terça-feira, 15 de abril de 2008

NOTICIA

EMTU quer eletrificar todo corredor de trólebus

Os 11 quilômetros de trólebus entre os terminais Piraporinha, em Diadema, e Jabaquara, na Capital, serão eletrificados ainda este ano e os ônibus a diesel que circulam pelo trecho serão todos substituídos por coletivos movidos a energia elétrica. O governo do Estado de São Paulo liberou R$ 20 milhões para que o serviço seja realizado.
Os outros 22 quilômetros do corredor, que já estão eletrificados, terão seus sistemas repotencializados. A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) será a responsável pelo serviço. A entidade está coordenando a publicação de um edital para a contratação do projeto de obras.
O texto será publicado ainda neste semestre. A expectativa é de que as obras comecem até o final deste ano.
No entanto, grande parte dos ônibus que operam no corredor ainda não está preparada para a mudança.
Atualmente, apenas 76 dos 231 veículos da frota de trólebus são elétricos. O restante ainda funciona à diesel. O corredor continuará a ser operado pela empresa Metra.
Processo - Representantes da ONG Earth (Entidade Assistencial de Reciclagem e Trabalhos Humanitários) entraram em 2006 com uma ação civil pública cobrando da EMTU a eletrificação do trecho, já que esse trabalho deveria ter sido feito há cinco anos. A organização tem sede em Ribeirão Pires.
A ação esta na 5ª vara Cível de São Bernardo. Até o momento, o juiz responsável pelo caso não deferiu nenhuma decisão sobre o processo. O advogado da organização, Vladimir Alves, acredita que, com a liberação da verba, a ação será encerrada. “Estamos satisfeitos com o resultado, queremos agora um cronograma das obras”, afirmou.
Além dos bairros Jabaquara e São Mateus, de São Paulo, nos dois extremos do corredor, os ônibus que trafegam pela linha também atendem os moradores de Santo André, São Bernardo e Diadema.
Fonte: Diário do Grande ABC

Nenhum comentário: