quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Ônibus demora 40min

Ônibus demora 40min a mais do que o previsto

William Cardoso e Vinícius Dominichelli do Agora

Ônibus das linhas municipais da capital chegam a demorar quase 40 minutos além do intervalo previsto pela SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal), em sua planilha divulgada na internet.

A lotação excessiva, o desconforto e a falta de preparo de motoristas para lidar com portadores de deficiência são outras questões que incomodam os usuários. O paulistano reclama ainda do preço da passagem, que chegou a R$ 2,70 neste mês.

A reportagem esteve em dez pontos localizados nas cinco regiões da cidade e acompanhou 30 linhas entre terça e sexta-feira, nos períodos da manhã e da noite. Na linha Lapa-Ipiranga (874T-10), na última terça, em frente ao Conjunto Nacional, o passageiro chegou a esperar 38 minutos além do que estava previsto no site da SPTrans para aquele dia. O intervalo previsto para os dias de semana é de nove minutos, mas a reportagem constatou que, em pelo menos uma das viagens, os usuários chegaram a esperar 47 minutos pela passagem de um coletivo.

Passageiros vivem rotina de superlotação

Ônibus superlotados nos primeiros horários da manhã e da noite são um dos problemas enfrentados pelos usuários de linhas que atravessam as avenidas Aricanduva (zona leste de SP) e M'Boi Mirim (zona sul).

A auxiliar administrativa Bruna de Jesus, 21 anos, frequentemente vai "esmagada" para o serviço, na linha Metrô Santa Cruz-Jardim Jacira (695J-10), por conta da aglomeração na porta do ônibus. É o trajeto que ela faz todos os dias no período da manhã, do Jardim Capela (zona sul), onde mora, até a Vila Mariana. "É péssimo. Chego a ficar duas horas dentro do ônibus. É desconfortável e não vale o preço da passagem", diz.

O assistente contábil Douglas da Silva Dutra, de 21 anos, também sofre com a lotação na M'Boi Mirim. "Eu sempre pego a linha 737A-10 (Terminal Santo Amaro-Terminal Jardim Ângela) e o filme se repete todos os dias. Os ônibus vêm completamente lotado e na parte da manhã, então, a situação piora".

Linhas são todas fiscalizadas, mas enfrentam problemas externos

A SPTrans (São Paulo Transportes) informou que fiscaliza as partidas de todas as linhas, mas, segundo o órgão, podem acontecer variações ao longo do trajeto devido a diversas interferências, desde trânsito congestionado até acidentes.

A linha Ceret-Jardim Helena (233A-10), por exemplo, está programada durante as férias escolares para operar com intervalos médios de 15 minutos. A informação é de que a linha operou dentro do estabelecido nos dias 4 e 6, mas que enfrenta dificuldades ao longo do percurso, como obras em avenidas e semáforos regulados de forma diferenciada.

Sobre a suposta ociosidade da linha Metrô Belém-Conjunto José Bonifácio (3750-10), a SPTrans diz que ela é uma das linhas mais concorridas da região.

A SPTrans e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) dizem que pretendem melhorar a infra-estrutura dos pontos. O processo envolverá as subprefeituras.

Em relação à fiscalização da limpeza, a SPtrans afirmou que ela é feita diariamente e que são aplicadas penalidades quando é preciso. "Os veículos são vistoriados no momento que chegam da garagem para iniciar a primeira viagem e a inspeção é realizada nos assoalhos, bancos, balaustres, vidros e capôs. A penalidade é de R$ 180 e, na reincidência do mesmo coletivo, o valor dobra", diz a empresa.

Nos últimos três meses, fiscais aplicaram 2.246 multas. A SPTrans diz que investiu R$ 2,2 bilhões nos últimos anos para colocar em circulação 8.319 ônibus novos e que o sistema passa por processo de ajustes de itinerários, entre outras medidas. Informou ainda que a tarifa média da capital é de R$ 1,42, levando-se em consideração os benefícios das integrações do bilhete único e outras gratuidades.

Nenhum comentário: