quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

NOTICIA

São Caetano ganha novo terminal rodoviário e 12 novos ônibus
Fernando Pentericheda Redação

O transporte coletivo de São Caetano do Sul passará por uma reestruturação gradual que trará modernidade e mais agilidade ao sistema. Uma das primeiras ações que a Prefeitura fará nesse sentido é a inauguração, no sábado (16/2), às 10h30, da nova Estação José Montilha (Praça da Figueira), localizada na Rua Boa Vista (altura do número 200), Bairro Nova Gerty, na região sul da cidade. Além da nova estação, o sistema municipal de transporte público receberá 12 novos ônibus, que já entram em operação no domingo, dia 17 de fevereiro. As ações fazem parte do Plano de Mobilidade Urbana, criado pela Administração para oferecer mais conforto e rapidez para os usuários do transporte público da cidade. "Por conta da crescente demanda de automóveis e excesso de trânsito nas ruas e avenidas de São Caetano, é necessário que o sistema de transporte coletivo acompanhe esse aumento criando alternativas", explica Muce Kalil Neto, responsável pela gestão do transporte público em São Caetano.
A nova estação, com 60 metros de plataforma, um espaço equivalente a quatro ônibus, propiciará um ponto de encontro de todas as linhas de ônibus municipais na região sul da cidade, assim como já há na região norte, com o terminal rodoviário Nicolau Delic, no Centro. "Criamos também uma nova linha, fazendo o trajeto de ida e volta do Bairro Prosperidade até o Bairro Fundação, que entrará em funcionamento no domingo, 17 de fevereiro. Essa será a única linha da cidade que não passará pela nova estação", anuncia Muce Kalil Neto. Dentro da nova estação na Rua Boa Vista, diversos painéis trarão uma exposição fotográfica com temas que serão substituídos periodicamente. Já na inauguração, os passageiros poderão apreciar imagens do Movimento Autonomista de 1948, além de fotos de São Caetano na década de 50. Todas as imagens são parte do acervo da Fundação Pró-Memória.

Ônibus modernos - Os 12 novos ônibus que rodarão pela cidade a partir do dia 17 de fevereiro são do modelo low center (piso baixo central) e priorizam a acessibilidade, pois têm a capacidade de atender aos cadeirantes por meio de uma rampa de acesso e local próprio para prender a cadeira. Os veículos também contam com locais exclusivos para obesos, portadores de deficiência visu al acompanhados de cão-guia e portas do lado esquerdo para atendimentos especiais. Com capacidade para 77 pessoas, sendo 29 sentadas e 48 em pé, os ônibus também estão preparados para não poluir o meio ambiente, já que seus motores atendem às especificações Euro 3, norma de controle de emissão de poluentes. Os 12 novos carros se integrarão à frota, totalizando 45 coletivos em uso na cidade, em 8 linhas diferentes.

Linhas alteradas - Para viabilizar a passagem dos ônibus pela nova Estação José Montilha, algumas das linhas atuais tiveram pequenas alterações em seus itinerários. São elas: Circular Gerty, Nova Gerty, Boa Vista e Circular A - Santa Paula. Uma nova linha estrutural, ligando o terminal do Centro da cidade ao da Rua Boa Vista, entrará em operação na segunda fase do projeto, que prevê, além da reestruturação de todas as linhas, a implantação de sistema de rastreamento por satélite (GPS) e sistema de bilhetagem eletrônica. (6/02/08)

Nenhum comentário: