quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

SP

Lippi muda remuneração das empresas de ônibus
Pagamento será feito por passageiro e não mais por quilômetro rodado
Pedro Guerra - Agência BOM DIA

O prefeito Vitor Lippi (PSDB) vai mudar a forma de remuneração das empresas que operam o transporte coletivo em Sorocaba. A intenção é pagar por passageiro transportado e não mais por quilômetro rodado como é feito atualmente.

O projeto de lei que pede a alteração será votado nesta quinta-feira pelos vereadores, em sessões extraordinárias. Na justificativa Lippi afirma que após aprovação da proposta será possível dar prosseguimento à concorrência pública que escolherá a empresa que vai operar definitivamente no lugar da TCS (Transporte Coletivo de Sorocaba).

Apesar do projeto constar a alteração, Lippi ainda deixa outras possibilidades de pagamento. A proposta chega a manter o pagamento por quilômetro rodado.

O prefeito explica que desta maneira ampliam-se as opções de remuneração das empresas, permitindo escolher aquele que melhor se adequar ao sistema de Sorocaba. O atual sistema está em vigor a 20 anos.


TCS está 100% fora do sistema
Desde o dia 8 a empresa TCS (Transporte Coletivo de Sorocaba) não opera mais nenhuma linha de ônibus na cidade. Quatro empresas foram contratadas emergencialmente para fazer o serviço até que seja realizada a concorrência pública pela prefeitura.

De acordo com o diretor da Urbes – Trânsito e Transporte, Renato Gianolla, são 183 veículos, distribuídos entre as empresas contratadas. “A Rosa opera com 47 veículos; a São João com 44; a Reunidas com 46 e a Jundiá também com 46”, disse.

A empresa TCS sofreu intervenção administração municipal em julho de 2008. A medida foi motivada por dívidas trabalhistas e com credores que colocavam em risco a operacionalização do sistema.

Na Câmara foi formada uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar possíveis irregularidades na intervenção.

Nenhum comentário: