terça-feira, 12 de janeiro de 2010

RIO

Passageiro vai ver novela no ônibus
O Dia on line - Rio

Mordomia vai começar pelas linhas da Rio Ita e da Viação Real

Rio - Assistir a televisão com conteúdo digital, ouvir música e acessar a Internet por banda larga de graça e a caminho do trabalho. É o que vão experimentar, a partir do mês que vem, os usuários das linhas Alcântara-Castelo e Alcântara-Botafogo, da viação Rio Ita. Outras empresas, como a Viação Real, já estão interessadas em oferecer esse conforto aos passageiros.

A Real será a próxima a ter esse sistema, desenvolvido pela Rio Ita. A programação de uma das maiores redes de TV do País, como novelas e telejornais, será transmitida para dois televisores em cada ônibus. Outras emissoras poderão aderir, pois o Detro já autorizou-as a emitir para as TVs das empresas de linhas intermunicipais que tenham o sistema.

A mordomia não terá custo extra para o passageiro. O aumento da passagem nos veículos como esse foi descartado. A Real já tem um serviço parecido nas linhas 2015, 2145 e 2145.1, que ligam os aeroportos do Rio à Barra da Tijuca.

MENOS ESTRESSE

O programa ‘personaliza’ a informação de acordo com a localização do ônibus. Quando ele passar, por exemplo, diante de um shopping, os passageiros poderão receber, via celular, mensagens de promoções de lojas e a programação das salas de cinema dali.

As linhas que vão estrear a novidade foram escolhidas por seus trajetos longos e engarrafados. “Com a disponibilidade deste serviço, eles terão acesso a informações e, ao mesmo tempo, se vão se estressar menos com os congestionamentos”, acredita Rogério Onofre, presidente do Detro.

Morador de São Gonçalo, o analista de sistemas Thiago Teixeira, 25 anos, comemora a inovação. Ele gasta pelo menos três horas por dia no deslocamento entre sua casa e o trabalho, no Centro do Rio, e quase sempre a pé: “Espero que outras empresas abracem a ideia, para que mais pessoas sejam beneficiadas”.

Nenhum comentário: