário de metrô e dos trens da CPTM subirão dos atuais R$ 2,30 para R$ 2,40 (alta de 4,35%) a partir do dia 9. O bilhete integração passará dos R$ 3,50 para R$ 3,65 (4,29%). A multiplicação da receita se dará, segundo o estudo da Secretaria dos Transportes, com a diminuição do desconto concedido em cada integração, que cairá de R$ 1,10 para R$ 1,05. Cada parte arca com 50% desse desconto (R$ 0,525). "A receita unitária do sistema municipal de cada passageiro integrado passa para R$ 1,775 (R$ 2,30 - R$ 0,525), enquanto a mesma receita do metrô passa para R$ 1,875 (R$ 2,40 - R$ 0,525)", diz o estudo.O bilhete integrado transportou em 2007, em média, 14 milhões de passageiros por mês. Por esses números, a Prefeitura vai economizar cerca de R$ 88,2 milhões, suficientes para construir 17 escolas. Ajudará a equilibrar também a conta sistema, que financia o transporte público na capital. Estudo da Prefeitura, de 2006, mostra que a tarifa que equilibraria o orçamento do sistema seria de R$ 2,67. Para cobrir a diferença entre a tarifa de equilíbrio e a tarifa em vigência, a Prefeitura repassou cerca de R$ 500 milhões para a conta sistema em 2007.
Fonte: Estadao

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

FOTO DO DIA

Olá!

Essa foto já foi publicada no Apaixonabus e foi enviada pelo meu grande amigo Rafael Franceschini... Um Busscar da Catarinense (lindo!) em São Caetano do Sul. Espero que gostem...

NOTICIA

Rodoviárias clandestinas são alvo de fiscalização em São Paulo

A Secretaria das Subprefeituras de São Paulo realiza nesta sexta-feira uma operação de combate às rodoviárias que funcionam clandestinamente na capital paulista. A ação conta com o apoio da SPTrans, Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), das polícias Civil e Militar e da Guarda Civil Metropolitana.
Ao longo do dia serão vistoriados os estabelecimentos comerciais que vendem bilhetes de ônibus mesmo sem licença. Os locais flagrados em irregularidade serão multados e correm o risco de serem lacrados.
Também serão vistoriados os ônibus de fretamento. Aqueles que tiverem passageiros a bordo serão multados e apreendidos.

Fonte: Diario do Grande ABC

domingo, 3 de fevereiro de 2008

FOTO DO DIA

Olá! Hj trago pra vcs um Alpha da EAOSA!

NOTICIA

Os números de 2007

A FABUS – Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus divulgou os números de produção de suas afiliadas no ano de 2007. Foram produzidas 28.239 carroçarias, ante 24.478 unidades de 2006. Da produção de 2007, 15.611 carroçarias são do modelo urbano, seguidas pelo segmento rodoviário com 7.287 unidades produzidas. O segmento de micro ônibus vem em terceiro lugar, com 3.770 carroçarias montadas, sendo seguido pelo modelo intermunicipal, com 1.176 unidades e por último o modelo de mini ônibus, 395 carroçarias fabricadas.
A paulista Induscar/Caio produziu em suas linhas de montagem 6.710 unidades, o que lhe garantiu a liderança no setor. Logo atrás vem a Marcopolo, com 6.311 carroçarias; Busscar com 4.381; Ciferal com 3.702 unidades; Neobus com 2.872; Comil 2.639 unidades; Mascarello com 1.150 e finalizando a Irizar com 474 carroçarias produzidas.
Fonte: Infobus

PÁRA-CHOQUE


NOTICIA

Nova Ponte ORCA começa a operar em 7 de fevereiro

No dia 7 de fevereiro (quinta-feira), começa a circular frota de sete veículos cadastrados no programa ORCA (Operador Regional de Coletivo Autônomo) da EMTU/SP para ligar as estações Alto do Ipiranga, do Metrô, e Tamanduateí, da CPTM. O serviço é gratuito para os usuários do Metrô ou da CPTM. A opção facilitará o deslocamento dos usuários que residem no ABC à região da Avenida Paulista, até que a estação Tamanduateí, da linha 2-Verde do Metrô, seja inaugurada em 2010 - investimento previsto no Plano de Expansão do Transporte Metropolitano.
O secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, estará presente na estação Tamanduateí (da CPTM), na rua Vemag, 1.000, a partir das 10h30, para inaugurar o serviço e atender à Imprensa.

Nova Ponte ORCA
Dia: 7 de fevereiro (quinta-feira)
Local: Rua Vemag, 1.000Horário: 10h30
Assessoria de Imprensa
Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP