quinta-feira, 27 de março de 2008

NOTICIA

Começam obras para construção de retorno no Terminal Varginha

Mudança servirá para reduzir tempo de viagens de ônibus

Começaram ontem as obras para a construção de um retorno na Avenida Teotônio Vilela, em frente ao Terminal Varginha, na Zona Sul da capital. O objetivo é permitir que os ônibus que saem do terminal, localizado na pista sentido Centro, possam cruzar a avenida e seguir no sentido bairro.
Hoje, todos os ônibus que deixam o Terminal Varginha em direção ao extremo da Zona Sul são obrigados a andar cerca de 3,5 quilômetros pela avenida no sentido Centro até o retorno mais próximo. A obra deve ser entregue até junho.
Com a volta, o percurso cresce sete quilômetros e chega a levar 40 minutos a mais nos horários de pico da manhã e da tarde. Das 37 linhas que passam pelo terminal, 27 vão no sentido bairro. Segundo a Prefeitura, cerca de 80 mil passageiros do terminal serão afetados pela medida. Em dias úteis, 275 mil pessoas usam o Terminal Varginha. Nos horários de pico, fazem o retorno cerca de 100 ônibus por hora.
"Demoraram muito para fazer a obra. Vai beneficiar não apenas os ônibus, mas todos os carros que precisam retornar e são obrigados hoje a dar uma volta do tamanho do mundo na avenida", afirma o taxista Eliseu Famelo, de 42 anos.
"É uma vergonha terem construído o negócio sem esse retorno. A gente passa horas dentro do ônibus. Aí passa pela frente do terminal de onde acabamos de sair. Dá um desânimo", diz a diarista Elisa Soares do Amaral, de 32 anos.
A obra faz parte de um pacote de 19 intervenções viárias anunciadas pela Prefeitura na semana passada, com o objetivo de diminuir o trânsito e aumentar a fluidez nos corredores de ônibus da capital. "São pequenas medidas, simples de serem feitas, que na sua somatória terão um impacto muito positivo para a cidade inteira", afirmou o prefeito Gilberto Kassab (DEM).

Mais obras

Ainda ontem, foram iniciadas as obras em mais dois pontos da cidade. Começou a ser construída a abertura de um acesso à Avenida 23 de Maio a partir do Terminal Bandeira, no Centro da cidade. Também está sendo trocado o lado da última parada de ônibus na Avenida Ipiranga, antes da Rua da Consolação. Para hoje; estão previstos os inícios de obras nas avenidas Robert Kennedy, Rodrigues Vilares e Guarapiranga, todas na Zona Sul.
Fonte: ANTP

Nenhum comentário: