quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

MINAS

Frota nova de ônibus em Betim
Graziela Reis e Carolina Lenoir

Os ônibus de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, terão uma cara nova no ano que vem. A partir de fevereiro, cerca de 60% da frota será trocada. Serão substituídos 60 dos 101 veículos hoje em circulação. O investimento para a troca pode chegar perto dos R$ 13 milhões. Dos ônibus novos, 40 serão zero-quilômetro e os outros 20, de 2004, bem melhores do que estão à disposição do TRANSPORTE público da cidade.

Segundo o presidente da Transbetim, Eduardo Lucas, até a pintura dos ônibus vai ser modificada. E ele comemora o fato de que a cidade, finalmente, vai passar a contar com veículos com elevadores para portadores de necessidades especiais. Pelo menos os 40 ônibus zerados já vão ser entregues com o equipamento. "Até então, não tínhamos nenhum", afirma. Ele diz ainda que tambem era uma preocupação a degradação dos veículos na cidade, pois cerca de 30% já têm quase 13 anos, limite estipulado para a troca em contrato com a prefeitura. "O sistema de TRANSPORTE que opera em Betim é o mesmo há nove anos, época em que havia 200 mil habitantes a menos na cidade", explica.

O diretor da Santa Edwiges, empresa que venceu a licitação para exploração do serviço em Betim, Joel Jorge Paschoalin, confirma que a substituição já está prevista. "E vai haver uma renovação até maior do que o estipulado. Vai atender melhor o usuário", conta. Segundo ele, os ônibus novos vão ter uma ACESSIBILIDADE bem melhor. Além dos elevadores para cadeirantes e outros portadores de necessidades especiais, os veículos terão uma sinalização mais adequada, nas escadas, por exemplo.

O diretor de TRANSPORTE e Trânsito da Transbetim, Artur José Dias de Abreu, conta que, de acordo com o com o edital de licitação, a previsão era de que apenas 30% dos ônibus fossem trocados em fevereiro. A substituição maior da frota vai trazer mais vantagens aos usuários.

A dona de casa Ivanice Gomes Ferreira, de 39 anos, diz que os ônibus convencionais são velhos e pouco confortáveis. "E não são dos mais seguros. Noutro dia mesmo, um deles estragou e tivemos de descer para trocar", conta. Ela observa que os pneus estão carecas, o que aumenta o risco de acidentes. Ela acredita que já passou da hora de substituir parte da frota por ônibus mais novos. O montador de andaime Adão dos Santos, de 51,, acha o TRANSPORTE público na cidade razoável". "Não é o melhor, mas não acho que é o pior", pondera.

BILHETAGEM Depois de um debate acalorado, representantes da Transbetim, da Viação Santa Edwiges, das cooperativas de TRANSPORTE alternativo, da Câmara Municipal e da Prefeitura de Betim decidiram ontem marcar, para 1º de dezembro, a assinatura do contrato de instalação em micro-ônibus do sistema de bilhetagem eletrônica, hoje disponível apenas em coletivos municipais convencionais. Os permissionários não estão satisfeitos com o atraso na implantação do sistema. O prazo é até 31 de dezembro, mas a própria Transbetim admite que, com o impasse nas negociações, não será possível terminar o processo este ano.
(NTU / ESTADO DE MINAS - MG)

Nenhum comentário: