terça-feira, 29 de janeiro de 2008

NOTICIA

Ônibus de SP batem recorde com 2,7 bi de viagens

Em comparação com 2003, último ano sem o bilhete único, houve aumento de 127% na circulação de passageiros
Flávio Ferreira

O sistema de transporte público de ônibus em São Paulo registrou em 2007 mais de 2,72 bilhões de viagens de passageiros, um novo recorde na capital. O número indica um aumento de 127% na circulação de usuários nos coletivos do município em comparação com 2003, o último ano antes da implantação do bilhete único.
A adoção do bilhete único ocorreu em maio de 2004. Naquele ano já houve um aumento expressivo de viagens.


Em 2003, a SPTrans (empresa responsável pela administração do transporte público da capital) registrou 1,2 bilhão de trajetos de passageiros. Mesmo com a entrada em vigor do bilhete único apenas em maio, já perto do meio do ano, 2004 havia registrado um incremento significativo em relação ao ano anterior: um salto para 1,67 bilhão de viagens. Mas é a comparação entre 2004 e 2005 que indica o maior aumento no número de viagens da história da cidade de São Paulo.

Mais informada sobre o bilhete único, a população aderiu em massa ao cartão magnético em 2005 e promoveu o mais significativo crescimento na circulação nos ônibus da história da capital — o ano registrou cerca de 830 milhões de viagens a mais em relação a 2004. A partir de então, o ritmo de crescimento diminuiu, o que não impediu que ano a ano o recorde de viagens fosse quebrado. É provável que em 2008 o número cresça mais.

A frota também tém aumentado. Em 2006 havia 14.761 veículos no sistema. No ano passado, mais 303 ônibus entraram na rede.

A SPTrans diz que o aumento no número de viagens não diminuiu o conforto dos passageiros. A empresa afirma que a frota de coletivos da capital é suficiente e está sendo renovada, o que também diminuiu a poluição na cidade. "Desde 2005 foram colocados nas ruas 4.350 novos ônibus, em substituiçao aos coletivos com mais de dez anos, melhorando a qualidade do serviço e o conforto do usuário", afirma nota da SPTrans.

Passageira se queixa de lotação em coletivo

A arrumadeira Cláudia Aparecida Martins, 39 anos, está insatisfeita com os ônibus de São Paulo. Todos os dias ela sai de sua casa, no Parque Santo Antônio, por volta das 5h50, e chega à avenida São João, onde trabalha, às 7h10. Pela manhã, Cláudia costuma cumprir grande parte do trajeto de pé no ônibus.Mas, na hora de voltar para casa, ela faz questão de andar cerca de cinco quadras para pegar a condução no terminal Princesa Isabel, de onde os ônibus saem vazios. "O preço não é justo. Tem poucos ônibus para muitos passageiros", reclama Cláudia.
Fonte: ANTP /
Agora SP

Nenhum comentário: