terça-feira, 12 de janeiro de 2010

ACRE

Empresas de ônibus assumem compromisso de renovação de frota
PÁGINA 20 – AC

As empresas que operam no TRANSPORTE coletivo de Rio Branco assinarão na próxima semana um termo de conduta se comprometendo a renovar a frota de veículos que circula na capital.

O percentual de 40% que deve ser renovada pertence às duas maiores empresas do sistema da cidade, tendo em vista que as operadoras menores já fizeram a troca de ônibus velhos por novos.

A informação é dada pelo diretor de TRANSPORTE da RBTrans, Ítalo Cesar. Segundo ele, a reformulação do setor responde a antigos anseios da população, especialmente da autarquia, que é responsável pela fiscalização do setor.

As cobranças são antigas, motivo pelo qual as operadoras do sistema respondem a processos judiciais referentes à exigência de renovação de suas frotas. Tais documentos também servem de pressão contra as empresas que detêm o contrato de concessão do serviço.

Ainda de acordo com Ítalo Cesar, a empresa Real Norte se comprometeu em apresentar até o fim deste mês 32 carros novos para substituir a frota antiga. A empresa Rápido São Roque (antiga ETCA) garantiu a apresentação de 15 novos veículos até o dia 15 de fevereiro e mais 15 até 15 de abril.

A empresa Via Verde (antiga Aliança) e a São Judas Tadeu, ambas formadoras de um consórcio, já efetivaram a renovação de suas frotas de acordo com as exigências do contrato de concessão do serviço. "A renovação da frota é uma exigência prevista no contrato de concessão e um anseio dos usuários do sistema", frisa Ítalo Cesar.

Estratégias para evitar atraso dos ônibus - Uma pesquisa realizada pelos técnicos da RBTrans aponta que o maior responsável pelo atraso dos ônibus nas paradas, e motivo das várias reclamações dos usuários, está no próprio trânsito.

O estudo no setor foi realizado nos últimos meses de 2009 e avaliado em dezembro. Por esse motivo, o município resolveu investir para promover a desobstrução dos corredores de ônibus. O trabalho tem início com uma fiscalização em áreas do centro da cidade.

A formação de filas duplas nas ruas está com os dias contados, tendo em vista que a teimosia de alguns condutores que estacionam em locais proibidos e inapropriados pode resultar em prejuízo financeiro. "As empresas reclamam que os ônibus chegam a perder até 30 viagens por dias em virtude do atraso no trânsito", explica o diretor de TRANSPORTE da RBTrans, Ítalo Cesar.

Além do trabalho de organização nas principais vias do centro da cidade, os técnicos da autarquia realizam a poda de árvores, a instalação de semáforos e outras ações voltadas para facilitar o fluxo no setor. "A eficácia das nossas ações também depende do empenho dos motoristas em relação à observância às regras de legislação".

Nenhum comentário: