sábado, 1 de março de 2008

NOTICIA

Corredor terá que vencer gargalo sem 'afogar' bairros
Carros e ônibus farão um 'X' em trecho final da nova faixa exclusiva, em Santo Amaro
Com a inauguração do corredor de ônibus da Avenida Vereador José Diniz, em Santo Amaro, Zona Sul da capital, moradores da região temem o estrangulamento do trânsito no trecho final da faixa exclusiva, na altura da Rua Marechal Deodoro, e o excesso de veículos nos bairros Alto da Boa Vista e Chácara Flora.
O motivo é a abertura, desde ontem, da Rua Marechal Deodoro para o trânsito — a via passa na altura da confluência da Vereador José Diniz com a Avenida Adolfo Pinheiro.
Muitos ônibus no sentido centro-bairro terão de sair do corredor, na faixa da esquerda, para entrar à direita na Marechal Deodoro, que dá acesso à Avenida Santo Amaro. Já alguns carros farão o contrário. Vão sair da faixa da direita para entrar à esquerda, na Marechal Deodoro, rumo aos bairros Alto da Boa Vista e Chácara Flora, e até mesmo para fazer um caminho alternativo para a região de Interlagos.
Carros e ônibus, portanto, vão fazer um "X" no cruzamento. Com isso, a Vereador José Diniz pode ficar congestionada. Um semáforo foi reativado no local. A Rua Marechal Deodoro foi aberta ontem porque a Companhia de Engenharia de Tráfego concluiu ser fundamental para a fluidez do trânsito. A via estava fechada a pedido de moradores dos bairros.
"Não passarei por lá"
Jaci Ghirotti, da Associação de Amigos do Alto da Boa Vista, afirma que, com o tempo, os motoristas vão notar a reabertura do atalho para Interlagos. "Pode ser que o impacto não seja tão imediato. Mas, amanhã (hoje), não vou passar por lá, às seis da tarde, para chegar em casa. Vou buscar outro caminho", disse.
O secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, afirmou que, para impedir o uso da Marechal Deodoro como atalho, vão ser colocadas rotatórias em cruzamentos na região por onde, passa a rua, as vias vão ser afuniladas e também receberão lombadas eletrônicas. "Assim, as pessoas vão diminuir a velocidade", disse Moraes. Segundo ele, as medidas serão aplicadas em até três meses.
Custo de R$ 22 milhões
Com 1,8 quilômetro de extensão, o Corredor da Vereador José Diniz vai atender, segundo a Prefeitura, 345 mil passageiros por dia em 60 linhas. A faixa exclusiva opera entre as avenidâs Professor Vicente Rao e Adolfo Pinheiro. A obra custou R$ 22 milhões.


Sem faixa exclusiva na Cruzeiro do Sul e 23 de Maio
O secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, desistiu da idéia de testar corredores virtuais (de limitado com cones) de ônibus nas avenidas Cruzeiro do Sul, na Zona Norte, e 23 de Maio, na Zona Sul.
De acordo com Moraes, técnicos da CET verificaram que um corredor na Cruzeiro do Sul causaria um estrangulamento do trânsito, no trecho de acesso à Marginal Tietê. "Fizemos testes em computador (sobre a mudança descartada na Cruzeiro do Sul)", disse o secretário. Moraes afirmou que, agora, estuda fazer um corredor "em outras vias da Zona Norte". Ele não quis citar quais avenidas podem ser testadas.
Na 23 de Maio, uma pesquisa de interesse do usuário indicou que a maioria pára em pontos ao longo da avenida, sem necessidade de um expresso que ligue o Anhangabaú ao Aeroporto de Congonhas. "Não há razão, portanto, para ter uma - faixa exclusiva", disse Moraes.
ANTP / DIARIOSP

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