segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

NOTICIA

Capital terá 3 corredores virtuais

Testes com linhas expressas começam amanhã
Diego Zanchetta e Eduardo Reina

O trânsito de São Paulo passará por novos testes a partir de amanhã. Será formado na Avenida Cruzeiro do Sul, na Zona Norte da Cidade, o “corredor virtual”, modelo adotado em janeiro pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) na Avenida Celso Garcia (Zona Leste) e na Rua Clélia (Zona Oeste). Com o objetivo de formar linhas exclusivas expressas para ônibus, será testado também, até o fim do mês, nas Avenidas Teotônio Vilela e Robert Kennedy, ambas na Zona Sul. Na Rua Clélia, “a medida será efetivada com a colocação de tachões amarelos, permitindo que os ônibus coletivos trafeguem no lado esquerdo, acompanhando o corredor da Francisco Matarazzo”, informou a Secretaria de Transportes.As faixas vão funcionar nos horários de pico, entre 6h e 8h e 17h e 20h. De baixo custo, o “corredor virtual” é formado com a utilização de cones em faixas usadas também por carros. Esse tipo de linha expressa foi criada pela gestão Gilberto Kassab (DEM) após três dos cinco novos corredores projetados para este ano serem descartados.Das faixas exclusivas e definitivas planejadas para as Avenidas Faria Lima, Brás Leme, Sumaré, Celso Garcia e Berrini, só as duas últimas vão sair do papel, ao custo de R$ 130 milhões - as licitações devem ser abertas em março. Com os projetos suspensos, porém, a Prefeitura economizará, em ano eleitoral, R$ 157 milhões.“Nos testes que fizemos na Celso Garcia, os ônibus que levavam 44 minutos para fazer um percurso de 19 quilômetros até o terminal Parque D. Pedro reduziram a viagem em até 20 minutos”, defende o secretário municipal dos Transportes, Alexandre de Moraes. “Agora, já amanhã, vamos começar os testes na Avenida Cruzeiro do Sul. O corredor com cones na Rua Clélia também será mantido. Os ônibus coletivos também reduziram as viagens em mais de 20 minutos nessa via”, diz Moraes.A linha expressa na Cruzeiro do Sul vai facilitar o trânsito de coletivos em direção aos terminais Barra Funda e Parque D. Pedro II. Os corredores previstos para a Zona Sul, em trechos da Teotônio Vilela e da Robert Kennedy, terão a mesma função: reduzir o tempo de viagem dos ônibus que passam por essas vias rumo aos terminais Bandeira, Capelinha, Santo Amaro, Guarapiranga, João Dias e Jardim Ângela.Nas avenidas com os novos corredores haverá uma reprogramação no tempo dos semáforos, para evitar lentidão nas faixas de carros.Pressão popularOs corredores definitivos nas Avenidas Brás Leme, Sumaré e Faria Lima foram descartados após pressão de comerciantes e moradores próximos dessas vias manifestarem posição contrária aos projetos. Em audiências públicas realizadas entre julho e outubro do no ano passado com representantes da Prefeitura, moradores de Santana, Perdizes e Itaim Bibi argumentaram que o comércio ao longo das vias com corredores seria prejudicado, pois os clientes não teriam mais espaço para estacionar. EM NÚMEROSR$ 130 milhões é o valor do investimento para as faixas exclusivas e definitivas planejadas para as Avenidas Celso Garcia e Engenheiro Luiz Carlos Berrini20 minutos foi o tempo economizado nas viagens até o Parque Dom Pedro, nos testes feitos na Celso Garcia3 projetos de corredores foram descartados pela Prefeitura: os das Avenidas Farias Lima, Brás Leme e Sumaré
Fonte: Jornal da Tarde

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