quinta-feira, 5 de março de 2009

INFO

Marinho inicia renovação da frota de ônibus

O prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT) participou nesta quarta-feira (25) da entrega simbólica de 32 novos ônibus aos usuários do transporte coletivo da cidade. Os coletivos estarão circulando nas ruas a partir da próxima segunda-feira (2).

Dos 350 ônibus que integram a frota, 32 foram substituídos, sendo 25 “normais” e sete híbridos (que poluem menos). Os coletivos são fabricados na própria cidade pela Scania, têm capacidade para transportar 100 passageiros (metade em pé e metade sentado) e devem beneficiar cerca de 20 mil usuários que diariamente utilizam o transporte nos bairros Taboão, Riacho Grande, Represa, Esperança e Vila São Pedro.

O investimento é de R$ 12 milhões no total, sendo uma média de R$ 450 mil por veículo. Entre um dos diferenciais, se comparado a atual frota, está o cambio automático. “Esses ônibus são de padrão europeu. Quando faz a parada no ponto, ele abaixa no mesmo nível da calçada. Os ônibus tradicionais quando têm acessibilidade é um elevador, esses têm uma rampa, onde a própria pessoa ou o acompanhante pode se locomover. Esse é um padrão que nós devemos sonhar para toda nossa frota e para toda frota brasileira”, exaltou Luiz Marinho que teve no evento a companhia do vice, Frank Aguiar (PTB).

Apesar da iniciativa, o chefe do Executivo ressaltou que a ação não faz parte do projeto a ser implantado na área do transporte. “Isso não faz parte ainda da reestruturação do transporte que nós vamos fazer. Isso faz parte do planejamento da própria empresa que estava planejando tirar os ônibus mais antigos e colocar ônibus novos para rejuvenescer a frota”.

Pesquisa
O projeto de reestruturação idealizado pela administração municipal terá os primeiros passos na próxima semana. Na oportunidade, técnicos irão fazer o levantamento de todos os pontos de ônibus da cidade.

Já a partir do dia 15 de março, pesquisadores estarão nos próprios coletivos fazendo entrevistas com os usuários para levantar a demanda e as necessidades na chamada pesquisa de origem e destino. O resultado apontará quantos coletivos ainda são necessários e quais locais do município carecem do transporte.

“Nós enxergamos a necessidade de cinco terminais de integração de linhas. A pesquisa vai nos dizer se estamos com a visão correta ou se precisamos de mais terminais para reformular todo o transporte”, prevê Marinho.

Segundo o prefeito, o estudo também focará a introdução do bilhete único, com a possibilidade, inclusive, de abranger as linhas intermunicipais. “Podemos, na sequência, introduzir o metrô, pois nós vamos ter a interligação. Nós vamos construir uma interligação com VLT (Veículo Leve sobre Trilho) para interligar na estação Tamanduateí do metrô, de forma que nós possamos diminuir a quantidade de carros que se desloca para São Paulo a partir dessa ligação”, destacou Luiz Marinho, citando ainda que o projeto possui duas vertentes principais: acabar com a demora e a superlotação.

(REPORTERdiário)

Nenhum comentário: