segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Prefeito entrega ônibus de número 4000 da renovação de frota

Até o final do ano que vem, nenhum ônibus dos quase 15 mil que circulam na cidade terá mais de 10 anos de uso. Um terço desete total, 4.000 novos ônibus já foram entregues, marca atingida nesta sexta-feira (21/12), com a entrega do ônibus n.º 4.000.

O prefeito de São Paulo entregou nesta sexta-feira (21/12) o ônibus de número 4.000 da frota municipal renovada de veículos coletivos e microônibus. O veículo nº 7.7165, um modelo articulado, com piso baixo e capacidade para transportar 126 pessoas, vai circular na linha 695-T - Capelinha/Metrô Vila Mariana (Zona Sul). Neste lote foram entregues 104 novos ônibus de todos os modelos colocados em operação desde janeiro de 2005, ano em que se iniciou a renovação da frota. São eles: microônibus, básico, Padron, articulado e biarticulado.
"Nós temos uma frota aproximada de 15 mil veículos entre ônibus e microônibus. Desses, já tivemos a oportunidade de renovar 4.000, ou seja, quase um terço da frota. Tão importante quanto a renovação em relação a veículos novos é a renovação em relação à idade dos veículos. A meta até o final da gestão é não ter nenhum veículo com mais de 10 anos em circulação", disse o prefeito. Ele explicou que 100% da frota estará renovada, com a substituição dos veículos e a entrega de novos ônibus, até o final do próximo ano.
Os novos ônibus são dotados de pisos baixos para facilitar o acesso dos usuários, acessibilidade e assentos para pessoas com deficiência, idosos ou obesos, área para cão-guia e acompanhante. São menos poluentes que os veículos tradicionais. Além de mais conforto, oferecem mais segurança e rapidez no transporte urbano.
Em três anos, a cidade recebeu 1.670 ônibus tipo Padron (de 90 lugares cada um), 430 ônibus básicos (74 lugares), 1.470 microônibus (42 lugares, para transporte local), 380 articulados (126 lugares) e 50 biarticulados (189 lugares). Os articulados e biarticulados são usados em corredores de ônibus.
Do total de veículos em operação, 2.263 ônibus são acessíveis, o que representa 15% da frota. Esses ônibus contam com piso rebaixado, aumento da largura das portas, eliminação de obstáculos, transmissão automática, suspensão pneumática, limitadores de velocidade e áreas reservadas para cadeirantes e cão-guia.
Menos poluição
Além do conforto e acessibilidade, outra vantagem dos veículos novos é a redução dos índices de poluição do ar. Os novos ônibus reduziram a emissão de monóxido de carbono (CO) em 42,59% e de material particulado em 71,69%, conforme taxas médias aferidas nos veículos. A redução da carga de poluentes é resultado da utilização de combustível especial, o diesel euro 4. De acordo com o secretário municipal de Transportes, no próximo ano serão testados 16 veículos movidos a etanol, que circularão experimentalmente nas quatro regiões da cidade.
Os índices podem ser acompanhados em tempo real no Emissômetro (www.sptrans.com.br/ganhosambientais), instrumento online que permite o acompanhamento, segundo a segundo, dos ganhos ambientais obtidos com a redução da emissão de poluentes na atmosfera. O objetivo é informar à população sobre os resultados já obtidos e previstos para a redução da emissão de poluentes originários da frota de transporte de passageiros em São Paulo.
No próximo ano, a administração municipal prevê ampliar a renovação da frota com mais 1.801 novos ônibus e microônibus em operação na cidade. O investimento nesse setor do transporte coletivo alcançará R$ 1,6 bilhão por parte dos concessionários e permissionários do sistema.
Funcionalidade
Para que o transporte coletivo seja mais ágil e eficiente na cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Transportes está adotando medidas que facilitem a circulação, diminuam o tempo das viagens e não causem grandes impactos urbanos. Uma delas é a implantação de corredores virtuais (a exemplo do piloto adotado na rua Clélia - Zona Oeste). Trata-se da criação de faixas exclusivas, demarcadas por cones, que possibilitam a circulação rápida dos coletivos.
O secretário de Transportes considera que a renovação da frota, com a circulação de veículos maiores nos corredores, associada a um "sistema inteligente para operação do trânsito e transporte", levará a melhoras. "Essa solução deverá ser implantada a partir do próximo ano em toda a cidade. Nessas faixas exclusivas, separadas apenas para o transporte público nos horários de pico e com fiscalização, os ônibus podem desenvolver mais velocidade, entre 30 e 40 km/h, dentro do limite estabelecido, sem as paradas obrigatórias, no caso de não haver passageiros", explicou.
Segundo o secretário, na rua Clélia, a operação experimental permitiu diminuir de 42 para 4 minutos o tempo de travessia de todo o trecho criado. Há estudos para a adoção de corredores virtuais em vias de fluxo intenso de coletivos, como a avenida Celso Garcia ou Radial Leste, na Zona Leste. "Esses corredores podem ser criados rapidamente e ser alterados conforme a necessidade, enquanto os corredores convencionais levam muito tempo até a finalização da execução de todo o projeto".
Fonte: PMSP

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