quinta-feira, 2 de abril de 2009

INFO

Painel de ponto de ônibus dá informação errada

Letreiros luminosos de corredores de ônibus, que deveriam informar os passageiros da capital quando o próximo coletivo chegaria, não estão funcionando. Alguns estão "travados", com a mesma tela durante o tempo todo, outros trazem informações que não são reais, ou ainda estão simplesmente desligados.

Essas máquinas ficam nos locais de espera dos corredores. Indicam o número da linha que passa no local e o tempo em que o próximo ônibus vai demorar para chegar.

No corredor da rua da Consolação e da avenida Rebouças (região central de SP), os painéis estão desligados. No ponto do cruzamento da Consolação com a avenida Paulista, a máquina informa que está em manutenção.

"Se funcionassem, ajudaria bastante. Mas, mesmo quando funcionava, não uso muito. Estou acostumada mais a esperar olhando para a rua", disse a empregada doméstica Josefa Maria do Carmo, 43 anos, que trabalha na rua da Consolação e utiliza o local diariamente.

Na avenida São Gabriel, no Itaim Bibi (zona oeste de SP), a máquina funcionava e era atualizada a todo instante. Mas as informações passadas pelo letreiro eram diferentes do que era visto no ponto.

Por exemplo: a informação de que o ônibus da linha 6913/10 chegaria em menos de dois minutos ficou por oito minutos no letreiro antes de o coletivo passar. Continuou por mais cinco depois que ele foi embora. Outras linhas, como a 6401/10, chegaram e foram embora do ponto sem que tivessem sido anunciadas pelo painel.

"Eles têm um problema, que é não falar o nome da linha. Não tomo ônibus aqui todo dia, sei que minha linha é a Terminal Santo Amaro, mas não o número. Então isso [o informativo eletrônico] não me serve", diz a dona de casa Dediça Sampaio, 50 anos.

Em outro corredor, na avenida São João, em Santa Cecília (região central de SP), mais um erro: o letreiro estava ligado, mas com informações paradas. O painel não era atualizado. Por 20 minutos, ficou mostrando a mesma lista com os próximos coletivos que passariam por lá.

Nesse tempo, o ponto recebeu diversas linhas, inclusive as que estavam indicadas, sem que o letreiro se mexesse. Quem se orienta pelo aparelho fica confuso.

Tecnologia

A tecnologia que permite esse sistema depende de aparelhos de GPS instalados no ônibus. Os letreiros deveriam receber informações de uma central que aponta quais são os próximos coletivos a chegar ao ponto.
A implantação do sistema começou em 2005. Segundo a SPTrans, todos os ônibus da cidade contam com o aparelho. O custo foi pago pelas empresas que operam as linhas.

Fiação solta é a causa do problema

A SPTrans disse que os problemas nos corredores da rua da Consolação e da avenida São João foram causados pelo rompimento de uma fiação de fibra ótica.

Segundo a empresa, essa fiação é responsável pela transmissão de dados da central de monitoramento até os pontos de ônibus. Ainda de acordo com a SPTrans, os painéis não estão mais parados -ficam com uma mensagem informando sobre a manutenção no letreiro.

O prazo dado para a solução do problema foi "o mais rápido possível", ainda de acordo com nota da SPTrans.

Sobre o corredor São Gabriel, a empresa disse que desconhece o problema -mas fará verificação.
(AGORAsp)

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