sábado, 12 de julho de 2008

INFO

TV nos ônibus: uma forma de driblar o trânsito

Considerada como um meio alternativo de transmitir as notícias, a TV no ônibus, está em São Paulo desde fevereiro de 2007. Por meio de monitores de LCD de 17” instalados nos veículos, os passageiros têm acesso a conteúdos relacionados à ecologia, roteiro cultural, dicas de saúde, educação e informática, variedades e notícias.

Mais de 500 ônibus na capital paulista possuem o serviço, onde funciona basicamente sob a coordenação de duas empresas, a TVO e a Bus TV. A TVO atualmente conta com 465 ônibus com o serviço e a Bus TV até o momento conta com 250 ônibus com TVs instaladas. Além de São Paulo a Bus TV atua no Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. No total a Bus TV conta com 620 ônibus em todo o Brasil.

Com ou sem som?

Em uma pesquisa realizada pelo Ibope para a TVO em abril, motoristas, cobradores e usuários disseram que preferem que as TVs em ônibus não possuam som. Um dos motivos para isso é o fato de o som atrapalhar os passageiros que lêem ou descansam durante o trajeto, além de, segundo os entrevistados, causar um alto nível de ruído dentro do veículo, impedindo a comunicação.

De acordo com o diretor da Bus TV, João Pedro Neto, há outro ponto de vista sobre o ter ou não áudio nos veículos. Segundo pesquisas realizadas pela Bus TV os consumidores querem sim que haja áudio. “Ter som é um direito do consumidor, pois há as minorias que não sabem ler e por isso não conseguem acompanhar as imagens e as legendas” afirma Neto.

O diretor da Bus TV ressalta a importância do respeito ao ouvido dos usuários de ônibus: “É claro que o som deve ser controlado, em torno de 30 decibéis para não interferir na conversa ou leitura de quem viaja. Deve ser tipo música ambiente, como nos restaurantes”, completa.

Outra defensora do áudio é a Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual (Laramara). Em carta a Laramara reforça os seguintes aspectos sobre a necessidade do som nas programações transmitidas nos coletivos:

“- As pessoas com deficiência visual: cegos e com baixa visão e os analfabetos, poderão em muito se beneficiar das informações auditivas, desde as próprias propagandas comerciais como os informes de utilidade pública (campanhas de vacinação, utilização de serviços públicos, promoção de eventos de lazer, cultura e esportes, editais de concursos entre outros).

- Deve ser agregado a esses informes, o anúncio do próximo ponto de parada, favorecendo o exercício da autonomia e independência das pessoas. Essa ação também desonera o motorista ou o cobrador de uma “responsabilidade” que não é deles (lembrar de avisar ao passageiro sobre seu ponto de desembarque).

- Ainda sobre informes, sugere-se que periodicamente ocorram informações visuais na tela (mapa do itinerário) acompanhadas pelas informações auditivas. Atende perfeitamente ao conceito da acessibilidade universal: é útil pra todos. ”

A SPTrans libera o som nas TVs dos ônibus. De acordo com a Portaria 79/07, é possível sim que as programações dos ônibus tenham áudio, sem é claro incomodar os passageiros. Na portaria são estabelecidas condições para que esse tipo de mídia seja utilizado, como tamanho, formatos de programação, dentre outros.

ADNEWS

Nenhum comentário: