sexta-feira, 23 de maio de 2008

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Retrato sem retoques do serviço de ônibus

O Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), que já começou a funcionar, dará um retrato, pormenorizado e preciso, do funcionamento do serviço de ônibus da Capital. Trata-se, portanto, de um instrumento precioso para promover a melhoria desse serviço.


O SIM utiliza a tecnologia do rastreamento por GPS ( sistema de posicionamento global), via satélite, para obter informações sobre itinerários, partidas e chegadas dos ônibus. Dos 15 mil ônibus da Capital, 13 mil já têm GPS e os restantes 2 mil receberão o equipamento em breve. Esses dados alimentarão os 500 painéis eletrônicos instalados em 5 dos 10 corredores exclusivos e em 19 dos 27 terminais com informações sobre os horários de partida e o tempo que os ônibus das várias linhas levarão para chegar a seus pontos. O usuário ficará sabendo quando passará o próximo ônibus da linha que pretende usar. Em caso de pane ou acidente, o sistema permite que o socorro seja enviado rapidamente. Em sua casa ou pelo celular, o usuário poderá também se informar sobre os percursos dos ônibus no site da São Paulo Transportes (
www.sptrans.com.br).


O SIM dará também à Prefeitura condições muito melhores de fiscalizar e planejar o serviço de ônibus. A partir de agora, como diz o secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, é possível saber, por exemplo, se o número de veículos em circulação em determinado horário corresponde ao que foi estabelecido com as empresas. Em caso contrário, promete ele, a empresa deverá ser punida.


Por sua própria precisão, o novo sistema está traçando um quadro impiedoso das mazelas do serviço. As informações online sobre a velocidade dos ônibus e o tempo que levam para percorrer os corredores mostram que a situação é ainda pior do que se imaginava. Constatou-se que entre 19 e 20 horas a velocidade em 7 das 10 faixas exclusivas é inferior a 11 quilômetros por hora, quando o ideal é o dobro, de acordo com a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTT). A velocidade média, no sentido bairro-centro, no corredor virtual da Avenida Celso Garcia, na Zona Leste, é de 5 km/hora. Esta é também a velocidade na Avenida Paes de Barros, no sentido bairro-centro. No Viaduto Alberto Badra, a situação é muito pior - velocidade de 2 km/h às 19 horas. Só o Expresso Tiradentes, no sentido bairro, registrou uma velocidade considerada boa, de 40 km/h.


Com o retrato sem retoques do serviço de ônibus feito pelo SIM, a Prefeitura dispõe dos dados necessários para fazer nele as mudanças que há muito se impõem. Éo caso, por exemplo, do tão prometido - por várias administrações - e nunca realizado remanejamento das linhas. Ele é essencial para evitar sobreposições de trajetos e o contraste de linhas sobrecarregadas com outras quase vazias. Daqui para a frente, a Prefeitura não terá mais desculpas para deixar de fazer o que deve.

Fonte: Antp

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