sábado, 16 de fevereiro de 2008

NOTICIA

São Caetano moderniza transporte e mantém a menor tarifa do ABC
Fernando Pentericheda Redação
A partir deste sábado (16/02), quem circula por São Caetano do Sul já começaa utilizar as novidades do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, elaboradopelo renomado urbanista Jaime Lerner. Verdadeira revolução no transportepúblico da cidade, o resultado do estudo moderniza o sistema, oferecendomais conforto e rapidez durante os trajetos. E a Prefeitura tem mais boasnotícias à população: a tarifa atual nas viagens municipais, de R$ 2, serámantida, pelo terceiro ano consecutivo. É o menor preço de passagemmunicipal do Grande ABC.
“Há pelo menos 40 anos não se investia no transporte público de São Caetanodo Sul”, afirma o prefeito José Auricchio Júnior. “O novo modelo trará umamudança significativa no cotidiano da cidade. Com o crescimentopopulacional, temos no trânsito um gargalo que será minimizado por meio dosinvestimentos no transporte coletivo”.
Implantado de maneira gradual, a primeira fase do projeto de modernizaçãocomeça às 10h30 de sábado, com a inauguração da estação José Montilha, noBairro Nova Gerty, e a entrega de 12 ônibus novos, de última geração. Até afase final do Plano, toda a frota será trocada. No dia seguinte, outranovidade: a criação da linha que fará o trajeto BairrosProsperidade/Fundação — anteriormente, o itinerário era feito por uma linhaintermunicipal.
O próximo passo do Plano Municipal de Mobilidade Urbana será a implantaçãoda bilhetagem eletrônica, que permitirá a reestruturação de todas as linhasda cidade, que de oito passarão a 11. Outra novidade é o sistema derastreamento por satélite (GPS) que será instalado em todos os coletivos.
A modernização no transporte público afetará todas as linhas municipais apartir da próxima fase do projeto, que irá alterar o itinerário dos ônibus.Uma nova linha estrutural, ligando a estação Nicolau Delic, no Centro de SãoCaetano, à nova estação José Montilha, no Nova Gerty, também entrará emoperação nesta fase.
Novos ônibus - Os 12 novos ônibus que rodarão pela cidade a partir dodomingo (17/02) são do modelo low center (piso baixo central) e priorizam aacessibilidade, pois têm a capacidade de atender aos cadeirantes por meio deuma rampa de acesso e local próprio para prender a cadeira.
Os veículos também contam ainda com locais exclusivos para obesos,portadores de deficiência visual acompanhados de cão-guia e portas do ladoesquerdo para atendimentos especiais.
Com capacidade para 77 pessoas, sendo 29 sentadas e 48 em pé, os ônibustambém estão preparados para não poluir o meio ambiente, já que seus motoresatendem às especificações Euro 3, norma de controle de emissão de poluentes.Os 12 novos carros se integrarão à frota, totalizando 45 coletivos em uso nacidade.
Estação José Montilha – A nova estação na Rua Boa Vista (altura do número200), no Bairro Nova Gerty, será inaugurada na manhã deste sábado. Com 60metros de plataforma, o terminal propiciará um ponto de encontro de todas aslinhas de ônibus municipais na região sul da cidade, assim como já há naregião norte, com o terminal rodoviário no Centro.(14/2/08)

Nenhum comentário: