sábado, 9 de fevereiro de 2008

NOTICIA

Viação Cometa decide comprar chassi Volvo


A Viação Cometa, segunda maior empresa de transporte de passageiros por ônibus no ranking de Balanço Anual da Gazeta Mercantil, prepara a compra de 100 ônibus para renovar a frota, composta de 750 veículos. Parte do lote será formada por uma novidade, a marca de chassis Volvo. Por longos anos, a Cometa comprou apenas Scania - e mais recentemente passou a incluir chassis Mercedes-Benz nas aquisições.



A informação foi dada a este jornal pelo diretor-superintendente da Viação Cometa, Ivan Comodaro, que comemora a expansão de movimento. "Em 2007 fomos muito bem nas linhas interestaduais e, em janeiro, o volume de passageiros também foi bom".



A empresa, ano passado, em relação a 2006, teve uma expansão de 10% nas linhas interestaduais no quesito passageiros pagos vezes quilômetros rodados. Em janeiro, a expansão foi de 3,8%. Comodaro registra, no entanto, que nas linhas estaduais e a retração de movimento, verificada em 2007, persistiu no primeiro mês deste ano. "Apesar disso, no conjunto estamos crescendo, o que favorece a renovação da frota".



A Cometa, na frota, ainda tem 350 ônibus com carrocerias CMA, marca própria que equipou a empresa quando era controlada pela família Mascioli, que fundou a viação no final da década de 40. "Nossa intenção é tirar estas carrocerias de linha", diz Comodaro.



Desde janeiro de 2002 controlada pelo Grupo JCA - criado pelo empresário Jelson Antunes - a Viação Cometa fatura R$ 300 milhões por ano e seus ônibus rodam em torno de 25 milhões de quilômetros a cada exercício.



A Cometa, que nasceu em 1948, no início utilizava ônibus GMC importados. Com a chegada da indústria automobilística, aderiu ao chassi nacional encarroçado, primeiro pela marca Ciferal, do Rio, depois com a marca própria CMA. Os novos ônibus utilizam principalmente Marcopolo.


Fonte: Webtranspo

Nenhum comentário: