quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

RIO DE JANEIRO

RJ deve começar a usar bilhete único em fevereiro
MAÍRA TEIXEIRA - Agencia Estado

SÃO PAULO - A partir de fevereiro de 2010, o Rio de Janeiro deve começar a implantar o bilhete único para integrar o transporte público, informou hoje a Secretaria de Transporte e Comunicação do Estado. Inicialmente, a integração valerá para ônibus, trem, metrô e barcas apenas da região metropolitana. O valor da passagem, tempo de duração e quantas viagens o usuário poderá fazer com uma única passagem ainda não foi estabelecido.

Atualmente, a tarifa de ônibus urbano na capital é de R$ 2,35, enquanto a do metrô, trem e barca é de R$ 2,80. Segundo o governo estadual, os técnicos da Secretaria de Transportes já estudam com os operadores de transporte coletivo os detalhes técnicos do projeto, que deve ficar pronto até o fim deste mês. O governador Sérgio Cabral informou que o Estado vai subsidiar parte dos custos.

Na capital paulista, a integração dos meios de transportes urbanos e utilização do bilhete único começou em 2004 e foi sendo ampliada gradativamente. Em primeiro lugar, houve a integração entre os ônibus, depois com o metrô e, por último, com os trens metropolitanos. O bilhete único possibilita a utilização de até quatro ônibus (ou três ônibus e metrô, ou três ônibus e trem), num período de três horas.

Nenhum comentário: