quinta-feira, 12 de março de 2009

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Passageiros se espremem em trolebus no ABCD

Usuários reclamam de lotação e atraso nas nas linhas do terminal Ferrazópolis

São 1,1 milhão de passageiros por mês disputando um lugar nos 18 trolebus disponibilizados pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) nas linhas que ligam o bairro Ferrazópolis, em São Bernardo, a Santo André e São Mateus, na Capital. A concorrência por um assento costuma ser desleal, de acordo com a população que utiliza o sistema. Independente do horário, as reclamações são sempre as mesmas: lotação e atraso.

Sofre mais quem precisa chegar mais longe. Da estação Ferrazópolis até a São Mateus são 50 minutos. Nos horários de pico, por volta das 7h e das 18h, a maioria não consegue sentar e se espreme nos corredores. “Não temos outra opção de transporte para ir a São Mateus. Se quiser pegar um lugar sentado, tenho de esperar até 30 minutos no período da tarde. Ou ficar cerca de 40 minutos dentro do trolebus em pé e apertado, depois do trabalho, para chegar em casa”, contou o carteiro Márcio Roberto, 36 anos.

São duas linhas que fazem o percurso Ferrazópolis/Santo André, sendo que uma delas vai até São Mateus. A 286, que faz o trajeto mais curto, leva mensalmente 200 mil pessoas e conta com nove veículos. Já a 285, que faz a ligação com a Capital, transporta 900 mil passageiros por mês, com o mesmo número de carros, nove. A linha só perde em fluxo de pessoas para a linha 287, que liga Ferrazópolis ao Jabaquara, também na Capital, com 1,2 milhão.

Lotado - “No calor a gente sofre mais ainda. Tem sempre aposentado que não consegue sentar, gente em pé até à porta e um calor insuportável”, reclamou a cozinheira Margarida de Moraes, 55 anos. Margarida utiliza a linha 286 num horário pouco provável para lotações, às 12h.
O motivo é o grande movimento de estudantes. O trajeto dos trolebus passa próximo a duas escolas técnicas (Etecs Júlio de Mesquita, em Santo André, e Lauro Gomes, em São Bernardo), ao Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em São Bernardo, e ao Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

“O 286 é mais tranqüilo. Mesmo assim, não dá para arriscar, pois posso chegar atrasado. Já o 285, não dá para usar não”, disse o analista de segurança Alexandro Oliveira, 27 anos.

O mecânico Walber Ricardo Ferreira, 31 anos, reclama do pequeno número de veículos para atender a linha. “Passam vários trolebus de outros destinos, como Diadema e Piraporinha, e nenhum para Ferrazópolis. Assim fica impossível não trafegar lotado.”

Soluções - A EMTU afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que as linhas 285 e 286 serão reprogramadas a partir desta na quarta-feira (10/03). A 286 irá ganhar outros três veículos. Já a 285 sofrerá readequação de horários, deixando o tempo entre um trolebus e outro menor nos horários de pico, de dois a cinco minutos. A empresa se comprometeu ainda a aumentar a fiscalização nas linhas para que os problemas sejam diagnosticados.
ABCD MAIOR

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