terça-feira, 29 de dezembro de 2009

ABC PAULISTA

Marinho assina convênio para elaboração do projeto básico do Metrô Leve

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, assinou na tarde desta segunda-feira (28/12) o convênio para elaboração do projeto básico do Metrô Leve. O acordo foi firmado entre a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) e o Metrô de São Paulo, com a prefeitura de São Bernardo e a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos como intervenientes. A iniciativa permitirá integrar diretamente o município à capital.

A partir da oficialização foi liberado o repasse da ordem de R$ 27,6 milhões do Ministério das Cidades, do Governo Federal, para a elaboração do projeto básico que será contratado pelo Metrô de São Paulo com previsão de conclusão em 2010.

Caberá ainda ao Metrô a elaboração dos estudos ambientais e os procedimentos de licenciamento junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A próxima fase será contratar o projeto executivo para início efetivo da obra.

Os estudos irão definir o custo da obra, utilização do VLT (Veículo Leve sobre Trilho) ou monotrilho, local onde passará a linha, as regiões mais importantes que deverão ser atendidas, entre outros aspectos.

A obra será executada pelo Estado e atenderá prioritariamente as cidades de São Bernardo e São Caetano, que são responsáveis pelo projeto funcional e estudos técnicos de viabilidade. O processo está em fase de conclusão em São Bernardo e contou com investimentos de R$ 1,3 milhão pela prefeitura.

Segundo o prefeito Luiz Marinho, existe possibilidade do município fazer conexão com a Estação Tamanduateí, que atende a Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e que, a partir de 2010, integrará metrô e CPTM. O Metrô Leve é um sistema de transporte sobre trilhos que opera com média capacidade e é muito comum em países da Europa e Ásia. (Reporter Diario)

Nenhum comentário: