quarta-feira, 12 de março de 2008

NOTICIA

Solução do caos está no transporte público

Engenheiro brasileiro desenvolveu soluçao para o trânsito em Bogotá e faz projetos para a China e África do Sul transmitindo o que aprendeu no Brasil

Depois de implantar em Bogotá um dos sistemas de transporte público mais inovadores do mundo, o Transmilênio, o engenheiro Paulo Sérgio Custódio, 60 anos, está na China prestando consultorias a oito cidades que pretendem construir corredores de ônibus. Do outro lado do mundo ele dá treinamentos e trabalha com transferência de tecnologia. Paulista de Birigüi, formado na Escola Politécnica da USP, em 1971, Custódio diz que viaja o mundo transmitindo o que aprendeu com experiências brasileiras. O Transmilênio, por exemplo, foi inspirado no sistemade Curitiba e no corredor da Avenida nove de Julho, em São Paulo. A iniciativa colombiana prevê, além de corredores, um projeto de revitalização urbana. O Transmilênio começou a ser construído em 2000 e em 2001 já tinha 43 quilômetros de extensão. Ao contrário do que ocorreu no Brasil nas últimas décadas, em Bogotá, o projeto vem sendo mantido por três gestões diferentes. Por que aqui temos essa dificuldade? "Porque no Brasil os planos não foram feitos para serem implementados", disse Custódio. "E quanto menos têm a ver com a realidade, melhor, porque não comprometem o governo a cumpri-los".
O engenheiro conta que chegou a apresentar um projeto muito parecido com o Transmilênio para a Prefeitura de São Paulo há três anos. "Seria na Celso Garcia, ao custo de U$ 300 milhões e com capacidade para atender 360 mil passageiros por dia".
Para Custódio, o trânsito de São Paulo só tem uma saída: a restrição do automóvel. E ele não fala em ampliar o rodízio. "Isso só faria a frota aumentar, porque os ricos comprariam mais carros". A solução, segundo ele, está no pedágio urbano aliado a uma política drástica de restrição de estacionamento. Da China, ele acompanhou na última semana, pela internet, os consecutivos recordes de congestionamento batidos na Cidade.
Com uma equipe de quatro brasileiros, um colombiano e um francês, Custódio está desenvolvendo projetos piloto para as cidades de Jinan e Chengdu. Em outras seis localidades ele está dando treinamentos. Além disso, está assessorando projetos em Cape Towne Johannesburgo na África do Sul.
Evolução do transporte público em São Paulo
1880 - É construída a linha de bondes com início na rua da Liberdade, ligando a Capital à Vila de Santo Amaro.
1900 - A Light inaugura o sistema de bondes elétricos em São Paulo.
1906 - Prefeitura autoriza o serviço de carros de aluguel.
1925 - São criadas linhas de ônibus circulares com veículos importados da Europa.
1926 - A Light importa 50 ônibus Yellow Coach que circulam até 1932. A empresa apresenta um plano de integração dos transportes urbanos, incluindo um sistema metroviário. O plano não é aceito pela Prefeitura.
1946 - A administração municipal assume o controle dos transportes públicos na Capital, com a criação da Companhia Municipal de Transportes Coletivos.
1949 - A CMTC implanta o sistema de trólebus com 30 veículos importados dos EUA e Inglaterra.
1958 - Começam a ser fabricados os primeiros trólebus brasileiros.
1968 - Desativação do sistema de bondes.
1974 - Início da operação comercial da Linha1-Azul, no trecho Jabaquara - Vila Mariana.
1983 - Tem início integração ônibus-ferrovia.
1991 - Entra em vigor a Lei da Municipalização. A CMTC controla a receita do sistema de ônibus.
1994 - O Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus passa a ser operado por 47 empresas privadas.
1993 - Começa a primeira fase de privatização da CMTC.
1995 - É criada a SPtrans.
2006 - Implantada a integração do Bilhete Único com o sistema metroferroviário.
Fonte: ANTP / JORNAL DA TARDE

Nenhum comentário: