quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

NOTICIA

A cidade vista de dentro do ônibus

O fotógrafo Klaus Mitteldorf capturou a rotina de São Paulo para ser exibida em telas de LCD instaladas nos coletivos
Já pensou em aproveitar o tempo que gasta no trajeto do ônibus para fotografar São Paulo e, depois, exibir seus cliques para os demais passageiros naquela tela de TV instalada em algumas linhas da cidade?
Essa é a idéia de um novo projeto idealizado pela TVO, umas das duas empresas que nos últimos meses têm colocado telas de LCD nos ônibus paulistanos para exibir dicas, notícias e, claro, propaganda.
Para dar o pontapé inicial, aTVO convidou o fotógrafo paulistano Klaus Mitteldorf, conhecido por seu trabalho em moda e publicidade e também por suas exposições individuais, a cruzar a capital durante dez dias sempre clicando de dentro de um ônibus.
"O ônibus é muito parecido com um aquário gigante, foi fácil fotografar com tantas janelas por todos os lados. A dificuldade era na hora de me equilibrar" disse Mitteldorf que cedeu algumas fotos, tiradas com um celular Nokia N95 e uma câmera digital Leica D-Lux, para publicação no Link.
As imagens começaram a ser exibidas anteontem nos ônibus que possuem equipamentos da TVO dentro do quadro Pela Janela do programa Click Legal. A programação é contínua e os programas vão se alternando. Se a viagem é curta, é preciso um pouco de sorte para ver a seqüência de fotos, mas, se durar mais de uma hora, é só ficar de olho.
O fotógrafo registrou trajetos que passam por diversas áreas da cidade, da periferia ao centro, em diferentes horários, inclusive à noite e durante a temida hora do rush. "Fotografei várias linhas e conheci um pouquinho de tudo. O resultado mostra que valeu a pena", disse o fotógrafo, que captou tanto usuários e trabalhadores do transporte coletivo quanto pontos turísticos e instantâneos da vida na capital.
Em uma segunda etapa, serão exibidas imagens tiradas pelos próprios passageiros, que podem ser enviadas para o e-mail foto@tvosp.com.br. "É uma maneira de estar mais perto de quem anda de ônibus e assiste à nossa TV", diz Fábio Ribeiro, diretor-executivo da TVO.
Setecentos ônibus
A empresa planeja convidar outros artistas — não apenas fotógrafos, mas também artistas plásticos e de outras áreas — para desenvolver trabalhos a partir do ponto de vista de quem está dentro do ônibus.
Atualmente existem cerca de 700 ônibus na cidade de São Paulo equipados com telas de TV instaladas por duas empresas concorrentes: a TVO e a BusTV. Já a TVMinuto busca chamar a atenção dos usuários de metrô.
A tendência de colocar TVs no transporte coletivo é algo que já existe há vários anos na Europa e nos países desenvolvidos. Em São Paulo, começou no ano passado.
E os passageiros, o que estão achando da novidade? Para ter uma idéia, o Link percorreu alguns trajetos de ônibus e de metrô. Veja a resposta no texto ao lado.

Repetição é a maior crítica do usuário

As TVs pouco a pouco invadem os ônibus, metrôs e até táxis de São Paulo. O Link deu umas voltas pelo transporte coletivo da cidade para saber o que os passageiros estão achando da novidade.
A crítica que mais se escuta é basicamente a mesma: "A programação é repetitiva", disse a vendedora Vanessa Martins, que também reclamou do som alto em um ônibus equipado pela BusTV. "Se queremos conversar, atrapalha".
A BusTV é a única que transmite programação com som; a TVO e a TV Minuto só passam imagens.
A primeira linha percorrida pela repórter foi a 175T, que vai do Tremembé ao Jabaquara. Assim que entramos no ônibus, uma decepção: o monitor da TVO não estava funcionando. "Você foi premiada porque isso não é comum de ocorrer. Todos os dias verificamos os equipamentos e a tecnologia", disse o diretor-executivo Fábio Ribeiro. Em outros ônibus, os televisores funcionavam normalmente.
Em seguida a repórter escolheu uma linha de ônibus com tela da BusTV. A empresa veicula programação com som e as imagens são mais coloridas. "Não ligo muito para o que está passando, olho apenas para descansar a cabeça", afirmou o dentista Henrique Alves dos Santos.
Após horas andando de ônibus pelo trânsito complicado da cidade, chegou o momento de mudar de meio de transporte e encarar o metrô. Na linha 2-Verde, que percorre toda a Avenida Paulista, as pessoas estavam mais tranqüilas no meio da tarde e, sem o empurra-empurra, algumas prestavam atenção a TVMinuto.
"Acho o conteúdo interessante, com ótimas dicas. Sugiro apenas mais conteúdo educativo", afirmou a advogada Bruna Ribeiro.
"Ajuda a distrair e esqueço um pouco que estou apertada", disse a recepcionista Maria Alice Santoro, que trafegava às 18h num trem da linha 3-Vermelha, no sentido Corinthians-Itaquera.
Alguns passageiros gostam, outros não, mas veja só o que diz o cobrador Luciano Aparecido Vieira, telespectador sem outra opção: "Os passageiros até gostam de assistir à TV, mas a repetição chega a irritar. O passageiro chega à sua parada e desce, mas nós continuamos aqui por umas dez horas". Ossos do ofício.


Conheça a tecnologia

Como você acha que as imagens numa TV instalada em um ônibus, no trem do metrô ou até em um táxi são transmitidas? Ou melhor o que a BusTV a TVO, a TVMinuto e a Intáxi (mídia em proliferação nos táxis da cidade) têm em comum, tecnologicamente falando? Nada. Cada uma resolve-se de um jeito. As mídias digitais que integram o transporte na cidade de São Paulo mostram que há muito por trás de apenas um 'rostinho bonito'.
Quando os veículos chegam à garagem é que o processo de atualização de dados começa para as duas empresas de ônibus. A BusTV utiliza um sistema que atualiza o conteúdo diariamente da mesma maneira feita com os pendrives, carregando um chip que volta ao ônibus depois de atualizado.
Já a TVO atualiza seus conteúdos por uma conexão wireless. As antenas estão localizadas nas respectivas garagens.
ATV Minuto, por utilizar um espaço físico diferenciado – o subsolo –, atualiza seus dados por cabos de fibra óptica em tempo real. A Intáxi é atualizada por rede wireless, conectada a modems 3G da operadora Claro instalados nos porta-malas dos carros. Para que comecem a funcionar, é necessário que sejam ligados pelos motoristas.
A Intáxi é a única que permite interação com os passageiros, pois permite que eles escolham a programação por meio de mensagens SMS. João Coragem, diretor da BusTV, anima-se: "Pretendo evoluir muito mais. No futuro vou atualizar dados em tempo real e ter o sistema instalado nos ônibus de todas as capitais brasileiras".

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