terça-feira, 29 de dezembro de 2009

RIO

Coletivos que voam
Rio teve mais de uma multa de excesso de velocidade por ônibus em 2009
O Globo

RIO - Eles não são pássaros, não são aviões, mas não é difícil avistar um ônibus "voando" pelas ruas do Rio. Num ano marcado por sérios acidentes, dados do Detran-RJ mostram como os motoristas desses veículos estão com o pé embaixo: de janeiro a novembro deste ano, foram registradas, somente na capital, 19.155 multas por causa de excesso de velocidade, o que significa, em média, mais de uma multa por coletivo (1,3). O índice é quatro vezes maior do que a média atribuída ao restante da frota nos primeiros 11 meses de 2009: 0,3 por veículo. Um teste feito pelo GLOBO em quatro pontos da cidade na semana passada mostrou que, de 40 ônibus analisados, 27 (67%) trafegavam acima do limite permitido na via.

Não bastasse o abuso de velocidade, a falta de conservação também parece ser um problema crônico dos ônibus. Um levantamento inédito da prefeitura, com base nos registros de ocorrência do Centro de Controle Operacional da CET-Rio, revela que, de janeiro a novembro deste ano, 53% dos veículos que enguiçaram nas vias da cidade, atravancando o trânsito, eram coletivos. Em seguida, vieram os carros de passeio (31%), os caminhões (15%) e as carretas (1%).

- Às vezes, dá muito medo descer a Grota Funda de ônibus. Tem uns motoristas que correm muito, já houve uma vez em que eu achei que o ônibus ia virar de tanto que balançava na descida - conta o jardineiro Fernando Chaves, que volta diariamente do trabalho, na Cidade da Música, na Barra, para a casa, em Ilha de Guaratiba.

Um ano de acidentes graves

MAIO: No dia 19, um guarda municipal morreu atropelado por um ônibus na Avenida Presidente Vargas. No dia 25, um menino de 4 anos foi vítima de atropelamento por um coletivo, no Méier.

JUNHO: No dia 31, um ônibus da Viação Pégaso arrastou por dez metros a menina Luana Macedo, de 12 anos, que tentava embarcar na Avenida das Américas, após sair da escola.

JULHO: No dia 13, um idoso ficou ferido ao ser atropelado por um ônibus que subiu a calçada da Rua Afonso Cavalcante, na Cidade Nova. O acidente aconteceu quando o motorista do coletivo da linha 401 (Rio Comprido/Praça São Salvador) perdeu a direção e subiu a calçada, em frente ao prédio dos Correios, derrubando dois gradis de metal e atingindo o vendedor de doces Sebastião Alves Cruz, de 89 anos.

DEZEMBRO: No dia 8, uma pessoa morreu e três ficaram feridas na calçada da Avenida Ayrton Senna, na Barra, invadida por um ônibus desgovernado, da linha 702 (Rio das Pedras-Recreio). O coletivo derrubou dois postes, um sinal e um radar eletrônico. (O Globo)

Nenhum comentário: