sexta-feira, 21 de março de 2008

NOTICIA

Transporte público deve ser ampliado

Segundo especialistas, a prefeitura deve tomar medidas de curto e longo prazos

As medidas tomadas pela administração municipal podem ajudar a minimizar os problemas de trânsito em São Paulo, mas eles não serão resolvidos de uma vez. Questionados sobre soluções para o trânsito, especialistas preferem falar em propostas de curto e longo prazo.
Propostas que, segundo eles, podem ajudar a capital a reduzir problemas, como a frota antiga, a circulação de veículos de carga, a maior rapidez dos carros em relação aos ônibus e o desrespeito às normas de trânsito. Para todas estas questões, há propostas.
O doutor em engenharia de transportes Eric Ferreira, coordenador do Instituto de Energia e Meio Ambiente, foi categórico: "Não há solução para o trânsito de São Paulo em curto prazo. Não há como prover espaço suficiente para aqueles que desejam se deslocar de carro pelas cidades". Para Ferreira, a prefeitura deve buscar a melhoria do transporte público, "investindo na ampliação das calçadas, na construção de sistemas cicloviários, privilegiando o espaço público para os ônibus e integrando os sistemas metroferroviários".
O superintendente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), Marcos Bicalho, também defende a racionalização do transporte coletivo, a ampliação da rede de corredores e ações de coordenação e planejamento da rede. "O planejamento urbano é necessário também. As pessoas acabam fazendo viagens muito longas para ir ao trabalho. É algo que pode ser atenuado com a geração de empregos e moradias onde é necessário", afirmou Marcos Bicalho.
Fonte: ANTP

Nenhum comentário: