quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

SAO PAULO

Transporte público: Longas esperas e filas irritam usuários no Terminal Vila Prudente
Kátia Leite

Aborrecido por chegar mais um dia atrasado ao trabalho, o morador da região, Davi Samuel Mafra, escreveu à Folha para protestar contra o que definiu como "Fura-fila furado". Ele se refere ao Expresso Tiradentes – que apesar do troca-troca de nomes, continua sendo mais conhecido pelo original. A bronca do usuário é por conta dos longos intervalos dos coletivos da Linha 5109 Terminal Vila Prudente/Terminal Mercado no horário de pico da manhã. Enquanto isso, dentro do Terminal Vila Prudente, uma multidão vai se aglomerando e se estressando em plena 7h30.

"A promessa desse ‘maravilhoso’ sistema era de fazer a viagem até o Centro, no máximo, em dez minutos, mas já cheguei a ficar 15 minutos apenas esperando o ônibus chegar", relata Mafra. Um dos motivos apontados por ele para tanta demora é o trajeto da linha na Vila Prudente. "Antes de acessar o terminal, os ônibus têm que passar por todo trânsito da rua Ibitirama. As pessoas vão se amontoando na fila e quando o veículo chega, fica um tempão parado para todo mundo conseguir entrar. Sai superlotado e quem está na parada seguinte, a Dianópolis, não consegue embarcar por falta de espaço. No total a minha viagem até o Ipiranga já chegou a levar 25 minutos", narra.

Dias depois, o usuário voltou a escrever para contar que além de ficar esperando, não conseguiu nem entrar no primeiro ônibus que apareceu. "Não cabia mais passageiros dentro e mais uma vez, cheguei atrasado ao trabalho. Vou começar a trabalhar com meu carro, pois não tenho opção de transporte e não vou me arriscar a perder o emprego", conclui.

O mesmo sofrimento é enfrentando por Rita de Cássia Napis, que "tenta" entrar nos ônibus da linha na Parada Dianópolis. "Vira e mexe vem lotado do terminal e poucos conseguem subir", comenta. Ela espera que a Prefeitura arranje uma solução logo.

"Quando funciona, realmente é uma ótima opção, mas, nós trabalhadores, que temos horário para bater o cartão não podemos ficar sujeitos a um sistema irregular", argumenta. Já no horário de pico da noite, a queixa recai sobre a Linha 3021 Terminal Vila Prudente/Parque Bancário. "Todos os dias eu utilizo este ônibus entre 18h20 e 19h, e o período de espera é de no mínimo 30 minutos, chegando até a 50. Quando chega, a fila está gigantesca e o veículo sai lotado", afirma Mônica Tolozana Silva. "Já cansei de reclamar no 156, me dão números de protocolos e quando cobro uma posição, ouço que está em análise. No terminal também não há fiscal para dar satisfação às pessoas. O valor da passagem que pagamos é um absurdo pela má qualidade do transporte na Zona Leste", completa.

O que diz (ou não) a SPTrans

Sobre as reclamações da Linha 5109 Terminal Vila Prudente/Terminal Mercado, a São Paulo Transportes (SPTrans) admitiu que houve falha no sistema, mas, garantiu que já estão sendo adotadas medidas para solucionar os problemas apontados. Com relação ao trânsito da rua Ibitirama, há um trabalho conjunto com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) das 6h às 8h30 para melhorar a fluidez, que consiste na realização de ajustes nos semáforos, proibição de estacionamento de carros particulares e orientações aos motoristas dos coletivos.

...situação semelhante a da Parada Dianópolis

Foi informado ainda que essa linha circulava com oito carros e intervalos entre partidas de sete minutos, porém, agora passou a operar com 12 veículos no horário de pico, reduzindo os intervalos de partida para quatro minutos. Por fim, foi esclarecido ainda que o tempo não estava sendo cumprido por conta de obras de manutenção no corredor encerradas em meados de outubro e por causa do trânsito na Ibitirama. Com as ações já adotadas e a presença de fiscais no terminal, organizando filas e orientando passageiros e funcionários, a SPTrans espera melhorar o tempo de viagem.

Em relação à queixa da Linha 3021 Terminal Vila Prudente/Parque Bancário, a reportagem questionou a SPTrans no dia 16 de novembro, mas, até o fechamento desta matéria não obteve retorno. (FOLHA DA VILA PRUDENTE)

Nenhum comentário: