sábado, 22 de março de 2008

NOTICIA

Passageiro poderá monitorar atraso de ônibus no terminal

Secretário de Transportes afirma que, até abril, coletivos vão operar com GPS

Até abril, os 15 mil ônibus da capital vão operar com sistema de monitoramento por GPS. Com o aparelho, segundo a Prefeitura, o usuário poderá verificar em painéis eletrônicos, em todos os terminais e em parte dos corredores de ônibus, se o coletivo que ele espera está atrasado, o motivo do atraso e quanto tempo irá demorar.
"Se houver problema como um pneu furado, o motorista deve comunicar e o tempo de espera será atualizado para o usuário", disse o secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes.
De acordo com o secretário, o GPS também será utilizado para fiscalizar se as empresas de ônibus cumprem exigências da Prefeitura, como número de partidas em cada linha, quantidade de ônibus nas ruas, itinerário e tempo de espera nos pontos. Com o uso do aparelho, a Prefeitura também vai acompanhar a velocidade dos ônibus nos principais corredores viários.
Informação em tempo real
O secretário afirmou que dados sobre lentidão e problemas no transporte público também poderão ser colocadas na internet, em tempo real. A Prefeitura já havia anunciado o uso do GPS por outras vezes, sem colocar o projeto em prática. A última vez foi em outubro de 2006.
O DIÁRIO solicitou à Secretaria de Transportes quais terminais e corredores têm painéis em funcionamento, mas não obteve resposta.
Fonte: ANTP

Um comentário: