quinta-feira, 23 de abril de 2009

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No retorno não há baldeações

Dentro do Terminal VP não existem linhas de conexão para Vila Zelina e Vila Alpina Atraídos pela propaganda oficial da Prefeitura que mostra o ganho de tempo durante o trajeto do Expresso Tiradentes entre o Terminal Vila Prudente e o Terminal Parque Dom Pedro, na região central, alguns passageiros resolveram deixar os seus carros na garagem e experimentar o novo trecho do transporte público, inaugurado em março deste ano. No sentido bairro-centro sobram elogios, pois o tempo da viagem pelo corredor até o ponto final dura pouco mais de 10 minutos, enquanto pelo trólebus o tempo consumido até o centro chegava a 30 minutos. No retorno, porém, nem tudo corre as mil maravilhas. As principais queixas recaem sobre a falta de linhas que deveriam se conectar dentro do Terminal Vila Prudente com os veículos do corredor expresso.
Uma das passageiras novatas foi a arquiteta e urbanista Alice Juzumas, moradora de Vila Zelina que, no fim de março, decidiu experimentar o novo corredor. “Tentei fazer uso do sistema de integração entre o Expresso Tiradentes e o ônibus do Terminal Vila Prudente e não consegui. Simplesmente não existe uma linha de ônibus que saia do Terminal Vila Prudente e que passe pelos bairros Vila Zelina e Vila Alpina. Todos os ônibus que saem de lá vão para o mesmo lado da Avenida Anhaia Mello”, relata a arquiteta.
De acordo com Alice, é preciso implantar uma linha que saia do Terminal Vila Prudente e passe pela Avenida Zelina, Rua das Giestas e Rua Costa Barros. “Como é possível haver um terminal de ônibus ao lado de nossas casas e não podermos usufruir dele?”, comenta. “Quando reclamei com o fiscal, este respondeu que eu era nova e poderia andar até o ponto fora do terminal [Avenida Paes de Barros] para fazer a baldeação. Um absurdo”.

FALTA PLANEJAMENTO
Não é preciso, porém, criar novas linhas, já que elas existem. Até janeiro de 2007, a linha Metrô Tatuapé/Jardim Guiaracá, que passa na Avenida Zelina, ingressava no Terminal Vila Prudente, nos dois sentidos. Em junho também de 2007, a linha Metrô Bresser/Vila Alpina, que passa na Rua Giestas e na Rua Costa Barros, deixou de entrar no terminal no sentido centro-bairro. Naquela época, essas medidas polêmicas foram alvo de matérias do PAULISTANO, que encaminhou as reclamações para a SPTrans, mas até hoje não recebeu retorno.
Informações colhidas dentro do terminal com funcionários davam conta de que a medida era para dar maior rapidez às linhas e que foram baseadas em reclamações de passageiros da linha Vila Alpina/Bresser. Mas existe até quem aponte aquelas decisões como radicais e fora de propósito. “Às vezes penso que essas deliberações partem de gabinetes e quem as toma nunca precisou de ônibus para se locomover pela cidade”, critica o estudante de Direito, Anderson H. Conrado. “Por que não alternam um veículo ingressando no terminal e outro passando direto? Não agradaria as duas partes?”.
A arquiteta e urbanista concorda que falta planejamento e pesquisa na área de transporte. “Com a chegada do Metrô em Vila Prudente, a demanda pelo transporte público na região vai aumentar bastante, e essa grande falha na malha viária deixará muita gente na mão”, declara. “É preciso um estudo para não termos ônibus correndo num só sentido pela Avenida Anhaia Mello”.

SPTRANS NO SILÊNCIO
O PAULISTANO encaminhou a reclamação à Assessoria de Imprensa da SPTrans na última terça-feira, dia 14, mas como já se tornou hábito deste órgão que gerencia o transporte público municipal, predominou o silêncio até a conclusão desta edição.
(O Paulistano)

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