terça-feira, 15 de setembro de 2009

INFO: SP

Cooperativas de transporte são suspeitas de lavar grana de facção

A Polícia Civil realizou ontem apreensões de documentos em duas cooperativas de transporte coletivo alternativo de Taboão da Serra (Grande SP) suspeitas de usar dois vereadores da cidade para lavar parte do dinheiro obtido pela facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) com o tráfico de drogas.

Segundo a polícia, parte do dinheiro arrecadado com o tráfico em Paraisópolis, segunda maior favela de SP, na zona sul, pelo presidiário Francisco Antonio Cesário da Silva, 32 anos, o Piauí, é lavado na Coopertab (Cooperativa dos Motoristas Autônomos de Taboão). Segundo a polícia, Piauí usa José Valdevan de Jesus Santos, o Valdevan Noventa, vereador de Taboão pelo PV, para lavar o dinheiro do crime na Coopertab.

O vereador Santos admitiu conhecer Piauí, "dos tempos em que jogaram futebol", mas negou usar a Coopertab para ajudar o PCC. Ele também disse ter sido envolvido na investigação porque usa seu mandato para defender donos de micro-ônibus.

A outra cooperativa em que a polícia apreendeu documentos e computadores foi a Coopergente, suspeita de lavar dinheiro do tráfico comandado por Antonio Fernando Eloy, 43, o Nando, acusado de chefiar o PCC no extremo sul da região metropolitana. Nando é irmão do vereador José Luiz Eloi (PMDB), presidente da Câmara de Taboão da Serra.

O vereador é suspeito de repassar o dinheiro do crime para a Coopergente. "Isso não é verdade. O que existe é uma perseguição porque sou contra as mudanças no transporte", disse o vereador. Ele também disse ser mentira a acusação da polícia de que Nando é traficante. A Coopergente diz apoiar a ação da polícia para esclarecer o caso. A Coopertab não se manifestou. (Agora SP)

Nenhum comentário: