segunda-feira, 2 de junho de 2008

INFO

Bilhete Único de Diadema começa em agosto

Até o fim de agosto o Bilhete Único, que permite uma integração em todo o sistema coletivo, será implantado em Diadema. A medida, de autoria do vereador Laércio Soares (PCdoB), foi aprovada em segunda votação quinta-feira, na Câmara, por unanimidade.

Aprovada em primeira discussão no fim do ano passado, a matéria obteve o crivo dos parlamentares após a finalização de uma pesquisa contratada pela Prefeitura, que abrangeu todo o impacto de implementação, como informações sobre o destino dos passageiros, o tempo que os usuários passam em meios de transporte e quanto demoram em seus trajetos.

Dessa forma, o bilhete chegará à população com custo equivalente ao da tarifa de ônibus da cidade (R$ 2,30) e, segundo o autor do projeto, terá a validade de uma hora. "Nos dias normais da semana, o morador vai comprar o seu bilhete e poderá fazer a integração de qualquer viagem pelo período de uma hora, tempo suficiente para garantir a viabilidade do projeto, já que Diadema tem uma extensão de aproximadamente 30 km²", explica Laércio.

O parlamentar afirma que nos finais de semana e feriados o período de integração deverá ser maior do que uma hora, com o objetivo de "proporcionar mais tempo para o lazer" dos cidadãos. "Nesses dias detectamos uma grande demanda de moradores que se deslocam pela cidade por mais tempo, fazendo visita a familiares, por exemplo. No entanto, essa variação ainda não foi definida", destaca Laércio.

Desde a primeira discussão, a matéria foi adiada em três oportunidades. Inicialmente, a Prefeitura chegou a fazer um parecer desfavorável, mas que foi retirado com a elaboração da pesquisa de impacto.

Histórico - De acordo com o diretor de Governo da prefeitura, Airton Germano, o projeto aprovado quinta-feira "apenas aperfeiçoa o sistema da cidade". O diretor explica que a população já está habituada à integração no transporte coletivo. "Em Diadema, os munícipes já são beneficiados, pois ao utilizar um ônibus que passe por um dos nossos dois terminais (Piraporinha e Centro), eles pagam apenas uma passagem. Esse projeto, dará a liberdade para que isso ocorra em qualquer ponto da cidade", explica.

Segundo Germano, o prazo de 90 dias é ideal para garantir o funcionamento imediato de todo o projeto.

Atualmente, a administração da cidade já trabalha com a implantação da bilhetagem eletrônica, que já proporcionou cerca de 5.000 bolsas-transporte entre idosos e estudantes. "É um processo com várias etapas. Essa bilhetagem já garante uma modernidade para os usuários e a integração será o desfecho, deixando todo o sistema avançado", destaca o diretor.

Fonte: DGABC

Nenhum comentário: