terça-feira, 12 de janeiro de 2010

ABC PAULISTA

Metrô Leve: projeto pronto em um ano
André Vieira do Diário do Grande ABC

O estudo que viabilizará a construção do chamado Metrô Leve, ligando o Grande ABC à futura estação Tamanduateí do Metrô, deverá ser concluído em um ano. O prazo foi determinado durante a assinatura do convênio que garante a liberação de R$ 27,6 milhões da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) para o plano.

Além da verba da União, o projeto receberá o incremento de R$ 1,3 milhão da Prefeitura de São Bernardo. Pelo acordo, o Metrô de São Paulo ficará responsável pela contratação do projeto básico, pela elaboração das investigações e licenciamentos ambientais.

O estudo técnico de viabilidade e projeto funcional ficarão à cargo das prefeituras de São Bernardo e São Caetano e da secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos.

Essa etapa inicial analisará o impacto das intervenções e a tecnologia mais adequada a ser utilizada. Somente depois desta fase é que o cronograma das obras poderá ser definido.

O modelo de transporte ainda é dúvida. As duas opções mais admitidas são pela construção de um monotrilho, que é um trem suspenso, ou de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que é um trem de média capacidade, com vagões menores e dotados de pneus.

A expectativa é de que o corredor percorra São Bernardo e São Caetano, passando pelo Ribeirão dos Meninos e pelas avenidas Guido Aliberti e Lauro Gomes, permitindo a ligação com a estação Tamanduateí, que deverá ser inaugurada em março.

Nenhum comentário: