quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

China chega aos mercados mundiais de ônibus

A indústria de ônibus da China, ao contrário do que acreditam muitas pessoas, avançou a grande velocidade nos últimos anos, não só em crescimento de produção, mas também em termos de tecnologia incorporada nos veículos fabricados, que já saem da linha de produção com motorização Euro 3 e componentes como ABS, caixa automática e retarder.

Alguns fabricantes anunciaram a produção de ônibus com motor preparado para Euro 4.

O alardeado baixo custo de produção soma-se à incessante melhoria do padrão de qualidade para conferir aos veículos chineses uma competitividade quase ímpar.

No ano passado, a China exportou 11.488 ônibus, 117% acima do volume do ano anterior.

O vigor da indústria também se revela nos números de produção.

Conforme a organização internacional OICA, a China produziu em 2006 o total de 195.000 ônibus, uma assombrosa escala de produção para qualquer país com indústria de ônibus, o que proporciona aos chineses economia de escala e, consequentemente, maior competitividade.

Só para ilustrar, uma única indústria de ônibus, a SOIC, produziu 80 mil ônibus no ano passado e o mercado de ônibus a gás de 40 mil unidades ao ano.

Os ônibus chineses já circulam em muitos dos chamados países em desenvolvimento, como Cuba - que firmou o maior contrato de compra de ônibus chineses, de 5.348 unidades, a serem entregues até 2009 - Qatar, Ucrânia, Vietnã, Argélia e Egito.


Fonte: Fetram

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