
quinta-feira, 5 de março de 2009
INFO
O prefeito de São Bernardo Luiz Marinho (PT) participou nesta quarta-feira (25) da entrega simbólica de 32 novos ônibus aos usuários do transporte coletivo da cidade. Os coletivos estarão circulando nas ruas a partir da próxima segunda-feira (2).
Dos 350 ônibus que integram a frota, 32 foram substituídos, sendo 25 “normais” e sete híbridos (que poluem menos). Os coletivos são fabricados na própria cidade pela Scania, têm capacidade para transportar 100 passageiros (metade em pé e metade sentado) e devem beneficiar cerca de 20 mil usuários que diariamente utilizam o transporte nos bairros Taboão, Riacho Grande, Represa, Esperança e Vila São Pedro.
O investimento é de R$ 12 milhões no total, sendo uma média de R$ 450 mil por veículo. Entre um dos diferenciais, se comparado a atual frota, está o cambio automático. “Esses ônibus são de padrão europeu. Quando faz a parada no ponto, ele abaixa no mesmo nível da calçada. Os ônibus tradicionais quando têm acessibilidade é um elevador, esses têm uma rampa, onde a própria pessoa ou o acompanhante pode se locomover. Esse é um padrão que nós devemos sonhar para toda nossa frota e para toda frota brasileira”, exaltou Luiz Marinho que teve no evento a companhia do vice, Frank Aguiar (PTB).
Apesar da iniciativa, o chefe do Executivo ressaltou que a ação não faz parte do projeto a ser implantado na área do transporte. “Isso não faz parte ainda da reestruturação do transporte que nós vamos fazer. Isso faz parte do planejamento da própria empresa que estava planejando tirar os ônibus mais antigos e colocar ônibus novos para rejuvenescer a frota”.
Pesquisa
O projeto de reestruturação idealizado pela administração municipal terá os primeiros passos na próxima semana. Na oportunidade, técnicos irão fazer o levantamento de todos os pontos de ônibus da cidade.
Já a partir do dia 15 de março, pesquisadores estarão nos próprios coletivos fazendo entrevistas com os usuários para levantar a demanda e as necessidades na chamada pesquisa de origem e destino. O resultado apontará quantos coletivos ainda são necessários e quais locais do município carecem do transporte.
“Nós enxergamos a necessidade de cinco terminais de integração de linhas. A pesquisa vai nos dizer se estamos com a visão correta ou se precisamos de mais terminais para reformular todo o transporte”, prevê Marinho.
Segundo o prefeito, o estudo também focará a introdução do bilhete único, com a possibilidade, inclusive, de abranger as linhas intermunicipais. “Podemos, na sequência, introduzir o metrô, pois nós vamos ter a interligação. Nós vamos construir uma interligação com VLT (Veículo Leve sobre Trilho) para interligar na estação Tamanduateí do metrô, de forma que nós possamos diminuir a quantidade de carros que se desloca para São Paulo a partir dessa ligação”, destacou Luiz Marinho, citando ainda que o projeto possui duas vertentes principais: acabar com a demora e a superlotação.
(REPORTERdiário)
INFO
Dois novos ônibus Irizar Century com acabamento Premium farão parte das equipes de futebol do Corinthians e do Santos em 2009. Encomendados pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, os veículos receberam chassis 18.320 EOT e fazem parte de uma nova estratégia de marketing da montadora para com a paixão brasileira, que é o futebol. As carroçarias Irizar contam com 34 poltronas leito turismo, ar condicionado climatizado, calefação, DVD com 01 monitor de 21" + 03 de LCD15", porta e banheiro central, cama com maca para atender aos jogadores que necessitam de atendimento especial e salão em dois ambientes. Para a Irizar, os novos ônibus trazem itens necessários para garantir o conforto dos jogadores e comissão técnica antes de seus jogos decisivos. Além dos dois times paulistas, a encarroçadora informou que irá fornecer mais dois ônibus à Volkswagen, que irão atender ao Sport e ao Náutico, ambos clubes de Recife (PE).
(REVISTAautoBus)
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
INFO
Isis Mastromano Correia
Do Diário do Grande ABC
O processo de escolha das empresas de ônibus intermunicipais do Grande ABC, que deveria começar hoje, foi adiado por tempo indeterminado.
Nenhuma viação entregou a documentação necessária para concorrer à concessão da chamada Área 5, que compreende as sete cidades da região além de parte da Capital.
As empresas tiveram prazo até as 17h de ontem para demonstrar interesse em operar as linhas de ônibus entre municípios, mas, de acordo com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) - estatal que rege o sistema de coletivos intermunicipais -, nenhuma delas entregou propostas para participar da licitação.
Por isso, a EMTU decidiu ainda na tarde de ontem que a sessão pública de abertura da licitação, marcada para as 10h de hoje, teria de ser declarada vazia.
Sem interessados em concorrer ao direito de operar os ônibus intermunicipais, a região permanecerá com a atual frota que faz ligação sobretudo com a região central da Capital.
Diante do aparente desinteresse das empresas, a EMTU informou que terá de reavaliar o processo de licitação. Ainda não há data para que a operação de escolha das empresas seja retomada.
IMPASSE - A novela para escolher novas empresas ou restaurar a concessão das atuais operadoras intermunicipais na região, se arrasta desde 2005.
O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC tentou impugnar o edital duas vezes, assim como fez o Setpesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo).
Mesmo rejeitando parte dos pedidos de combate às regras da licitação, em setembro do ano passado a EMTU teve de suspender o edital por determinação do Tribunal de Contas do Estado.
Uma das queixas das viações ao longo dos anos é de que a EMTU deveria realizar levantamento dos investimentos feitos pelas atuais concessionárias que ainda não foram amortizados. Isto seria necessário para que fosse feita a correta indenização ao término do contrato.
Para o presidente da AETC/ABC (Associação das Empresas de Transporte Coletivo do Grande ABC), Baltazar de Souza, o não-interesse das empresas em participar da licitação se deve ao fato de que o edital é inviável economicamente.
"Nosso sistema (de ônibus) no Grande ABC é diferente dos outros locais. Nos outros lugares se paga até 40% a menos para um funcionário, o custo é menor, tem mais passageiros. E pelo edital ainda querem reduzir 300 ônibus (a frota atual é de 1.300 veículos)", explica Souza.
O presidente da AETC/ABC disse que as empresas proporão ao Estado a formulação de um novo edital que contemple as requisições das viações.
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
domingo, 25 de janeiro de 2009
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
domingo, 11 de janeiro de 2009
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
domingo, 2 de novembro de 2008
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
SÓ ALEGRIA!
Duas criancinhas de oito anos conversam no quarto...
O menino pergunta para a menina:
- O que vais pedir no DIA DA CRIANÇA?
A menina responde:
- Eu vou pedir uma Barbie, e você?
- Eu vou pedir um OB! - responde o menino
E a menina espantada...
- OB?! O que é isso?!
E o menino explica:
- Nem imagino... Mas na televisão dizem que com OB a gente pode ir à praia todos os dias, andar de bicicleta, andar a cavalo, dançar, ir ao clube, correr, fazer um montão de coisas, e o melhor... SEM QUE NINGUÉM PERCEBA.
Fonte: INFOCASA
terça-feira, 21 de outubro de 2008
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
O FATO NA FOTO
http://infocasa.blogspot.com

sexta-feira, 17 de outubro de 2008
INFO
15/10/2008 - José Carlos Cabral/DA REDAÇÃO/CANAL DO TRANSPORTE - A Itapemirim (www.itapemirim.com.br) inova no transporte rodoviário de passageiros. Numa iniciativa pioneira no país, a empresa está testando a tecnologia Wi-Fi (internet sem fio) para notebooks e telefones celulares em um dos seus ônibus da linha São Paulo-Rio (foto, divulgação).
Sistema - Com o “Wi-Fi Bus”, como a Itapemirim chama o seu sistema, o passageiro pode conectar o notebook ou celular à internet durante toda a viagem. De acordo com a empresa, trata-se da primeira iniciativa deste tipo no setor.
Realizado pelas áreas de Marketing e Informática da empresa em parceria com a Vex Pointer Networks, os testes para verificação de cobertura e qualidade do sinal do sistema prosseguem durante todo o mês de outubro. “Também nesse período estamos realizando uma pesquisa de avaliação para medir a aceitação do serviço por parte do cliente”, informa o coordenador de marketing da Itapemirim, Cássio Ricchetti.
Após a fase de testes, caso haja aprovação técnica, financeira e boa receptividade do serviço, a empresa definirá o número de ônibus que serão equipados com o Wi-Fi Bus. Além disso, avaliará se o beneficio adicional será cobrado do passageiro. A nova tecnologia está sendo testada no ônibus do serviço Golden identificado com o adesivo "Wi-Fi Zone".
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
sexta-feira, 3 de outubro de 2008
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
terça-feira, 23 de setembro de 2008
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
sábado, 20 de setembro de 2008
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
LINK
No site do Diário do Grande ABC tem uma matéria sobre busologo. Fala de um especificamente, mas serve pra todos apreciadores do boby. Confira:
http://home.dgabc.com.br/canais/video/?/video/58/destaques/bus%f3logo
domingo, 24 de agosto de 2008
terça-feira, 29 de julho de 2008
quinta-feira, 24 de julho de 2008
LINK
HUMOR
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e muito mais!
.......................
I N F O C A S A
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INFO
Transporte de Mauá segue sem definição de edital
O imbróglio começou no último dia 14, quando a Prefeitura decidiu desclassificar as cinco empresas que concorrem pela permissão de operar o sistema de ônibus municipais na cidade.
A justificativa dada pela Comissão Permanente de Licitações da cidade para barrar o processo é de que as empresas não estão habilitadas para concorrer, pois os documentos apresentados por elas têm irregularidades. A Prefeitura, porém, não especificou quais são esses erros.
Além da irregularidade documental, as tratativas foram adiadas depois que uma das empresas entrou com recurso contra a desclassificação.
A Divisão de Compras e Licitações da Secretaria de Finanças de Mauá apontou que os requisitos para a participação de empresas na licitação do transporte público são a apresentação dos documentos que comprovem a capacidade técnica, idoneidade jurídica e fiscal e um atestado da chamada visita técnica, feita para que a interessada conheça as particularidades do município.
A abertura de licitação é fruto de pressões feitas pelo Ministério Público. Em dezembro do ano passado a Promotoria de Justiça ajuizou ação civil pública obrigando a conclusão do processo licitatório tendo em vista que há mais de 10 anos o comando dos coletivos é concedido por decretos municipais.
O Ministério Público não retornou aos pedidos de entrevista com as promotoras responsáveis pelo caso.
Enquanto houver o impasse, as viações Barão de Mauá e Januária continuarão à frente dos serviços. "O Ministério Público está cobrando a concorrência e está certo. Mas a licitação está aberta. Vamos ganhar e trabalhar", disse Baltazar de Souza, dono das duas empresas.
quarta-feira, 23 de julho de 2008
INFO
SP terá mais duas linhas noturnas de ônibus
As regiões da Vila Madalena e da Vila Olímpia, em São Paulo, contam, desde a última sexta-feira, com linhas de ônibus noturnas. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o objetivo é oferecer transporte para quem freqüenta os bares e casas noturnas dessas regiões - contribuindo para a obediência à Lei Seca - e aliviar o tráfego, geralmente sobrecarregado à noite.
Em quatro dias, 609 passageiros utilizaram as duas linhas. São elas a 702N, que liga o Terminal Parque Dom Pedro II, no centro, a Pinheiros, na zona oeste, e a 748N, que vai da Lapa ao Itaim Bibi, passando por Vila Madalena/Sumarezinho e Pinheiros. Na primeira, ônibus convencionais passam a circular às 23h20, com a primeira partida no sentido centro, e encerram a operação às 4h40. A segunda conta com microônibus, em sistema circular, entre 23h30 e 3h30.
"Nossa idéia foi criar linhas que passam por terminais, onde existem outras linhas que funcionam a noite toda, facilitando o transporte das pessoas, inclusive daquelas que consomem bebidas alcoólicas e, portanto, não podem dirigir" explicou, em nota, o secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes.
Fonte: Diário do Grande ABC
INFO
Corredor de ônibus Diadema-Brooklin deve sair do papel em 2009
Idealizado ainda nos anos 1980, o corredor de ônibus Diadema-Brooklin deve entrar em operação em agosto de 2009. O prazo foi dado ontem pelo presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), José Ignácio Sequeira de Almeida. O projeto vem de encontro ao que especialistas apontam como solução para se evitar o caos no trânsito da região, que vê a frota aumentar em 230 veículos por dia.
O prolongamento do corredor até a Estação Morumbi da CPTM fez com que valores iniciais fossem revistos, atrasando a obra. Agora, o presidente da EMTU já planeja a eletrificação do trecho, prevista para 2011. "O projeto será concluído em novembro, quando abriremos licitação."
O plano prevê ainda a utilização de trólebus no trecho que vai de Piraporinha ao Jabaquara. Haverá também redimensionamento da carga elétrica do corredor que se estende até São Mateus, passando por Santo André. "Com novos ônibus, o sistema precisa ser potencializado", explicou.
O presidente da EMTU acredita que a iniciativa é parte do que imagina como ideal: a ampliação de vias exclusivas para o transporte público. "Estou no meio de um congestionamento, cercado por carros", disse durante a entrevista, concedida por telefone. "Preferia que houvesse apenas um corredor de ônibus aqui ao lado."
O sonho de Almeida deve ganhar fôlego na região apenas em 2010. Uma série de ações integradas que ainda não saíram do papel estão previstas para ligar a região à Capital nos próximos dois anos. O "rodoanel dos ônibus" ainda não tem prazo para chegar ao Grande ABC. O TEU (Transporte Expresso Urbano), como é chamado, tem como prioridade a implantação do trecho norte, entre o bairro Tucuruvi e Guarulhos.
O diretor-executivo do Consórcio Intermunicipal, Marcio Chaves, diz, porém, que o projeto está em estágio avançado, devendo seguir pela Jacu-Pêssego até se encontrar com o corredor metropolitano. "Temos participado da aceleração do processo", garantiu.
Outra das opções apontadas para a região seria a implantação do Expresso ABC, prevista para 2010. O trem funcionaria como metrô de superfície e ligaria as estações Luz e Mauá, com paradas previstas apenas no Brás, São Caetano e Santo André. As obras ainda não começaram.
Fonte: Diário do Grande ABC
sábado, 12 de julho de 2008
INFO
TV nos ônibus: uma forma de driblar o trânsito
Considerada como um meio alternativo de transmitir as notícias, a TV no ônibus, está em São Paulo desde fevereiro de 2007. Por meio de monitores de LCD de 17” instalados nos veículos, os passageiros têm acesso a conteúdos relacionados à ecologia, roteiro cultural, dicas de saúde, educação e informática, variedades e notícias.
Mais de 500 ônibus na capital paulista possuem o serviço, onde funciona basicamente sob a coordenação de duas empresas, a TVO e a Bus TV. A TVO atualmente conta com 465 ônibus com o serviço e a Bus TV até o momento conta com 250 ônibus com TVs instaladas. Além de São Paulo a Bus TV atua no Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. No total a Bus TV conta com 620 ônibus em todo o Brasil.
Com ou sem som?
Em uma pesquisa realizada pelo Ibope para a TVO em abril, motoristas, cobradores e usuários disseram que preferem que as TVs em ônibus não possuam som. Um dos motivos para isso é o fato de o som atrapalhar os passageiros que lêem ou descansam durante o trajeto, além de, segundo os entrevistados, causar um alto nível de ruído dentro do veículo, impedindo a comunicação.
De acordo com o diretor da Bus TV, João Pedro Neto, há outro ponto de vista sobre o ter ou não áudio nos veículos. Segundo pesquisas realizadas pela Bus TV os consumidores querem sim que haja áudio. “Ter som é um direito do consumidor, pois há as minorias que não sabem ler e por isso não conseguem acompanhar as imagens e as legendas” afirma Neto.
O diretor da Bus TV ressalta a importância do respeito ao ouvido dos usuários de ônibus: “É claro que o som deve ser controlado, em torno de 30 decibéis para não interferir na conversa ou leitura de quem viaja. Deve ser tipo música ambiente, como nos restaurantes”, completa.
Outra defensora do áudio é a Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual (Laramara). Em carta a Laramara reforça os seguintes aspectos sobre a necessidade do som nas programações transmitidas nos coletivos:
“- As pessoas com deficiência visual: cegos e com baixa visão e os analfabetos, poderão em muito se beneficiar das informações auditivas, desde as próprias propagandas comerciais como os informes de utilidade pública (campanhas de vacinação, utilização de serviços públicos, promoção de eventos de lazer, cultura e esportes, editais de concursos entre outros).
- Deve ser agregado a esses informes, o anúncio do próximo ponto de parada, favorecendo o exercício da autonomia e independência das pessoas. Essa ação também desonera o motorista ou o cobrador de uma “responsabilidade” que não é deles (lembrar de avisar ao passageiro sobre seu ponto de desembarque).
- Ainda sobre informes, sugere-se que periodicamente ocorram informações visuais na tela (mapa do itinerário) acompanhadas pelas informações auditivas. Atende perfeitamente ao conceito da acessibilidade universal: é útil pra todos. ”
A SPTrans libera o som nas TVs dos ônibus. De acordo com a Portaria 79/07, é possível sim que as programações dos ônibus tenham áudio, sem é claro incomodar os passageiros. Na portaria são estabelecidas condições para que esse tipo de mídia seja utilizado, como tamanho, formatos de programação, dentre outros.
ADNEWS
quarta-feira, 9 de julho de 2008
INFO
Mais um lançamento da Comil acaba de chegar ao

O Piá Rodoviário teve seu interior refinado, trazendo o requinte da linha Campione para o segmento de microônibus, com novo porta-pacotes com maior espaço para guardar volumes e nova iluminação interna. O porta-pacotes ainda serve como corrimão, tornando a circulação no interior do veículo muito mais segura e confortável. Novas cores internas trazem maior conforto visual e tranqüilidade ao passageiro.
O Piá Urbano teve seu interior reformulado com a tecnologia e a qualidade do interior do Svelto 2008. É equipado com novo conjunto de padronagens e cores, que trazem vida e movimento para o ônibus. As cores de revestimentos ampliam o espaço e buscam a luminosidade interna. O micro traz também novas luminárias, que oferecem a possibilidade de aplicação da iluminação em LED.
Além das tradicionais poltronas Urban 90, apresenta como novidade a nova poltrona encosto alto Urbe Class, com novo design e maior conforto devido às suaves curvaturas que desenham as costas do usuário. Outro destaque da poltrona são suas estruturas confiáveis, que foram submetidas a vários testes, e que são intercambiáveis (pode-se trocar o modelo de poltrona sem retirar sua estrutura de apoio).
Fonte: ShopTrans / WebTranspo
INFO

Segundo o diretor de Operações Internacionais da Marcopolo,

Os ônibus entregues em Nova Delhi são do modelo Starbus LE, com piso baixo (Low Entry). Internamente, é equipado assentos estofados em tecidos . O motor traseiro movido à gás também colabora para a redução nos níveis de emissões e ruído interno. O veículo possui ainda itens de conforto e segurança como sinais sonoros para abertura e fechamento das portas, cintos de segurança, portas com controle pneumático que impede a partida enquanto abertas, rampa manual para portadores de necessidades especiais e um sistema sonoro que informa o destino e a estação de parada.
Fonte: ShopTrans / WebTranspo