segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

SAO PAULO

Rodoviários exigem o fim de dupla função

Representantes do Sindicato dos Rodoviários do ABC estiveram presentes na Câmara Municipal de Santo André na quinta-feira (26/11) para exigir a aprovação do projeto de lei que garante a presença de cobradores em todos os veículos de transporte público municipal, inclusive nos microônibus.

O objetivo é defender os motoristas de ônibus de transporte público da Região da dupla função – dirigir e cobrar passagem. O problema se acentuou no ABCD quando viações colocaram os populares “micrões” para circular na Região sem o assistente. O projeto de lei foi apresentado pelo vereador José Montoro Filho, o Montorinho (PT), que exigiu prazo para o fim da dupla função em audiência pública. “Vamos aprovar isso até o fim de março.”

Mais de 200 pessoas participaram da audiência vestidas com a camiseta da campanha do sindicato “Dirigir e Cobrar, Não Dá”. Durante o evento, o presidente da entidade, Francisco Mendes da Silva, o Chicão, alertou os vereadores sobre o fato de os cobradores terem sido demitidos, mas as tarifas continuarem as mesmas. “Se não tivermos resultado até março, cruzaremos os braços”, alertou Chicão.
Muitos usuários também preferem a permanência do cobrador. “Quando há muitas pessoas no ponto, o motorista tem de cobrar e depois dirigir. Isso faz com que as pessoas demorem para chegar ao destino”, revelou a dona de casa Maria de Lourdes Pinheiro.

O motorista e cobrador Valdecir Pereira Cardoso também reclama da falta do outro profissional. De acordo com ele, alguns acidentes graves quase aconteceram pela falta do auxiliar. “Já prendi gente na porta porque o ônibus estava muito lotado e não consegui enxergar quem descia”, contou. (ABCD Maior)

Nenhum comentário: