quarta-feira, 23 de julho de 2008

INFO

Corredor de ônibus Diadema-Brooklin deve sair do papel em 2009

Idealizado ainda nos anos 1980, o corredor de ônibus Diadema-Brooklin deve entrar em operação em agosto de 2009. O prazo foi dado ontem pelo presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), José Ignácio Sequeira de Almeida. O projeto vem de encontro ao que especialistas apontam como solução para se evitar o caos no trânsito da região, que vê a frota aumentar em 230 veículos por dia.

O prolongamento do corredor até a Estação Morumbi da CPTM fez com que valores iniciais fossem revistos, atrasando a obra. Agora, o presidente da EMTU já planeja a eletrificação do trecho, prevista para 2011. "O projeto será concluído em novembro, quando abriremos licitação."

O plano prevê ainda a utilização de trólebus no trecho que vai de Piraporinha ao Jabaquara. Haverá também redimensionamento da carga elétrica do corredor que se estende até São Mateus, passando por Santo André. "Com novos ônibus, o sistema precisa ser potencializado", explicou.

O presidente da EMTU acredita que a iniciativa é parte do que imagina como ideal: a ampliação de vias exclusivas para o transporte público. "Estou no meio de um congestionamento, cercado por carros", disse durante a entrevista, concedida por telefone. "Preferia que houvesse apenas um corredor de ônibus aqui ao lado."

O sonho de Almeida deve ganhar fôlego na região apenas em 2010. Uma série de ações integradas que ainda não saíram do papel estão previstas para ligar a região à Capital nos próximos dois anos. O "rodoanel dos ônibus" ainda não tem prazo para chegar ao Grande ABC. O TEU (Transporte Expresso Urbano), como é chamado, tem como prioridade a implantação do trecho norte, entre o bairro Tucuruvi e Guarulhos.

O diretor-executivo do Consórcio Intermunicipal, Marcio Chaves, diz, porém, que o projeto está em estágio avançado, devendo seguir pela Jacu-Pêssego até se encontrar com o corredor metropolitano. "Temos participado da aceleração do processo", garantiu.

Outra das opções apontadas para a região seria a implantação do Expresso ABC, prevista para 2010. O trem funcionaria como metrô de superfície e ligaria as estações Luz e Mauá, com paradas previstas apenas no Brás, São Caetano e Santo André. As obras ainda não começaram.

Fonte: Diário do Grande ABC

Nenhum comentário: