quinta-feira, 12 de novembro de 2009

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Kassab socorre viações de novo

Prefeitura tirou R$ 25 milhões do Rodoanel para manter passagem de ônibus a R$ 2,30

FELIPE GRANDIN, felipe.grandin@grupoestado.com.br

Para cumprir sua promessa de campanha de não aumentar a tarifa do transporte coletivo, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) transferiu R$ 25 milhões das obras do Rodoanel para as empresas de ônibus. O democrata prometeu investir R$ 300 milhões na construção do anel viário até o fim de seu mandato, em 2012, mas até agora nem um centavo saiu dos cofres municipais.

Kassab vem destinando cada vez mais dinheiro para subsidiar as empresas que prestam serviço de transporte público na cidade. O último reajuste da passagem aconteceu em 2006, quando o valor passou de R$ 2 para R$ 2,30. De lá para cá, o gasto com subsídios mais que dobrou.

Com o aumento do repasse, o gasto da Prefeitura para cobrir o rombo do transporte coletivo chegou a R$ 683 milhões - mais da metade do orçamento da Secretaria de Transportes. Kassab e o titular da pasta, Alexandre de Moraes, afirmaram que o subsídio não ultrapassaria os R$ 600 milhões este ano.

Desde maio, no entanto, a Prefeitura paga mais do que o limite. O desembolso mensal, que deveria ser de R$ 50 milhões, chegou a R$ 100 milhões em setembro. Se continuar nesse ritmo, o total passará de R$ 800 milhões este ano. A verba é usada para cobrir a diferença entre o que é arrecadado com passagens e o que as empresas declaram gastar.

Com o aumento da tarifa em janeiro de 2010, os subsídios cairão para cerca de R$ 360 milhões ao ano. O valor da passagem deve ficar entre R$ 2,70 e R$ 2,80.

Procurado, o Sindicato das Empresas de Ônibus (SPUrbanuss) afirmou que não se manifesta sobre “questões de responsabilidade do governo”, como o aumento do subsídio e da tarifa de ônibus.

A Secretaria de Transportes negou que o subsídio tenha passado do limite. “(Foram pagos) R$ 431 milhões em compensações tarifárias e R$ 227 milhões referentes à renovação de frota. Até o final do ano, está previsto um pagamento total de R$ 531 milhões em compensações tarifárias”, afirmou a pasta, em nota. O próprio site da SPTrans, no entanto, mostra que a verba foi destinada a “compensações tarifárias”. O órgão informou que houve o remanejamento porque “não havia perspectiva de aplicação imediata da verba do Rodoanel” e que “mantém o plano de investir (na obra)”. (ESTADÃO)

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