segunda-feira, 27 de julho de 2009
segunda-feira, 20 de julho de 2009
INFO
Transporte coletivo: mais passageiros e menos ônibus
Os usuários de ônibus da capital estão mais apertados dentro dos coletivos e ficam mais tempo nos pontos à espera da condução. A frota de transporte público perdeu 270 veículos e ganhou 220mil passageiros neste ano, segundo a Folha de S.Paulo. Se for considerada apenas a parcela que depende das lotações, a situação é pior. No
último ano, o número de perueiros caiu 2,1%, e o de passageiros subiu 7,3%. Com menos veículos e mais passageiros, empresas de ônibus e perueiros faturam mais. Isso compensaria o congelamento da tarifa, que é de R$ 2,30 desde 2006. Metrô e trem tiveram reajustes anuais e o bilhete custa hoje R$ 2,55. A prefeitura alega que, apesar de haver menos veículos nas garagens, as empresas são obrigadas a cumprir um número mínimo de partidas diárias, sob pena de multa. O Ministério Público abriu investigação sobre o problema e há um blog para quem quiser fazer reclamações: www.onibus.blog.br. (DESTAK)
Os usuários de ônibus da capital estão mais apertados dentro dos coletivos e ficam mais tempo nos pontos à espera da condução. A frota de transporte público perdeu 270 veículos e ganhou 220mil passageiros neste ano, segundo a Folha de S.Paulo. Se for considerada apenas a parcela que depende das lotações, a situação é pior. No
último ano, o número de perueiros caiu 2,1%, e o de passageiros subiu 7,3%. Com menos veículos e mais passageiros, empresas de ônibus e perueiros faturam mais. Isso compensaria o congelamento da tarifa, que é de R$ 2,30 desde 2006. Metrô e trem tiveram reajustes anuais e o bilhete custa hoje R$ 2,55. A prefeitura alega que, apesar de haver menos veículos nas garagens, as empresas são obrigadas a cumprir um número mínimo de partidas diárias, sob pena de multa. O Ministério Público abriu investigação sobre o problema e há um blog para quem quiser fazer reclamações: www.onibus.blog.br. (DESTAK)
INFO
Fiscalização no RJ tira 68 ônibus de circulação
Sessenta e oito veículos que não apresentam condições de operar no transporte de passageiros por má conservação e falha na documentação foram apreendidos hoje, em uma operação dos Fiscais do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), no Rio de Janeiro. A operação ocorreu nos terminais de vários municípios do Estado. A empresa com maior número de infrações foi a Rio Ita, com 11 veículos recolhidos à garagem.
Entre janeiro e junho de 2009, o Detro tirou de circulação 410 ônibus e aplicou 1.464 infrações nas empresas que operam a frota regular do transporte intermunicipal de passageiros. (Agência Estado)
Sessenta e oito veículos que não apresentam condições de operar no transporte de passageiros por má conservação e falha na documentação foram apreendidos hoje, em uma operação dos Fiscais do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), no Rio de Janeiro. A operação ocorreu nos terminais de vários municípios do Estado. A empresa com maior número de infrações foi a Rio Ita, com 11 veículos recolhidos à garagem.
Entre janeiro e junho de 2009, o Detro tirou de circulação 410 ônibus e aplicou 1.464 infrações nas empresas que operam a frota regular do transporte intermunicipal de passageiros. (Agência Estado)
quinta-feira, 4 de junho de 2009
INFO
Promotor usa twitter e blog para apurar irregularidades em ônibus de SP
MP investiga denúncias de superlotação e atrasos em coletivos.
Prefeitura diz que maioria das reclamações é contra intervalos excessivos.
O promotor de Justiça Saad Mazloum criou um blog e um perfil no twitter para intensificar uma investigação sobre supostas irregularidades no sistema municipal de ônibus de São Paulo. Ele quer coletar denúncias de superlotação, intervalos excessivos, falta de higiene e outros problemas enfrentados por passageiros para analisar se a Prefeitura de São Paulo tem fiscalizado a eficiência do serviço oferecido e se as viações cumprem suas obrigações contratuais.
As denúncias virtuais podem ser feitas em comentários no blog, moderados pelo promotor, ou via mensagem no twitter. “Vai ser um inquérito bem colaborativo. As pessoas reclamam do transporte, mas não vejo cara, não vejo nome. Essas pessoas às vezes não têm a quem recorrer e preferem ficar queimando ônibus”, dsse Mazloum ao G1.
Inquérito online e colaborativo
Ele promete também disponibilizar no blog os documentos do inquérito civil público, aberto em fevereiro deste ano, a partir de uma denúncia do vendedor Moisés Jardim, de 32 anos. Depois de passar oito anos tendo que se espremer e enfrentar atrasos na linha 8594-10 (Praça Ramos de Azevedo—Cidade D´Abril), ele resolveu ir além das rotineiras reclamações à São Paulo Transporte (SPTrans), empresa municipal que planeja e fiscaliza o funcionamento dos ônibus. O órgão informou ao G1 que está à disposição da Promotoria e da Justiça para “todos os esclarecimentos que se fizerem necessários”.
Moisés protocolou uma carta no Ministério Público do Estado de São Paulo. Na denúncia, ele contou que nos horários de pico é difícil até embarcar nos coletivos pelo excesso de passageiros espremidos contra a porta. Segundo o vendedor, às vezes, os ônibus nem param no ponto pela falta de espaço para novos passageiros. “Normalmente viajamos espremidos sem poder sentar. A gente chega em casa com dor nos braços, nas pernas e bolsa amassada”, relatou Moisés ao G1, que depende da linha para ir e voltar ao trabalho.
A Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da capital paulista começou a investigação para apurar por que os problemas se repetem rotineiramente, conforme alega o denunciante,na linha operada pela viação Santa Brígida. Na terça-feira (26), Mazloum ampliou o inquérito para todas as linhas em funcionamento na cidade. Agora o promotor quer mais avaliações dos usuários do sistema de ônibus para investigar.
“Vou exigir da prefeitura que adote providências pra melhorar essa situação. O sujeito pega ônibus superlotado todo dia, é maltratado, mas não reclama. Muitas vezes o usuário acha que não vai dar em nada”, declarou o promotor.
Fluxo diário de 5,6 milhões de passageiros
Investigar as irregularidades vai exigir grande esforço. Funcionam atualmente 1.333 linhas de ônibus municipais em uma frota de quase 15 mil veículos em São Paulo, por onde circulam cerca de 5,6 milhões de passageiros diariamente, segundo a SPTrans.
Os sinais de problemas no funcionamento se expressam nas reclamações feitas à prefeitura, ainda que nem todos insatisfeitos reclamem, seja por desconhecimento ou por comodismo. Em 2008, foram protocoladas 85.087 reclamações. Só neste ano, até o dia 12 de maio, foram recebidas 29.306 queixas de usuários insatisfeitos. Há 785 denúncias de superlotação no mesmo período de 2009 e 962 em 2008. Mas, a principal queixa é intervalo excessivo entre um veículo e outro: foram 6.829 em 2009, pelo balanço, e 6.858 em 2008.
A SPTrans responde às reclamações com fiscalizações nos alvos das denúncias. Se o problema for constatado pelos fiscais do órgão, o consórcio responsável pela linha criticada pode ser multado. Em 2008, foram aplicadas 105.281 multas, que geraram uma arrecadação de cerca de R$ 67 milhões ao município.
Uma polêmica a ser enfrentada pela investigação é a falta de um limite da Secretaria Municipal dos Transportes de São Paulo à quantidade de passageiros em pé por metro quadrado em um ônibus, o que permite às empresas agir como preferem. Só há uma proibição aos coletivos de circular com portas abertas. Isso possibilita que passageiros sejam “empacotados” dentro do ônibus.
Mesmo nos modelos de veículos maiores, como o ônibus bi-articulado com capacidade para até 190 passageiros, os passageiros viajam espremidos nas linhas superlotadas, porque sobra espaço para ficar em pé e falta poltrona.
O único limite, expresso na legislação brasileira, ao transporte irresponsável de passageiros é uma norma de segurança da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) de 2008, que regula exigências para fabricação de ônibus no Brasil. A norma, tornada obrigatória pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro) desde março de 2009, exige que fabricantes projetem ônibus urbanos para transportar no máximo seis passageiros em pé por metro quadrado. Segundo especialistas, o problema é que essa norma torna possível a produção de coletivos feitos para receber mais passageiros em pé do que o desejável pelos usuários.
Limite de passageiros em pé é inadequado, diz especialista
O professor Osmar Vicente Rodrigues, da Unesp, doutor em design de veículos, critica o limite brasileiro “generoso” às empresas e “problemático” para os passageiros. Por padrões ideais de segurança e eficiência, um ônibus precisa garantir a cada usuário em pé no mínimo uma área de 0,8 metro quadrado para ocupar, diz ele. “A pessoa precisa de 0,8 metro quadrado para movimentação. Se considerar 0,20 metro quadrado para cada um, não consegue se mexer, traz riscos”, afirmou Rodrigues ao G1.
Quem fica espremido no corredor de um ônibus está mais vulnerável no caso de um acidente. A urbanista Silvana Zioni, professora da Universidade Mackenzie e ex-coordenadora de projetos da SPTrans (1995-2000), destacou também, em entrevista ao G1, que a superlotação não pode ser somente encarada como um problema de conforto.
“A superlotação não pode ser entendida como uma mera reclamação de conforto. É um indicador de que o sistema operacional está ruim. Não pode ser normal o ônibus andar lotado, gera uma insegurança muito grande”, disse Silvana.
Para a urbanista, a solução exige uma série de ações operacionais. “Pode ampliar horário considerado de pico, aumentar número de ônibus, adaptar o itinerário à demanda e mudar o tipo de frota”, enumerou a especialista.
De acordo com o promotor Mazloum, aumentar a frota de ônibus, por exemplo, pode ser uma recomendação feita à prefeitura no inquérito. “O município tem que se adequar às exigências e às necessidades da população. O objetivo é que ele cumpra seu dever de fiscalização e que os problemas sejam contidos”, explicou.
A promotoria solicitou cópias dos contratos de concessão de todas as linhas de ônibus para apurar se exigências, como o número de veículos por horário e os intervalos entre as partidas, estão sendo cumpridas pelas empresas e fiscalizadas pela prefeitura.
“O inquérito pode checar a adequação dos contratos. Estamos pagando por uma coisa que não está cumprindo o desejado”, avaliou Silvana.
Tanto autoridades municipais como responsáveis pelas viações podem responder a processo por improbidade administrativa, segundo Mazloum, se forem comprovadas e reiteradas irregularidades durante a investigação. No caso da prefeitura podem ser processados responsáveis por uma eventual omissão na fiscalização dos ônibus. Já os responsáveis pelas empresas podem responder na Justiça se forem detectadas violações contratuais.
Canais de reclamações
Além do blog (www.onibus.blog.br) e do twitter (www.twitter.com/blogdoonibus), a promotoria também disponibilizou o e-mail cidadania@mp.sp.gov.br para denúncias de usuários de ônibus. Reclamações à prefeitura podem ser feitas pelo telefone 0800-7710118 e pelo site do SPTrans (www.sptrans.com.br).
(Fonte: Daniel Haidar Do G1, em São Paulo)
MP investiga denúncias de superlotação e atrasos em coletivos.
Prefeitura diz que maioria das reclamações é contra intervalos excessivos.
O promotor de Justiça Saad Mazloum criou um blog e um perfil no twitter para intensificar uma investigação sobre supostas irregularidades no sistema municipal de ônibus de São Paulo. Ele quer coletar denúncias de superlotação, intervalos excessivos, falta de higiene e outros problemas enfrentados por passageiros para analisar se a Prefeitura de São Paulo tem fiscalizado a eficiência do serviço oferecido e se as viações cumprem suas obrigações contratuais.
As denúncias virtuais podem ser feitas em comentários no blog, moderados pelo promotor, ou via mensagem no twitter. “Vai ser um inquérito bem colaborativo. As pessoas reclamam do transporte, mas não vejo cara, não vejo nome. Essas pessoas às vezes não têm a quem recorrer e preferem ficar queimando ônibus”, dsse Mazloum ao G1.
Inquérito online e colaborativo
Ele promete também disponibilizar no blog os documentos do inquérito civil público, aberto em fevereiro deste ano, a partir de uma denúncia do vendedor Moisés Jardim, de 32 anos. Depois de passar oito anos tendo que se espremer e enfrentar atrasos na linha 8594-10 (Praça Ramos de Azevedo—Cidade D´Abril), ele resolveu ir além das rotineiras reclamações à São Paulo Transporte (SPTrans), empresa municipal que planeja e fiscaliza o funcionamento dos ônibus. O órgão informou ao G1 que está à disposição da Promotoria e da Justiça para “todos os esclarecimentos que se fizerem necessários”.
Moisés protocolou uma carta no Ministério Público do Estado de São Paulo. Na denúncia, ele contou que nos horários de pico é difícil até embarcar nos coletivos pelo excesso de passageiros espremidos contra a porta. Segundo o vendedor, às vezes, os ônibus nem param no ponto pela falta de espaço para novos passageiros. “Normalmente viajamos espremidos sem poder sentar. A gente chega em casa com dor nos braços, nas pernas e bolsa amassada”, relatou Moisés ao G1, que depende da linha para ir e voltar ao trabalho.
A Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da capital paulista começou a investigação para apurar por que os problemas se repetem rotineiramente, conforme alega o denunciante,na linha operada pela viação Santa Brígida. Na terça-feira (26), Mazloum ampliou o inquérito para todas as linhas em funcionamento na cidade. Agora o promotor quer mais avaliações dos usuários do sistema de ônibus para investigar.
“Vou exigir da prefeitura que adote providências pra melhorar essa situação. O sujeito pega ônibus superlotado todo dia, é maltratado, mas não reclama. Muitas vezes o usuário acha que não vai dar em nada”, declarou o promotor.
Fluxo diário de 5,6 milhões de passageiros
Investigar as irregularidades vai exigir grande esforço. Funcionam atualmente 1.333 linhas de ônibus municipais em uma frota de quase 15 mil veículos em São Paulo, por onde circulam cerca de 5,6 milhões de passageiros diariamente, segundo a SPTrans.
Os sinais de problemas no funcionamento se expressam nas reclamações feitas à prefeitura, ainda que nem todos insatisfeitos reclamem, seja por desconhecimento ou por comodismo. Em 2008, foram protocoladas 85.087 reclamações. Só neste ano, até o dia 12 de maio, foram recebidas 29.306 queixas de usuários insatisfeitos. Há 785 denúncias de superlotação no mesmo período de 2009 e 962 em 2008. Mas, a principal queixa é intervalo excessivo entre um veículo e outro: foram 6.829 em 2009, pelo balanço, e 6.858 em 2008.
A SPTrans responde às reclamações com fiscalizações nos alvos das denúncias. Se o problema for constatado pelos fiscais do órgão, o consórcio responsável pela linha criticada pode ser multado. Em 2008, foram aplicadas 105.281 multas, que geraram uma arrecadação de cerca de R$ 67 milhões ao município.
Uma polêmica a ser enfrentada pela investigação é a falta de um limite da Secretaria Municipal dos Transportes de São Paulo à quantidade de passageiros em pé por metro quadrado em um ônibus, o que permite às empresas agir como preferem. Só há uma proibição aos coletivos de circular com portas abertas. Isso possibilita que passageiros sejam “empacotados” dentro do ônibus.
Mesmo nos modelos de veículos maiores, como o ônibus bi-articulado com capacidade para até 190 passageiros, os passageiros viajam espremidos nas linhas superlotadas, porque sobra espaço para ficar em pé e falta poltrona.
O único limite, expresso na legislação brasileira, ao transporte irresponsável de passageiros é uma norma de segurança da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) de 2008, que regula exigências para fabricação de ônibus no Brasil. A norma, tornada obrigatória pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro) desde março de 2009, exige que fabricantes projetem ônibus urbanos para transportar no máximo seis passageiros em pé por metro quadrado. Segundo especialistas, o problema é que essa norma torna possível a produção de coletivos feitos para receber mais passageiros em pé do que o desejável pelos usuários.
Limite de passageiros em pé é inadequado, diz especialista
O professor Osmar Vicente Rodrigues, da Unesp, doutor em design de veículos, critica o limite brasileiro “generoso” às empresas e “problemático” para os passageiros. Por padrões ideais de segurança e eficiência, um ônibus precisa garantir a cada usuário em pé no mínimo uma área de 0,8 metro quadrado para ocupar, diz ele. “A pessoa precisa de 0,8 metro quadrado para movimentação. Se considerar 0,20 metro quadrado para cada um, não consegue se mexer, traz riscos”, afirmou Rodrigues ao G1.
Quem fica espremido no corredor de um ônibus está mais vulnerável no caso de um acidente. A urbanista Silvana Zioni, professora da Universidade Mackenzie e ex-coordenadora de projetos da SPTrans (1995-2000), destacou também, em entrevista ao G1, que a superlotação não pode ser somente encarada como um problema de conforto.
“A superlotação não pode ser entendida como uma mera reclamação de conforto. É um indicador de que o sistema operacional está ruim. Não pode ser normal o ônibus andar lotado, gera uma insegurança muito grande”, disse Silvana.
Para a urbanista, a solução exige uma série de ações operacionais. “Pode ampliar horário considerado de pico, aumentar número de ônibus, adaptar o itinerário à demanda e mudar o tipo de frota”, enumerou a especialista.
De acordo com o promotor Mazloum, aumentar a frota de ônibus, por exemplo, pode ser uma recomendação feita à prefeitura no inquérito. “O município tem que se adequar às exigências e às necessidades da população. O objetivo é que ele cumpra seu dever de fiscalização e que os problemas sejam contidos”, explicou.
A promotoria solicitou cópias dos contratos de concessão de todas as linhas de ônibus para apurar se exigências, como o número de veículos por horário e os intervalos entre as partidas, estão sendo cumpridas pelas empresas e fiscalizadas pela prefeitura.
“O inquérito pode checar a adequação dos contratos. Estamos pagando por uma coisa que não está cumprindo o desejado”, avaliou Silvana.
Tanto autoridades municipais como responsáveis pelas viações podem responder a processo por improbidade administrativa, segundo Mazloum, se forem comprovadas e reiteradas irregularidades durante a investigação. No caso da prefeitura podem ser processados responsáveis por uma eventual omissão na fiscalização dos ônibus. Já os responsáveis pelas empresas podem responder na Justiça se forem detectadas violações contratuais.
Canais de reclamações
Além do blog (www.onibus.blog.br) e do twitter (www.twitter.com/blogdoonibus), a promotoria também disponibilizou o e-mail cidadania@mp.sp.gov.br para denúncias de usuários de ônibus. Reclamações à prefeitura podem ser feitas pelo telefone 0800-7710118 e pelo site do SPTrans (www.sptrans.com.br).
(Fonte: Daniel Haidar Do G1, em São Paulo)
INFO
Prefeitura licitará sistema de integração do bilhete eletrônico
SANTO ANDRÉ - Em reunião ontem entre o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e a prefeitura de São Paulo ficou decidida a criação da Secretaria de Articulação Metropolitana. "A secretaria servirá como uma interface entre o município com a região metropolitana", o Secretário de Assuntos Metropolitanos de São Paulo, Jorge Tadeu Mudalen.
O secretário também afirmou que em meados de agosto a prefeitura da capital vai entrar com o processo de licitação dos sistemas de integração da bilhetagem eletrônica. "Cabe a cada prefeitura decidir se vai se integrar ao sistema ou não. Deverão acontecer reuniões internas do Consórcio para discutir essa questão."
O Sistema de integração da bilhetagem seria como um sistema único de arrecadação e no qual um único cartão serviria para passagens no metrô, trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e ônibus municipais.
Sobre uma maneira de integrar também o sistema tarifário, Jorge Mudalen foi mais enfático e afirmou que esse é um plano a longo prazo: "São Paulo tem tarifa congelada, as prefeituras do ABC têm que trabalhar no sentido de ajeitar as tarifas com eles aqui", finalizou.
Na reunião ficou decido que cada cidade vai ter seu próprio técnico, que passará a ser uma ponte entre a prefeitura e a capital, sendo responsável pela condução dos pleitos municipais. (NTU)
SANTO ANDRÉ - Em reunião ontem entre o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e a prefeitura de São Paulo ficou decidida a criação da Secretaria de Articulação Metropolitana. "A secretaria servirá como uma interface entre o município com a região metropolitana", o Secretário de Assuntos Metropolitanos de São Paulo, Jorge Tadeu Mudalen.
O secretário também afirmou que em meados de agosto a prefeitura da capital vai entrar com o processo de licitação dos sistemas de integração da bilhetagem eletrônica. "Cabe a cada prefeitura decidir se vai se integrar ao sistema ou não. Deverão acontecer reuniões internas do Consórcio para discutir essa questão."
O Sistema de integração da bilhetagem seria como um sistema único de arrecadação e no qual um único cartão serviria para passagens no metrô, trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e ônibus municipais.
Sobre uma maneira de integrar também o sistema tarifário, Jorge Mudalen foi mais enfático e afirmou que esse é um plano a longo prazo: "São Paulo tem tarifa congelada, as prefeituras do ABC têm que trabalhar no sentido de ajeitar as tarifas com eles aqui", finalizou.
Na reunião ficou decido que cada cidade vai ter seu próprio técnico, que passará a ser uma ponte entre a prefeitura e a capital, sendo responsável pela condução dos pleitos municipais. (NTU)
INFO
EMTU pesquisa a qualidade das linhas
Uma pesquisa da EMTU Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos aponta as piores linhas intermunicipais das principais regiões metropolitanas do Estado. Oito dessas piores linhas estão na grande São Paulo.
A EMTU disse que usa as informações dessa pesquisa para fazer mudanças nas linhas. O problema é que as melhorias podem levar até três meses.
O SPTV mostra que basta acompanhar o dia a dia dos passageiros para ver que a EMTU tem muito a fazer.
É o mesmo ponto e o mesmo horário com as mesmas reclamações. “Eu pego o ônibus lotado todos os dias”, reclamou a cozinheira Alessandra Franco.
Entrar em alguns ônibus é uma tarefa difícil. O professor de inglês Augusto de Oliveira tentou, mas não conseguiu. “É assim toda manhã. A gente que sofre. A gente é tratado como gado. Isso não é uma vez. É todo dia. Como fica meu emprego?”, questionou.
A alternativa foi pegar um ônibus de outra linha, que dá mais volta e ainda deixa o professor longe do trabalho.
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos catalogou as reclamações dos passageiros que usam as linhas intermunicipais. Vinte e três foram apontadas como as piores.
Oito são da grande são paulo, duas ligam o Embu à capital, as outras saem de Guarulhos, Juquitiba, Cotia, Embú-Guaçu, Carapicuíba e Itapecerica da Serra e segue para São Paulo.
“A maior reclamação é quanto à lotação. A EMTU, diante dessa informação, pega a equipe de fiscais que vai a campo fazer o que a gente chama de diagnóstico. Diante da confirmação daquela informação inicial, a gente adota algumas ações”, esclareceu Júlio de Freitas, presidente da EMTU.
É preciso mesmo porque na volta para casa o cenário da manhã se repete.
Às 6hs, há fila para entrar no ônibus que faz a linha 395, que liga São Judas a Itapecerica da Serra.
“A gente, se tirar o pé do lugar, não consegue colocar no lugar de novo. Fica muito cheio mesmo”, falou Raimundo de Jesus, operário.
Pelo caminho, o ônibus só enche. Em poucos quilômetros, é esta a situação. No fim do dia, cansados depois do trabalho, os passageiros, que precisam voltar para Itapecerica da Serra, encontram o ônibus lotado. A volta para casa leva cerca de duas horas. Dentro do veículo, fica evidente que não existe conforto.
As modificações nessas linhas ainda vão demorar um pouco. “O processo é de mais ou menos três meses, entre ouvir o cliente e ter a ação propriamente dita”, esclareceu presidente da EMTU.
Será que são necessários mesmo três meses para fazer as mudanças nas linhas? A EMTU informou que 60 agentes de fiscalização das regiões metropolitanas de São Paulo, da Baixada Santista e de Campinas estão verificando, pessoalmente, os problemas relatados pelos passageiros e que os resultados aparecerão na pesquisa do ano que vem.
sptv
Uma pesquisa da EMTU Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos aponta as piores linhas intermunicipais das principais regiões metropolitanas do Estado. Oito dessas piores linhas estão na grande São Paulo.
A EMTU disse que usa as informações dessa pesquisa para fazer mudanças nas linhas. O problema é que as melhorias podem levar até três meses.
O SPTV mostra que basta acompanhar o dia a dia dos passageiros para ver que a EMTU tem muito a fazer.
É o mesmo ponto e o mesmo horário com as mesmas reclamações. “Eu pego o ônibus lotado todos os dias”, reclamou a cozinheira Alessandra Franco.
Entrar em alguns ônibus é uma tarefa difícil. O professor de inglês Augusto de Oliveira tentou, mas não conseguiu. “É assim toda manhã. A gente que sofre. A gente é tratado como gado. Isso não é uma vez. É todo dia. Como fica meu emprego?”, questionou.
A alternativa foi pegar um ônibus de outra linha, que dá mais volta e ainda deixa o professor longe do trabalho.
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos catalogou as reclamações dos passageiros que usam as linhas intermunicipais. Vinte e três foram apontadas como as piores.
Oito são da grande são paulo, duas ligam o Embu à capital, as outras saem de Guarulhos, Juquitiba, Cotia, Embú-Guaçu, Carapicuíba e Itapecerica da Serra e segue para São Paulo.
“A maior reclamação é quanto à lotação. A EMTU, diante dessa informação, pega a equipe de fiscais que vai a campo fazer o que a gente chama de diagnóstico. Diante da confirmação daquela informação inicial, a gente adota algumas ações”, esclareceu Júlio de Freitas, presidente da EMTU.
É preciso mesmo porque na volta para casa o cenário da manhã se repete.
Às 6hs, há fila para entrar no ônibus que faz a linha 395, que liga São Judas a Itapecerica da Serra.
“A gente, se tirar o pé do lugar, não consegue colocar no lugar de novo. Fica muito cheio mesmo”, falou Raimundo de Jesus, operário.
Pelo caminho, o ônibus só enche. Em poucos quilômetros, é esta a situação. No fim do dia, cansados depois do trabalho, os passageiros, que precisam voltar para Itapecerica da Serra, encontram o ônibus lotado. A volta para casa leva cerca de duas horas. Dentro do veículo, fica evidente que não existe conforto.
As modificações nessas linhas ainda vão demorar um pouco. “O processo é de mais ou menos três meses, entre ouvir o cliente e ter a ação propriamente dita”, esclareceu presidente da EMTU.
Será que são necessários mesmo três meses para fazer as mudanças nas linhas? A EMTU informou que 60 agentes de fiscalização das regiões metropolitanas de São Paulo, da Baixada Santista e de Campinas estão verificando, pessoalmente, os problemas relatados pelos passageiros e que os resultados aparecerão na pesquisa do ano que vem.
sptv
terça-feira, 26 de maio de 2009
sexta-feira, 1 de maio de 2009
terça-feira, 28 de abril de 2009
INFO
SP tem receita recorde, mas mantém subsídio
Secretário fala em reajustar a passagem em 1.º de janeiro, mas aceita agora pagar 7% a mais para viações
A venda de passagens de ônibus e de peruas, incluindo as recargas de créditos do BILHETE ÚNICO e os vales-transporte comprados por empresas, geraram no primeiro trimestre uma arrecadação recorde à São Paulo transporte (SPTrans). E o valor repassado dos subsídios - o pago às empresas pelas gratuidades - aumentou: foram repassados este ano R$ 208 milhões às dez viações da capital até o dia 12; no mesmo período de 2008, foram R$ 148 milhões.
Questionado sobre a tarifa, o secretário de transportes, Alexandre de Moraes, afirmou ontem na Câmara que já está definida a data do reajuste - desde novembro de 2006 não há aumento. "A tarifa a R$ 2,30 tem validade até o dia 31 de dezembro. No dia 1º de janeiro, haverá o aumento", respondeu aos vereadores, sem adiantar valor.
Na avaliação de técnicos da SPTrans, o aumento nas vendas de créditos e os R$ 600 milhões em subsídios previstos para o ano devem segurar a tarifa a 2,30. O governo também ofereceu às empresas de ônibus a possibilidade de 7% de reajuste sobre o valor médio pago por passageiro transportado, que hoje varia de R$ 1,60 a R$ 1,65. Se o acréscimo for ratificado, as empresas devem receber R$ 300 milhões a mais pelas 2,850 bilhões de viagens previstas.
A venda recorde de créditos pela SPTrans ocorreu entre janeiro e março, num total de R$ 649.993,381, quase R$ 133 milhões a mais do que o obtido no mesmo período do ano passado. Mesmo com a demanda de passageiros inalterada, o crescimento nas vendas foi de 20,73%, em comparação com o primeiro trimestre de 2008, quando foram obtidos R$ 516.977.056. Segundo Moraes, isso ocorreu por três motivos: o combate às fraudes dentro das cooperativas, sazonalidade (o carnaval em fevereiro represou demanda para março) e a restrição ao uso do BILHETE ÚNICO sem crédito, que coibiu as antigas fraudes. "Tivemos um aumento das catracadas, mas não da demanda (do número de passageiros)", afirmou.
Só em março deste ano, a SPTrans obteve R$ 248,16 milhões em vendas de créditos, o maior volume da história da conta sistema. No mesmo mês do ano passado, porém, a arrecadação foi de R$ 180,66 milhões. A diferença entre os dois meses ilustra a mudança que entrou em vigor no dia 29 de março de 2008, quando o usuário passou a ser obrigado a fazer uma recarga mínima de quatro tarifas após os créditos do seu bilhete esgotarem. A demanda do sistema, contudo, se manteve na média de 215 milhões de viagens por mês. "O governo criou um sistema para permitir pagar a conta do empresário de ônibus à vista. Hoje, quando o usuário compra créditos que ele só vai usar no fim do mês, o dinheiro já está na conta da SPTrans e pode ser repassado às viações. Com isso o governo tem muito mais fluxo de caixa", observou Luis Antonio Festino, diretor do Sindicato dos Motoristas e Cobradores, entidade que está em campanha salarial. Os motoristas, por isso, pedem reajuste de 6% a partir de 1º de maio.
ATRASO
Procurado, o Sindicato Patronal das Viações (SPUrbannus) argumentou que o acréscimo de R$ 130 milhões na venda de créditos da SPTrans não significou aumento de repasses para os empresários. A entidade diz que as viações ainda estão recebendo créditos referentes aos meses de novembro e de dezembro. Na conta sistema do governo municipal, ainda não estão disponíveis os dados fechados com os repasses para os empresários em todo o trimestre.
Francisco de Mola Neto, o China, principal líder dos perueiros em São Paulo, considera que os R$ 600 milhões em subsídios serão insuficientes para a manutenção da tarifa. Sobre o aumento na arrecadação da SPTrans com venda de bilhetes, o líder dos perueiros disse que o combate às fraudes obrigou as cooperativas a comprarem mais créditos. "Era de 20% o volume de fraudes que imaginávamos no sistema. E foi esse o crescimento da venda de créditos com a instalação das câmeras dentro dos carros." (O ESTADO DE S. PAULO)
Secretário fala em reajustar a passagem em 1.º de janeiro, mas aceita agora pagar 7% a mais para viações
A venda de passagens de ônibus e de peruas, incluindo as recargas de créditos do BILHETE ÚNICO e os vales-transporte comprados por empresas, geraram no primeiro trimestre uma arrecadação recorde à São Paulo transporte (SPTrans). E o valor repassado dos subsídios - o pago às empresas pelas gratuidades - aumentou: foram repassados este ano R$ 208 milhões às dez viações da capital até o dia 12; no mesmo período de 2008, foram R$ 148 milhões.
Questionado sobre a tarifa, o secretário de transportes, Alexandre de Moraes, afirmou ontem na Câmara que já está definida a data do reajuste - desde novembro de 2006 não há aumento. "A tarifa a R$ 2,30 tem validade até o dia 31 de dezembro. No dia 1º de janeiro, haverá o aumento", respondeu aos vereadores, sem adiantar valor.
Na avaliação de técnicos da SPTrans, o aumento nas vendas de créditos e os R$ 600 milhões em subsídios previstos para o ano devem segurar a tarifa a 2,30. O governo também ofereceu às empresas de ônibus a possibilidade de 7% de reajuste sobre o valor médio pago por passageiro transportado, que hoje varia de R$ 1,60 a R$ 1,65. Se o acréscimo for ratificado, as empresas devem receber R$ 300 milhões a mais pelas 2,850 bilhões de viagens previstas.
A venda recorde de créditos pela SPTrans ocorreu entre janeiro e março, num total de R$ 649.993,381, quase R$ 133 milhões a mais do que o obtido no mesmo período do ano passado. Mesmo com a demanda de passageiros inalterada, o crescimento nas vendas foi de 20,73%, em comparação com o primeiro trimestre de 2008, quando foram obtidos R$ 516.977.056. Segundo Moraes, isso ocorreu por três motivos: o combate às fraudes dentro das cooperativas, sazonalidade (o carnaval em fevereiro represou demanda para março) e a restrição ao uso do BILHETE ÚNICO sem crédito, que coibiu as antigas fraudes. "Tivemos um aumento das catracadas, mas não da demanda (do número de passageiros)", afirmou.
Só em março deste ano, a SPTrans obteve R$ 248,16 milhões em vendas de créditos, o maior volume da história da conta sistema. No mesmo mês do ano passado, porém, a arrecadação foi de R$ 180,66 milhões. A diferença entre os dois meses ilustra a mudança que entrou em vigor no dia 29 de março de 2008, quando o usuário passou a ser obrigado a fazer uma recarga mínima de quatro tarifas após os créditos do seu bilhete esgotarem. A demanda do sistema, contudo, se manteve na média de 215 milhões de viagens por mês. "O governo criou um sistema para permitir pagar a conta do empresário de ônibus à vista. Hoje, quando o usuário compra créditos que ele só vai usar no fim do mês, o dinheiro já está na conta da SPTrans e pode ser repassado às viações. Com isso o governo tem muito mais fluxo de caixa", observou Luis Antonio Festino, diretor do Sindicato dos Motoristas e Cobradores, entidade que está em campanha salarial. Os motoristas, por isso, pedem reajuste de 6% a partir de 1º de maio.
ATRASO
Procurado, o Sindicato Patronal das Viações (SPUrbannus) argumentou que o acréscimo de R$ 130 milhões na venda de créditos da SPTrans não significou aumento de repasses para os empresários. A entidade diz que as viações ainda estão recebendo créditos referentes aos meses de novembro e de dezembro. Na conta sistema do governo municipal, ainda não estão disponíveis os dados fechados com os repasses para os empresários em todo o trimestre.
Francisco de Mola Neto, o China, principal líder dos perueiros em São Paulo, considera que os R$ 600 milhões em subsídios serão insuficientes para a manutenção da tarifa. Sobre o aumento na arrecadação da SPTrans com venda de bilhetes, o líder dos perueiros disse que o combate às fraudes obrigou as cooperativas a comprarem mais créditos. "Era de 20% o volume de fraudes que imaginávamos no sistema. E foi esse o crescimento da venda de créditos com a instalação das câmeras dentro dos carros." (O ESTADO DE S. PAULO)
quinta-feira, 23 de abril de 2009
INFO
No retorno não há baldeações
Dentro do Terminal VP não existem linhas de conexão para Vila Zelina e Vila Alpina Atraídos pela propaganda oficial da Prefeitura que mostra o ganho de tempo durante o trajeto do Expresso Tiradentes entre o Terminal Vila Prudente e o Terminal Parque Dom Pedro, na região central, alguns passageiros resolveram deixar os seus carros na garagem e experimentar o novo trecho do transporte público, inaugurado em março deste ano. No sentido bairro-centro sobram elogios, pois o tempo da viagem pelo corredor até o ponto final dura pouco mais de 10 minutos, enquanto pelo trólebus o tempo consumido até o centro chegava a 30 minutos. No retorno, porém, nem tudo corre as mil maravilhas. As principais queixas recaem sobre a falta de linhas que deveriam se conectar dentro do Terminal Vila Prudente com os veículos do corredor expresso.
Uma das passageiras novatas foi a arquiteta e urbanista Alice Juzumas, moradora de Vila Zelina que, no fim de março, decidiu experimentar o novo corredor. “Tentei fazer uso do sistema de integração entre o Expresso Tiradentes e o ônibus do Terminal Vila Prudente e não consegui. Simplesmente não existe uma linha de ônibus que saia do Terminal Vila Prudente e que passe pelos bairros Vila Zelina e Vila Alpina. Todos os ônibus que saem de lá vão para o mesmo lado da Avenida Anhaia Mello”, relata a arquiteta.
De acordo com Alice, é preciso implantar uma linha que saia do Terminal Vila Prudente e passe pela Avenida Zelina, Rua das Giestas e Rua Costa Barros. “Como é possível haver um terminal de ônibus ao lado de nossas casas e não podermos usufruir dele?”, comenta. “Quando reclamei com o fiscal, este respondeu que eu era nova e poderia andar até o ponto fora do terminal [Avenida Paes de Barros] para fazer a baldeação. Um absurdo”.
FALTA PLANEJAMENTO
Não é preciso, porém, criar novas linhas, já que elas existem. Até janeiro de 2007, a linha Metrô Tatuapé/Jardim Guiaracá, que passa na Avenida Zelina, ingressava no Terminal Vila Prudente, nos dois sentidos. Em junho também de 2007, a linha Metrô Bresser/Vila Alpina, que passa na Rua Giestas e na Rua Costa Barros, deixou de entrar no terminal no sentido centro-bairro. Naquela época, essas medidas polêmicas foram alvo de matérias do PAULISTANO, que encaminhou as reclamações para a SPTrans, mas até hoje não recebeu retorno.
Informações colhidas dentro do terminal com funcionários davam conta de que a medida era para dar maior rapidez às linhas e que foram baseadas em reclamações de passageiros da linha Vila Alpina/Bresser. Mas existe até quem aponte aquelas decisões como radicais e fora de propósito. “Às vezes penso que essas deliberações partem de gabinetes e quem as toma nunca precisou de ônibus para se locomover pela cidade”, critica o estudante de Direito, Anderson H. Conrado. “Por que não alternam um veículo ingressando no terminal e outro passando direto? Não agradaria as duas partes?”.
A arquiteta e urbanista concorda que falta planejamento e pesquisa na área de transporte. “Com a chegada do Metrô em Vila Prudente, a demanda pelo transporte público na região vai aumentar bastante, e essa grande falha na malha viária deixará muita gente na mão”, declara. “É preciso um estudo para não termos ônibus correndo num só sentido pela Avenida Anhaia Mello”.
SPTRANS NO SILÊNCIO
O PAULISTANO encaminhou a reclamação à Assessoria de Imprensa da SPTrans na última terça-feira, dia 14, mas como já se tornou hábito deste órgão que gerencia o transporte público municipal, predominou o silêncio até a conclusão desta edição.
(O Paulistano)
Dentro do Terminal VP não existem linhas de conexão para Vila Zelina e Vila Alpina Atraídos pela propaganda oficial da Prefeitura que mostra o ganho de tempo durante o trajeto do Expresso Tiradentes entre o Terminal Vila Prudente e o Terminal Parque Dom Pedro, na região central, alguns passageiros resolveram deixar os seus carros na garagem e experimentar o novo trecho do transporte público, inaugurado em março deste ano. No sentido bairro-centro sobram elogios, pois o tempo da viagem pelo corredor até o ponto final dura pouco mais de 10 minutos, enquanto pelo trólebus o tempo consumido até o centro chegava a 30 minutos. No retorno, porém, nem tudo corre as mil maravilhas. As principais queixas recaem sobre a falta de linhas que deveriam se conectar dentro do Terminal Vila Prudente com os veículos do corredor expresso.
Uma das passageiras novatas foi a arquiteta e urbanista Alice Juzumas, moradora de Vila Zelina que, no fim de março, decidiu experimentar o novo corredor. “Tentei fazer uso do sistema de integração entre o Expresso Tiradentes e o ônibus do Terminal Vila Prudente e não consegui. Simplesmente não existe uma linha de ônibus que saia do Terminal Vila Prudente e que passe pelos bairros Vila Zelina e Vila Alpina. Todos os ônibus que saem de lá vão para o mesmo lado da Avenida Anhaia Mello”, relata a arquiteta.
De acordo com Alice, é preciso implantar uma linha que saia do Terminal Vila Prudente e passe pela Avenida Zelina, Rua das Giestas e Rua Costa Barros. “Como é possível haver um terminal de ônibus ao lado de nossas casas e não podermos usufruir dele?”, comenta. “Quando reclamei com o fiscal, este respondeu que eu era nova e poderia andar até o ponto fora do terminal [Avenida Paes de Barros] para fazer a baldeação. Um absurdo”.
FALTA PLANEJAMENTO
Não é preciso, porém, criar novas linhas, já que elas existem. Até janeiro de 2007, a linha Metrô Tatuapé/Jardim Guiaracá, que passa na Avenida Zelina, ingressava no Terminal Vila Prudente, nos dois sentidos. Em junho também de 2007, a linha Metrô Bresser/Vila Alpina, que passa na Rua Giestas e na Rua Costa Barros, deixou de entrar no terminal no sentido centro-bairro. Naquela época, essas medidas polêmicas foram alvo de matérias do PAULISTANO, que encaminhou as reclamações para a SPTrans, mas até hoje não recebeu retorno.
Informações colhidas dentro do terminal com funcionários davam conta de que a medida era para dar maior rapidez às linhas e que foram baseadas em reclamações de passageiros da linha Vila Alpina/Bresser. Mas existe até quem aponte aquelas decisões como radicais e fora de propósito. “Às vezes penso que essas deliberações partem de gabinetes e quem as toma nunca precisou de ônibus para se locomover pela cidade”, critica o estudante de Direito, Anderson H. Conrado. “Por que não alternam um veículo ingressando no terminal e outro passando direto? Não agradaria as duas partes?”.
A arquiteta e urbanista concorda que falta planejamento e pesquisa na área de transporte. “Com a chegada do Metrô em Vila Prudente, a demanda pelo transporte público na região vai aumentar bastante, e essa grande falha na malha viária deixará muita gente na mão”, declara. “É preciso um estudo para não termos ônibus correndo num só sentido pela Avenida Anhaia Mello”.
SPTRANS NO SILÊNCIO
O PAULISTANO encaminhou a reclamação à Assessoria de Imprensa da SPTrans na última terça-feira, dia 14, mas como já se tornou hábito deste órgão que gerencia o transporte público municipal, predominou o silêncio até a conclusão desta edição.
(O Paulistano)
quinta-feira, 16 de abril de 2009
INFO
Aposentado de S.André terá cartão de crédito aliado a passe de ônibus gratuito
A Prefeitura de Santo André firmou acordo com a AESA (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André) para que aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) residentes na cidade utilizem o passe gratuito de ônibus também como cartão de crédito de bandeira Mastercard. O uso do cartão não acarretará em cobrança de anuidade ou outras taxas bancárias.
Para utilizar o benefício, basta que os usuários solicitem a troca do Passe Especial convencional pelo Passe Especial de dupla funcionalidade, na sede da AESA. Entretanto, é preciso respeitar o seguinte cronograma de recadastramento estabelecido pela entidade: aposentados e pensionistas que fazem aniversário nos meses de abril, maio, junho e julho trocam o cartão em abril. Aniversariantes de agosto, setembro, outubro e novembro trocam o cartão em maio. E os que fazem aniversário em dezembro de 2009 ou janeiro, fevereiro e março de 2010 trocam o cartão em junho deste ano.
O crédito é limitado ao dobro do valor do benefício e o pagamento é descontado diretamente do benefício. A documentação necessária para adquirir o Passe Especial é a seguinte: número do benefício previdenciário, número da agência bancária e da conta corrente, caso o benefício seja depositado em conta, além de cópias do RG, CPF e do comprovante de residência.
Outras informações podem ser obtidas na AESA pelo telefone 4435-5400.
reporter diario
A Prefeitura de Santo André firmou acordo com a AESA (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André) para que aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) residentes na cidade utilizem o passe gratuito de ônibus também como cartão de crédito de bandeira Mastercard. O uso do cartão não acarretará em cobrança de anuidade ou outras taxas bancárias.
Para utilizar o benefício, basta que os usuários solicitem a troca do Passe Especial convencional pelo Passe Especial de dupla funcionalidade, na sede da AESA. Entretanto, é preciso respeitar o seguinte cronograma de recadastramento estabelecido pela entidade: aposentados e pensionistas que fazem aniversário nos meses de abril, maio, junho e julho trocam o cartão em abril. Aniversariantes de agosto, setembro, outubro e novembro trocam o cartão em maio. E os que fazem aniversário em dezembro de 2009 ou janeiro, fevereiro e março de 2010 trocam o cartão em junho deste ano.
O crédito é limitado ao dobro do valor do benefício e o pagamento é descontado diretamente do benefício. A documentação necessária para adquirir o Passe Especial é a seguinte: número do benefício previdenciário, número da agência bancária e da conta corrente, caso o benefício seja depositado em conta, além de cópias do RG, CPF e do comprovante de residência.
Outras informações podem ser obtidas na AESA pelo telefone 4435-5400.
reporter diario
segunda-feira, 13 de abril de 2009
INFO
Segunda etapa de pesquisa para Transporte é realizada em São Bernardo do Campo
A pesquisa do Sistema de Transporte Coletivo de São Bernardo está na sua segunda fase. Os pesquisadores estão agindo dentro dos ônibus municipais, perguntando diretamente aos usuários para verificar a demanda de trajeto e quantas conduções o usuário pega para chegar até o destino. Esta fase do projeto começou há uma semana. O término da pesquisa está previsto para o final de junho.
No início de junho, os pesquisadores estarão nas linhas intermunicipais, inclusive no corredor de trólebus na cidade. Uma equipe de 50 pesquisadores estará nas ruas durante 90 dias, entrevistando os passageiros em todos os bairros da cidade. "A partir dos resultados, teremos um diagnóstico que vai apontar qual o caminho que devemos seguir com o projeto", explicou a secretária.
A ação, idealizada pela Secretaria Municipal de Transportes e Vias Públicas, produzirá um diagnóstico detalhado das linhas municipais e intermunicipais que atendem o município, identificando o número de passageiros, horários usados, origem e destino dos usuários. O projeto também vai avaliar a necessidade de construção de novos terminais e dará subsídio para a implantação de um sistema integrado de transporte público na cidade.
Com base nos dados, a Secretaria de Transportes fará o projeto de reestruturação do sistema de ônibus. Em seguida, serão feitas diversas plenárias com a população para a implantação final do projeto, seguindo a linha adotada pela atual administração da cidade, que abrirá espaço para a participação dos moradores em suas ações. "Já fizemos isso na discussão do projeto de alargamento da Rua Senador Vergueiro e tivemos uma boa recepção. Acredito que com o transporte coletivo receberemos o mesmo retorno das pessoas, já que se trata de um assunto que interessa a todos", disse a secretária.
REPORTERdiario
A pesquisa do Sistema de Transporte Coletivo de São Bernardo está na sua segunda fase. Os pesquisadores estão agindo dentro dos ônibus municipais, perguntando diretamente aos usuários para verificar a demanda de trajeto e quantas conduções o usuário pega para chegar até o destino. Esta fase do projeto começou há uma semana. O término da pesquisa está previsto para o final de junho.
No início de junho, os pesquisadores estarão nas linhas intermunicipais, inclusive no corredor de trólebus na cidade. Uma equipe de 50 pesquisadores estará nas ruas durante 90 dias, entrevistando os passageiros em todos os bairros da cidade. "A partir dos resultados, teremos um diagnóstico que vai apontar qual o caminho que devemos seguir com o projeto", explicou a secretária.
A ação, idealizada pela Secretaria Municipal de Transportes e Vias Públicas, produzirá um diagnóstico detalhado das linhas municipais e intermunicipais que atendem o município, identificando o número de passageiros, horários usados, origem e destino dos usuários. O projeto também vai avaliar a necessidade de construção de novos terminais e dará subsídio para a implantação de um sistema integrado de transporte público na cidade.
Com base nos dados, a Secretaria de Transportes fará o projeto de reestruturação do sistema de ônibus. Em seguida, serão feitas diversas plenárias com a população para a implantação final do projeto, seguindo a linha adotada pela atual administração da cidade, que abrirá espaço para a participação dos moradores em suas ações. "Já fizemos isso na discussão do projeto de alargamento da Rua Senador Vergueiro e tivemos uma boa recepção. Acredito que com o transporte coletivo receberemos o mesmo retorno das pessoas, já que se trata de um assunto que interessa a todos", disse a secretária.
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