quarta-feira, 2 de abril de 2008

NOTICIA

S.Caetano terá novo ônibus até Capital

Até o final deste semestre, usuários do sistema de transporte público de São Caetano poderão utilizar uma nova linha seletiva com destino ao Terminal Parque Dom Pedro II, em São Paulo. O ponto inicial será a Praça Luiz Occhini, no bairro Mauá. O ônibus terá o conforto de um fretado e custará R$ 3,50.
A linha foi aprovada pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) após um ano de negociações com uma comissão formada por passageiros após a implementação do Expresso Tiradentes, o Fura-Fila.
Em março do ano passado, o governo do Estado alterou as linhas intermunicipais que saíam da região com destino ao Centro de São Paulo. Com a inauguração do Terminal Sacomã, ponto inicial do Expresso Tiradentes, os usuários passaram a ser obrigados a fazer baldeação no Sacomã para chegar ao Terminal Dom Pedro II.
“O seletivo foi o máximo que conseguimos em meses de reivindicações e, ainda assim, por uma tarifa bem mais cara que a praticada nas linhas convencionais. Pagaremos R$ 0,90 a mais para termos o conforto de seguir para o Centro usando apenas um transporte. Esta mudança só atrapalhou a nossa vida. Se o terminal fosse bom, ninguém era obrigado a entrar, seria por livre e espontânea vontade”, diz a representante da comissão de usuários de São Caetano e Santo André, Eliane Garcia dos Santos.
A linha ainda não tem data exata para começar a operar. De acordo com a EMTU, os estudos estão em fase final. Mas, segundo a Diretoria de Gestão de Transportes da Prefeitura de São Caetano, a SPTrans – empresa responsável pelo transporte público na Capital –, ainda precisa definir o itinerário a ser feito em São Paulo. Em São Caetano, todos os pontos já estão decididos.
Defensor do restabelecimento de parte das linhas convencionais, o vereador Horácio Neto (Psol) considera a negociação uma vitória inicial. “Existe uma intransigência muito grande por parte do governo para o assunto, mas continuaremos batalhando por outros itinerários que contemplem o passageiro de São Caetano e da região. A situação segue difícil para os passageiros, que não querem fazer baldeação. Muitos dizem que gastam trinta minutos a mais na soma da viagem. É muito desconforto”, afirma.
Para Neto, o sistema não tem racionalidade. “O Estado tomou uma medida sem precedentes contra o Grande ABC. Para quem mora aqui, o Terminal Sacomã é um verdadeiro inferno. O usuário foi desrespeitado em seu poder de escolha a partir de uma ação compulsória”, completa o parlamentar.

Presença de moradores da região em terminal é pequena

Apesar do grande movimento de passageiros no Terminal Sacomã durante o horário de pico, a presença de usuários que se dirigem ao Grande ABC é baixa.
A opinião sobre a qualidade do serviço é bastante diversificada. Muitos acreditam que realizar a integração no terminal é uma vantagem. “Eu prefiro porque aqui tenho mais opções de ônibus para pegar”, afirmou a confeiteira Fernanda Cristina do Nascimento, 31 anos. Ela trabalha na Capital e reside em São Caetano. “Eu pego um ônibus para a Avenida Príncipe de Gales. Em 20 minutos estou em casa”, afirmou. “Antes demorava uns 40 minutos porque precisava pegar o ônibus no Ipiranga.”
Para outros, fazer a integração só complicou a vida. Segundo a esteticista Carmelita Pereira Gandra, 57 anos, a viagem da estação Vila Mariana do metrô até sua casa em Santo André demorava cerca de 1h30. “Agora gasto umas duas horas para chegar em casa por causa da baldeação”, lamentou. Mesmo caso do engenheiro Thiago Nascimento, 24 anos. “A baldeação aumentou em meia hora o meu caminho de volta”, disse.

Para especialista sistema exclusivo tem vantagens

O professor de Engenharia Civil do Centro Universitário da FEI Heitor Kawano pondera as críticas feitas ao sistema e afirma que o Expresso Tiradentes oferece vantagens aos usuários. “O Fura-Fila perdeu sua característica no decorrer das administrações e se tornou um corredor de ônibus, mas totalmente exclusivo. Quem está no expresso não precisa esperar por semáforos nem competir com o trânsito dos carros. Isso resulta em ganho de tempo”, diz.
Para Kawano, a questão da integração dos meios de transporte por meio de baldeações é uma tendência mundial.
“Em Paris, onde existem mais de 300 quilômetros de linhas de metrô, as pessoas se transferem de trem o tempo todo e não reclamam. Aqui no Brasil, as pessoas também não se recusam a fazer baldeação quando pegam o metrô. O Expresso Tirantes está neste sistema. É a exclusividade do meio de transporte que faz sua eficiência. Com o constante acréscimo de veículo à frota nacional, a saída é segregar mesmo”, aponta o professor.
Fonte: Diário do Grande ABC

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