quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

SP

SPTrans falha ao indicar rotas

Portal de consultas da empresa na internet dá itinerários mais longos para vários destinos

LUIZ GUILHERME GERBELLI

O internauta que consultar a página da SPTrans (www.sptrans.com.br), para saber itinerários de transporte coletivo na capital, precisa ter atenção com as rotas sugeridas pelo site. Os caminhos indicados nem sempre são os melhores no quesito agilidade. Lançado em outubro do ano passado, o portal foi criado para melhorar a mobilidade de 6 milhões pessoas dependentes do transporte público em São Paulo. O Jornal da Tarde testou alguns itinerários oferecidos pelo site e nem sempre obteve os roteiros mais rápidos como resposta. Procurada, a SPTrans informou que a consulta de itinerário sempre privilegia a rota mais rápida.

Um dos exemplos é o caminho sugerido para quem quer deixar a Avenida Angélica com destino à Avenida Paulista: a primeira orientação do portal é utilizar o metrô. A indicação mostra que, mesmo em duas regiões próximas, o usuário precisa circular por todo o centro da cidade ao passar pelas Linhas 3-Vermelha e 1-Azul para, enfim, desembarcar na Linha 2-Verde. O portal só sugere rotas mais ágeis de ônibus se o internauta tiver um conhecimento prévio do trânsito e informar no próprio portal que não pretende utilizar o metrô ou os trens da CPTM.

O JT seguiu as orientações repassadas pelo site e realizou o trajeto da Avenida Angélica, altura do número 1.000, para toda a extensão da Paulista. Até a Estação Consolação, o tempo gasto ao optar pelo ônibus, que seguiu pelas avenidas Angélica e Consolação, foi de 21 min. Utilizando o metrô, o percurso durou 25 min, além do trajeto realizado a pé, de 10 min, até a Estação Marechal Deodoro.

O trajeto entre a Av. Professor Celestino Bourroul, altura do número 100, no bairro do Limão, até a Rua José Soriano de Souza, na Casa Verde, ambos na zona norte, é de três quilômetros. Caminhando, é possível fazer o percurso em 30 min. O site da SPTrans, contudo, sugere caminhar até a Av. Ordem e Progresso (a cerca de um quilômetro do ponto de partida) e pegar o ônibus Jd. Pery Alto até a Avenida Dr. César Penha Ramos. Ao percurso de uma hora de ônibus, deve-se acrescentar cerca de 20 min de caminhada.

Uma alternativa ainda mais rápida seria pegar o ônibus Morro Grande na própria Celestino Bourroul, na altura do número 100, e descer três pontos adiante. Dali, o ideal seria pegar a linha Santana e descer na Rua Carolina Soares, a 200 metros do destino. Essa opção leva cerca de 20 minutos.

Direitos

A advogada do ProTeste Pollyana Carlos recomenda que os internautas reclamem na ouvidoria do município e ou na Secretaria de Transportes quando o trajeto apresentado não for o melhor. “O transporte é serviço público e deve ser prestado de forma eficaz.”

O presidente da Comissão de Trânsito da OAB-SP, Cyro Vidal, crítica a maneira como a tecnologia foi empregada em um serviço que deveria auxiliar o usuário. “A tecnologia não está sendo utilizada em prol do transporte. A desinformação é ruim”, afirmou.

EXEMPLO

ITINERÁRIO MAIS CURTO - DURAÇÃO 50 MIN.

>>Caminhar até Estrada Turística do Jaraguá (próxima da Avenida Jornalista Paulo Zingg)

>>Embarcar no ônibus 8008/10 (Terminal Pirituba) e descer no ponto final, na Avenida Mutinga

>>Embarcar no ônibus 8500/10 Barra Funda. O ônibus passa pela Avenida General Edgar Facó

ITINERÁRIO SUGERIDO - DURAÇÃO 1H22

>>Embarcar no ônibus 8677-31 (Praça Ramos de Azevedo) na Avenida Jornalista Paulo Zingg

>>O ônibus passa por trechos da Rodovia Anhanguera e da Rua Clélia

>>O ônibus para na Avenida Francisco Matarazzo e é necessário caminhar até a Estação da Barra Funda

(JORNAL DA TARDE)

Nenhum comentário: