quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

COLUNA

Primeiro Plano - Ariverson Feltrin
Scania faz meganegócio

Depois de um 2009 de extrema dificuldade pela brutal retração dos mercados importadores de caminhões pesados, a Scania, instalada em São Bernardo, chega ao final do ano em situação mais confortável. O mercado externo ainda está longe de se recuperar, mas no ambiente doméstico a montadora de origem sueca já colhe boas encomendas, reflexo da maior atividade econômica do País e de programas que reduziram taxas de juros e tributos que incidem sobre caminhões e ônibus.

Um grande negócio, por exemplo, foi fechado recentemente com um dos maiores compradores de ônibus Scania no mundo, a mineira Empresa Gontijo de Transportes, com sede em Belo Horizonte. A Gontijo encomendou em torno de 200 chassis de ônibus, negócio avaliado em cerca de R$ 50 milhões. Os chassis, dos modelos K380 e K420, vão renovar 20% da frota da operadora, que tem cerca de 1.000 ônibus (o grupo, além da Gontijo, controla ainda a Cia. São Geraldo, dona de outros 700 ônibus).

Se nos ônibus os negócios começam a melhorar, em caminhões, a Scania já está em boa posição. Fechou janeiro a outubro com 24,7% de participação nas vendas internas no atacado da linha pesada. Trata-se de avanço de 6 pontos percentuais sobre a fatia que tinha ano passado, em igual período.

Com a economia retomando o crescimento, a Scania não deverá ter em 2010 as dificuldades que enfrentou ao longo de parte de 2009, quando precisou recorrer com frequência a férias coletivas, licenças remuneradas e a programas de demissões voluntárias, entre outras medidas de ajustes.

Nenhum comentário: